Fibra de vidro sobre chapeamento de balsa

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Fibra de vidro sobre chapeamento de balsa

Mensagem por Morellif1 »

Bom dia pessoal,
gostaria de saber como se faz pra colocar umas camadas de fibra de vidro sobre o aviao ja pronto e chapeado com balsa. Obviament o precesso eh diferente de quando feito por cima do plug pois apenas a parte interna do mesmo fica lisa.
Alguem ja fez isso? Acrescenta muito peso?
obrigado
Manoel Pereira
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Jun 12, 2012 1:57 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Manoel Pereira »

afinal qual a ideia, para cobrir uma aeromodelo, já pronto, de fibra de vidro?
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

bom, eu estou terminando um modelo que fize chapiei ele com balsa, ai pra deixar mais resistente, eu queria passar uma camada fina de fibra de vidro por cima do chapeamento
Manoel Pereira
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Ter Jun 12, 2012 1:57 am
Localização: Formiga - MG

Mensagem por Manoel Pereira »

você estará agregando peso em seu aero. Quanto a resistência, a balsa já faz este trabalho. Quanto mais leve melhor. não estamos falando em lenha...
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

Apesar de também achar desnecessário...

Se quiser usa o tecido que chamam de "véu de noiva" é uma fibra bem fina, são 35gr por m² + peso da resina.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Entendi, talvez seja desnecessário mesmo, mas eh pq estou terminando um aero no qual dediquei uns 4 meses pra conclui-lo, e caso a chapa de balsa rache, seria muito complicado e chato substituir o pedaço defeituoso.
quanto ao peso, ele esta bem leve, estou usando um motor de um avião que pesa 1,4kg, ate o momento ele não passa dos 750 g e com 1kg teria a mesma carga alar do modelo de 1,4kg, entao estou ''gastando'' esses 250g em reforços.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Neoconker, obrigado pela dica, voce sabe algo a respeito da aplicacao deste material?
silvio1983
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Jun 09, 2013 1:45 pm
Localização: esperantina,piaui

Mensagem por silvio1983 »

estou terminando um e vou colocar fibra de vidro por cima do chapeamento de balsa e depois pintar . ja vi um video de um cara ensinando fazer isto.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

Silvio, poderia me passar o link deste video?
Responder