Circuito de carga variável para teste de baterias.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
cuka
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Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
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Mensagem por cuka »

Poulps,

Muito lega seu circuito.

Obrigado pela ajuda.
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Poulps
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Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
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Mensagem por Poulps »

Disponha.
Apenas explicando melhor algumas particularidades do circuito, ao olhar o esquema elétrico perceberá que existem duas fontes de energia no circuito.
Uma das fontes de energia é uma fonte regulada de 5V que irá fornecer energia para os transistores de potência poderem funcionarem de acordo com o valor ajustado no potenciometro. A outra é a sua fonte ou bateria em teste.
No layout você verá uma série de resistências de potencia. Para fazer a resistência de 0.2Ohms indicada nos cálculos com a potencia necessária para suportar um teste mais longo , distribuí a potência em cima de diversos resistores de 5W e 10W associados em série e paralelo até dar 0.2 Ohm e uns 100W na soma total.
OS transistores de potencia 2N3055 foram ligados pino a pino em paralelo e montados sobre um bom dissipador de calor com vetilação forçada. Acredita em mim, esse dissipador frita de quente ! Se a temperatura do transistor sobe demais ele passa a ficar instável e a suportar menos corrente , queimando se mantiver a condição de calor extremo.

Adicionei na caixa um amperímetro conectado em série com o coletor do transistor de potência e com um voltímetro ligado em paralelo a carga.

O transistor darlington que faz o drive do transistor de potência também deve ser montado em um dissipador de calor.

É isso. Boa diversão nos seus testes!
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
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