Ligar uma lipo 2s na CDI do EVO 10cc... qual a lipo correta?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
lucianosoares
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 3:07 pm
Localização: Macaé-RJ

Ligar uma lipo 2s na CDI do EVO 10cc... qual a lipo correta?

Mensagem por lucianosoares »

Pessoal,

Participando do topico do motor Evolution 10cc, postei um problema que ocorreu comigo esse fim de semana, e um colega me respondeu que o causador do apagão do motor foi eu usar uma bateria life 6.6v 1100mah, pois a CDI corta a corrente quando chega a 6.3v em uma rotação de 10000rpm. Segundo ele, pesquisou nos forums gringos e a solução é colocar uma lipo de 2s entre 1500mah que chega a 8.4v (suportado pela CDI segundo manual do fabricante) que mesmo estando em 50% de carga, fica mais que 6.3v do limite do corte do CDI, mas minha dúvida é em relação a quantos mah pode ser esta bateria e quantos C de descarga? Abaixo vou colocar uns dados do manual do evo 10cc.

Connecting the Electronic Ignition
The Evolution Electronic Ignition Assembly is designed and engineered specifically for the small block engine series. It is smaller and lighter so it fits into tighter spaces of the airplanes the engines are designed to power. [b:4c39c499cf]The battery voltage required is between 4.8v (4-cell Ni-MH pack) and 8.4V (2S Li-Po battery) and no voltage regulators are needed with any of these batteries.[/b:4c39c499cf] We recommend a 2S Li-Fe battery (such as the Team Orion® Avionics Li-Fe Receiver Pack 1300mAh 6.6V (ORI60503)) and we have done extensive testing with these packs. [b:4c39c499cf]The maximum amp draw at full throttle is 450mAh, and our more typical average has been between 250–300mAh.[/b:4c39c499cf]

Note que em negrito eu destaquei onde diz que suporta entre 4.8v a 8.4v (2s lipo) e diz que não precisa de regulador de voltagem (UBEC), mas minha dúvida é que quando uma bateria está com sua carga no maximo ela ultrapassa esse valor de 8.4v!! isso não queimaria a CDI (mesmo o manual dizendo que não)????? (desculpem, mas sou muito desconfiado!!)

outra coisa é em relação ao consumo que em negrito diz que na aceleração maxima se consome 450mah sendo que normalmente fica entre 250 a 300mah, minha dúvida aqui em questão de quantos C deve ser essa descarga da bateria? Um colega aqui do forum tem uma pra vender uma com 2100mah e 6C de descarga, é o suficiente?
Quem puder ajudar com minha duvida fico grato.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Ligar uma lipo 2s na CDI do EVO 10cc... qual a lipo corr

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:7b4908b247="lucianosoares"]
Note que em negrito eu destaquei onde diz que suporta entre 4.8v a 8.4v (2s lipo) e diz que não precisa de regulador de voltagem (UBEC), [b:7b4908b247]mas minha dúvida é que quando uma bateria está com sua carga no maximo ela ultrapassa esse valor de 8.4v!! [/b:7b4908b247]isso não queimaria a CDI (mesmo o manual dizendo que não)????? (desculpem, mas sou muito desconfiado!!)

outra coisa é em relação ao consumo que em negrito diz que na aceleração maxima se consome 450mah sendo que normalmente fica entre 250 a 300mah, minha dúvida aqui em questão de quantos C deve ser essa descarga da bateria? Um colega aqui do forum tem uma pra vender uma com 2100mah e 6C de descarga, é o suficiente?
Quem puder ajudar com minha duvida fico grato.[/quote:7b4908b247]

Colega, uma LiPo 2S com 100% de carga NUNCA ultrapassa 8,4V, se o fizer esta estragada, bichada e deve ser descartada...
É assim, cada célula de uma lipo "acrescenta" 4,2V, ou seja:
1 célula = 4,2v
2 Células= 8,4V
3 células= 12,6V
e assim segue até o número de células q vc vai usar SEMPRE ASSIM !!!

Sobre a taxa de descarga, eu uso lipos nos meus aeros, sejam elétricos sejam a gasolina com no mínimo 20C de DESCARGA...até pq, normalmente estamos falando de baterias chinesas, que MENTEM sobre a capacidade REAL das suas baterias...

Se esta é 6C de DESCARGA , deve ser p uso em algum rádio, 6C de descarga é muito pouco, EU, não usaria...
Pode ser q 6C seja a taxa de carga, que é o que andam informando nas lipos novas...se for chinesa, eu acreditaria no máximo em 1/3 da taxa informada...mas, esta é uma opinião pessoal minha.

Eduardo Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
lucianosoares
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 3:07 pm
Localização: Macaé-RJ

Re: Ligar uma lipo 2s na CDI do EVO 10cc... qual a lipo corr

Mensagem por lucianosoares »

[quote:05b813e124="Eduardo Marocco"][quote:05b813e124="lucianosoares"]
Note que em negrito eu destaquei onde diz que suporta entre 4.8v a 8.4v (2s lipo) e diz que não precisa de regulador de voltagem (UBEC), [b:05b813e124]mas minha dúvida é que quando uma bateria está com sua carga no maximo ela ultrapassa esse valor de 8.4v!! [/b:05b813e124]isso não queimaria a CDI (mesmo o manual dizendo que não)????? (desculpem, mas sou muito desconfiado!!)

outra coisa é em relação ao consumo que em negrito diz que na aceleração maxima se consome 450mah sendo que normalmente fica entre 250 a 300mah, minha dúvida aqui em questão de quantos C deve ser essa descarga da bateria? Um colega aqui do forum tem uma pra vender uma com 2100mah e 6C de descarga, é o suficiente?
Quem puder ajudar com minha duvida fico grato.[/quote:05b813e124]

Colega, uma LiPo 2S com 100% de carga NUNCA ultrapassa 8,4V, se o fizer esta estragada, bichada e deve ser descartada...
É assim, cada célula de uma lipo "acrescenta" 4,2V, ou seja:
1 célula = 4,2v
2 Células= 8,4V
3 células= 12,6V
e assim segue até o número de células q vc vai usar SEMPRE ASSIM !!!

Sobre a taxa de descarga, eu uso lipos nos meus aeros, sejam elétricos sejam a gasolina com no mínimo 20C de DESCARGA...até pq, normalmente estamos falando de baterias chinesas, que MENTEM sobre a capacidade REAL das suas baterias...

Se esta é 6C de DESCARGA , deve ser p uso em algum rádio, 6C de descarga é muito pouco, EU, não usaria...
Pode ser q 6C seja a taxa de carga, que é o que andam informando nas lipos novas...se for chinesa, eu acreditaria no máximo em 1/3 da taxa informada...mas, esta é uma opinião pessoal minha.

Eduardo Marocco.[/quote:05b813e124]

Valeu Marocco pelo esclarecimento.
Realmente com lipo eu não tenho experiencia, só fiquei com receio pois a life de 2s 6.6v quando carregada no maximo chega a 7.2v (pelo menos no meu carregador imax b6) e pensei que isso também ocorria com as lipo´s.
Vou comprar uma então de no minimo 20c pra ficar na paz!
obrigado.
Responder