Receptor R127DF

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:8c6ce8b0d4="ric.caetano"]Marcos, continuando o dilema.
Hoje consegui um colega que disponha de um tx 72MHz funcionando e alguns radios e no final o culpado pareceu ser o receptor e nao o tx.
Com um receptor PCM sintetizado, antena baixada, o conjunto, com meu tx suspeito de pouca potencia, alcacou uma distancia bem superior aos 30m do manual. E' claro que um receptor sintetizado usando modulacao PCM deve ser um equipamento de muito mais sensibilidade que um receptor comum, PPM, a cristal, mas... nao o bastante para dar a impressao de ok a um tx com defeito; ou seria?
Por meia sorte este mesmo colega tinha um rx R127DF tambem com defeito, mas simples o suficiente para eu conseguir faze-lo funcionar (o problema era o regulador de 3V que alimenta a parte rf, facil e simples de consertar, ja que eu tenho um rx igual que serviu de backup).
Bem, para finalizar, fiz a pouco um teste de alcance, antena recolhida, com o tx e o "novo" receptor R127DF - alcance proximo de 30m.
Nao fiz nenhum teste de antena erguida, mas fiquei bastante esperancoso.

Agora restara a grande duvida e gostaria de saber se alguem ja fez, realmente, medidas de potencia de saida destes radios com carga resistiva 50ohms?
Li varios foruns, achei bastante material, o pessoal fala em 500 a 700mW, mas como pode meu tx estar funcionando com 30mW? Onde eu posso estar errando? Um antena telescopica fornecera uma carga de 50ohms em 72MHz?
Vou fazer a partir de amanha medidas mais cuidadosas e publica-las. Talvez alguem tenha alguma ideia ou perceba o que possa estar ocorrendo.[/quote:8c6ce8b0d4]

Receptor PCM sintetizado tem duas características:
1) Oscilador PLL em vez de cristal, mas ambos são igualmente confiáveis, portanto isto não aumenta o alcance;
2) Decodificador PCM (protocolo com correção de erro) em vez de PPM (sem correção), o que permite ignorar falhas de comunicação dentro de sua faixa de alcance, mas não aumenta o alcance.

Portanto se seu transmissor funcionou bem com o receptor de seu amigo e passou no teste de alcance, eu descartaria problemas no transmissor.

Quanto à potência, o limite legal para transmitir em 72MHz é 1W, antena com ganho máximo equivalente a um dipolo de meia onda (2dBi portanto), polarização vertical, instalada no máximo a 10m acima do solo.

Algumas marcas mandam os rádios de fábrica com 1W, mas os Futaba saem com 700mW. Um bom técnico consegue calibrar um rádio como o seu para chegar a 1W.

De acordo com alguns engenheiros com experiência em RF que fizeram testes no exterior (RCgroups e outros sites), entretanto, como os rádios descalibram com o tempo, na média eles ficam entre 300mW e 500mW após algum tempo de uso, se usar indiscriminadamente e nunca calibrar, trocar cristal para um muito longe da frequência original, etc., a potência pode cair até para 200mW. Porém mesmo 120mW ainda seriam suficientes para operar o aeromodelos em condições normais (obviamente, excluindo-se CDI, FPV, etc.).

Agora... 30mW realmente é improvável, você mediu isto como? Não querendo ofender... não seriam 30mA ?

Com relação à antena, apesar da impedância de saída ser de 50 ohms, a antena telescópica não fornece uma carga de 50 ohms em 72Mhz, ela fica fora disto. Para uma carga de 50 ohms teria que ser uma antena dipolo instalada na vertical a pelo menos 4m acima do solo, o que não acontece nunca.

No experimento que a ACpropulsion fez com um aeromodelo com células solares e baterias de lítio que voou por 48hs (SoLong), usaram um rádio comum Hitec para controlar o aeromodelo até 7km de distância, porém o rádio estava instalado dentro de um trailer, com um cabo coaxial e a antena instalada em uma haste no teto, provavelmente bem mais próximo dos 50 ohms e portanto obtendo melhor ROE.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Caetano...
Cuidado que pode estar havendo perda na sua medida.

A medida com carga resistiva deve ser feita com ligação direta na saída de RF desacoplando tudo que estiver depois, até por aproximação.
Eu não faria isso....
A coisa mais sensata a se fazer é enviar seu radio para calibração e ajuste para alguém que tenha instrumentos e parâmetros para ajusta-lo.
Lembra que eu te disse que você precisava de um padrão? Pois é, arumou um e viu que fuçou onde não devia... :P
Você pode fazer um medidor de RF(medidor de intensidade de campo) e usar como padrão o TX de seu amigo, mas a melhor coisa é enviar para calibração.
Com ele você terá ideia da potencia irradiada do radio com a antena estendida e poderá comparar com outro sem interferir no circuito.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Alex, Marcos,

Interesante voce ter tido que, com o tempo, a potencia fica em torno de 300mW.
Hoje eu refiz minha medidas, principalmente por ter percebido que usei uma carga de 50ohms ligada a saida do tx por um par de fios relativamente longos...
Soldei uma resistencia de 50ohms diretamente na placa do tx e medi usando o minimo de ponta possivel.
Resultado: 3,81V rms em cima do resistor, aprox 300mW. Isto e´, no minimo, minha primeira medida de 30mW esta errada pro conta do metodo usado.
As fotos anexas mostram a forma e os resultados obtidos nestas ultima leva de medidas que fiz.
Veja que com a antena como carga obtive 9V rms, o que sugere 1,5W, no minimo, pouco provavel!
Resta a duvida do porque o valor medido sobre o resistor 50ohms e´ tao diferente do obtido com a antena como carga. Nao espero valores exados, mas uma razoavel proximidade seria esperado, porque senao nao faria sentido ajustar a saida para maxima potencia em uma carga de 50ohms.?
Se alguem tiver sugestoes e criticas fiquem a vontade.!

Como disse, nos proximos dias pretendo fazer um teste de alcance real (nao sei como ainda), tx antena estentida e rx a 500m, ou mais!!! Pelo menos para mim, a saga continua!

[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não vou nem comentar o que disse, sobre ter feito a medição usando fios.... a medida tem que ser feita em um medidor com minimas perdas literalmente na boca de saida se a saída não foi projetada para um cabo coaxial, até a trilha pode alterar o valor. Por isso se usa um medidor calibrado.
Precisa ver se não há indutâncias parasitas, se o acoplamento foi feito corretamente e tudo mais.

O erro está no medidor e no processo de medição. Por isso eu disse que deve usar um medidor de campo. E mesmo assim será por comparação.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Pelo jeito nao sei como anexar fotos. Veja este link, eu coloquei as fotos la. http://www.ricardocaetano.xpg.com.br/prototipos_finalizados/futaba_7cap/futaba_7cap.html
Neste ponto eu estou mais tentando responder algumas duvidas particulares do que resolver a questao de alcance do conjunto. Parece que o receptor "novo" resolveu esta questao.
Basicamente eu estou aproveitando que esta tudo aberto e levantando circuito, sinais, etc,etc.
Minha maior duvida agora e´ se ajusto o tx para maximo sinal em 50ohms, ou sobre a antena como carga. Parece-me que o correto seria ajustar para maxima intensidade de campo a x metros, mas ai, realmente eu nao tenho um medidor de intensidade de campo. Existem diversas sugestoes na web, vou pensar a respeito!
Sugestoes?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O problema é: Usando um medidor fazer a saída saturar e gerar ruido que vai ser confundido com sinal.
Você precisa de um medidor calibrado na banda de 72Mhz e no canal escolhido... e tem um.
O receptor.

Vou deixar você pensar, a solução eu sei a décadas mas não coloco nada na boca... vai ter que caçar seu alimento chefe.

:twisted:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Eu iniciei este topico a alguns meses atraz buscando informacoes e dicas mais técnicas sobre o rádio 7CAP e o receptor R127DF; em resumo, tinha nas mãos um conjunto com problemas de alcance...
Bem, parei de postar e responder por mais dúvidas pelo simples fato de que às vezes outras obrigações clamam por nossa atenção. Não dá para ficar no hobby 100% do su tempo (que pena a gente às vezes ter que trabalhar, até para poder mander-se no hobby).
Outro motivo é que a questão ficou mais difícil para mim do que eu esperava e precisei de tempo para estudar e avaliar resultados.
Para finalizar, consegui ajustar o conjunto e obter o desejado alcance de 500m (no chão).
Minhas conclusões, para torná-las públicas, podem ser vistas em:

Para o 7CAP: http://www.ricardocaetano.xpg.com.br/juntando_tudo/equipamentos_comerciais/transmissor_7cap/transmissor_7cap.html

Para o R127DF:
http://www.ricardocaetano.xpg.com.br/juntando_tudo/equipamentos_comerciais/receptor_r127df/receptor_r127df.html

Como sempre, devem haver muitos erros de avaliação, e para mim o assunto, apesar de relativamente desatualizado por conta dos 2,4GHz, não esta encerrrado.
Agradeço aqueles com interagiram comigo neste tópico, e aqueles que por ventura venham fazê-lo com sugestões e criticas bem intencionadas.
Responder