[Montagem] Octocopter com APM 2.5, Remzibi´s OSD e GPS

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Esta claro, eu juro que nao entendo porque esse pessoal nao faz as coisas Simples.

Se o barometro é sensivel, ja vende protegido.
Se a placa é muito "delicada" com variaçoes de energia, coloca um transformador (ex. Esse APM power module) build in.

vai entender.... mas esta claro.

grato pela informação.

Abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Robert

Por ser um projeto open source acredito eu que muita gente vai dando pitaco, encontrando erros assim o equipamento vai sendo desenvolvido.

Outro problema e a interferência que atrapalha o magnetrômetro. na versão 2.6 o mesmo fica junto com o GPS.

Existe a opção na 2.5 de colocar este sensor externo, porem não vi como cancelar o da placa.

Acredito que a solução oficinal da APM para a sensibilidade da luz e pressão é a instalação do CASE com a espuminha, mais também não e nada de outro mundo utilizar fita adesiva com algodão ou colcoar tudo dentro de um case preto.

Em relação a alimentação com o Power Module, vi que o mesmo serve para medir corrente, voltagem e alimentar a placa.

Comprei apenas o sensor de voltagem e corrente da RC timer, não atentei que este PM se tratava de outro equipamento. Ainda estou em duvida se este sensor
alimenta a placa.


Farei os testes quando o correio resolver voltar a movimentar minhas mercadorias.

:)
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

[quote:0b3bbc013c="rmedeiros"]

Existe a opção na 2.5 de colocar este sensor externo, porem não vi como cancelar o da placa.
[/quote:0b3bbc013c]

Para isso basta cortar uma ou duas trilhas na placa. Bem simples.


[quote:0b3bbc013c="rmedeiros"]

Acredito que a solução oficinal da APM para a sensibilidade da luz e pressão é a instalação do CASE com a espuminha, mais também não e nada de outro mundo utilizar fita adesiva com algodão ou colcoar tudo dentro de um case preto.

[/quote:0b3bbc013c]

Com relação a sensibilidade das rajadas de vento, basta colocar o case, ou uma espuma ou algodão, preso com cola quente, velcro, etc. Muito simples de resolver também.




[quote:0b3bbc013c="rmedeiros"]

Em relação a alimentação com o Power Module, vi que o mesmo serve para medir corrente, voltagem e alimentar a placa.

Comprei apenas o sensor de voltagem e corrente da RC timer, não atentei que este PM se tratava de outro equipamento. Ainda estou em duvida se este sensor
alimenta a placa.
[/quote:0b3bbc013c]

O Power Module alimenta a placa também, mas não gostei muito dele. Não tem cara confiável. Uso o modulo de corrente e tensão e um UBEC de qualidade. Fica 100%.
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

rmedeiros,

ficou claro, foi só desabafo.

Diego,

eu nao achei essa intervenção de corte de trilhas, voce tem um detalhe disto? e qual componente colocar no lugar.

e com relação ao modulo de corrente citado por voce, qual seria ? pode passar o modelo ?

ai fica facil para pessoas leigas como eu.

Abs
Robert
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Robertb,

Nesse link você pode tirar suas dúvidas quanto a instalação do compass externo.
alias nesse link você terá muitas informações sobre a APM2.5 e Arducopter.

http://copter.ardupilot.com/wiki/common-external-magnetometer-for-improved-performance/
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

muito grato.

vou ler com calma.


Abs
Robert
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Pessoal,

acho que o cancelamento do Magnetrometro na 2.5.2 nao precisa cortar nada, é feito via jumper.

""...- Added “Magnetometer Jumper” that allows you to disable the on-board magnetometer, so you can attach an external one.

Outra coisa que li, é o tipo de sonar a ser usado, segundo alguns posts o famoso HC-SR04 nao serve.

"....The APM 2.5 is NOT compatible with the cheap HC-SR04 ultrasonic..."

Realmente placa bastante interessante, da para escrever uma tese de mestrado sobre ela. :) :) :)

abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Este e o melhor tutorial sobre a APM 2.5

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1897295

Fala deste a instalaçã, soldagem e proteção do barometro
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

rmederios,

realmente muito bom esse tutorial, resolveu minhas duvidas.

só tem um porem, o pessoal aqui do forum que tem essa placa fez a substituição do on-board magnetometer pelo externo ou nao ?

pergunto, pois se nao for tão relevante vou deixar assim.

abs
jvictorfc
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 9:11 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por jvictorfc »

Vou dar minha contribuição no forum pois estou usando uma arduflyer 2.5 há aproximadamente 4 meses e tenho tido muitas alegrias com ela, caso seja possivel colocar a placa longe da placa de distribuição e talvez da bateria nao será necessario usar compasso externo, existe através do acesso texto a placa uma forma de medir as interferencias e ver se estão em nivel aceitavel, seria no caso usando o utilitário compassmot que roda de dentro da placa. Quanto ao powermodule, comprei o meu e ainda nao recebi, mais fica a dica, é muito importante tê-lo pois ele passa dados importantes para o log e osd caso use, corrente, tensao e ainda é usado para alimentar a placa não necessitando de usar o bec do esc ou esc externo.

Na versao 2.5 apm e arduflyer para desativar o compasso é necessario romper uma trilha que vem até com os pontos para resoldagem caso queira voltar a usar o compasso interno. Pelo que o colega falou, na versao 2.5.2(arduflyer) existe um jumper para desativar, o que é maravilhoso.

A placa arduflyer(rctimer) cabe dentro do case da 3dr entretanto o não é possivel fechar o case com os parafusos que ficam curtos, eu colei o meu case com CA pois tentei usar fita e ele desprendeu algumas vezes, se precisar eu uso descola ca. no meu caso usando o case que ja vem com esponja, nao tive problemas com o vento nem luminosidade.

Um detalhe para atentar é: usar algum material para colocar a placa em cima visando diminuir a vibração que é essencial para o bom funcionamento do alt hold e do loiter, caso contrario o multi irá ficar oscilando muito altura até váarios metros e so funcionará bem no modo estabilizado.Ps: existe como analisar o log para ver se as vibrações estão aceitaveis.

Dica: Se dinheiro nao for problema, eu indico adquirir o gps com compasso da 3dr, é 2 em 1, vem com proteção, so o preço que não é muito bom e o fato do unico frete oferecido pela loja ser o via fedex.

Link para compra do power module: http://www.aliexpress.com/item/APM2-5-AttoPilot-Voltage-Current-Sense-Breakout-90A-APM-Power-Module-free-shipping/1343881522.html

Apenas para informação, a placa arduflyer(alguns amigos chamaram apm 2.5.2) é uma cópia da placa APM 2.5 fabricada pela 3drobotics com algumas mudanças no hardware, não podemos dizer que é uma falsificação pois o projeto da placa é openhardware, logo então qualquer um pode fazer a sua. Existem algumas criticas na internet quanto a esse respeito mais eu acho tudo bobeira, a placa que eu uso é a arduflyer 2.5 e tem funcionado excelentemente bem. Tive apenas um crash que até agora nao descobri o motivo, estava voando em missao e de uma hora para outra o modelo caiu de 15 metros e foi direto para o chão, estou com todos os logs em mãos e pode ser que algum dia eu venha a tentar achar a causa que pode ter sido perca de sinal(não sei se poderia causar isso no modo auto)

Para finalizar, o que gostei mais dessa placa é a possibilidade que ela da de analise dos logs, através deles é possível descobrir quase tudo que acontece e possa ter levado a uma queda.

qualquer dúvida estou a disposicao.
Responder