Vectus Racer - Voou!
- charles_pereira
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Olá pessoal!
Hoje terminei de fazer o molde da cauda.
Está curando e amanhã vou saber se deu certo.
Dessa vez, usei um método diferente.
Ao invés de dividir o plug bem ao meio, o que é bem trabalhoso, eu tentei algo diferente.
Simplesmente apoiei o plug sobre uma chapa de MDF e isolei os cantos com massa. Depois fiz a laminação. Espero que funcione.
As duas metades do molde vão ficar bem diferentes, mas as duas vão mostrar bem o formato da cauda e quando as duas metades foram unidas, não vai fazer diferença alguma.
Depois eu posto aqui o resultado!
Hoje terminei de fazer o molde da cauda.
Está curando e amanhã vou saber se deu certo.
Dessa vez, usei um método diferente.
Ao invés de dividir o plug bem ao meio, o que é bem trabalhoso, eu tentei algo diferente.
Simplesmente apoiei o plug sobre uma chapa de MDF e isolei os cantos com massa. Depois fiz a laminação. Espero que funcione.
As duas metades do molde vão ficar bem diferentes, mas as duas vão mostrar bem o formato da cauda e quando as duas metades foram unidas, não vai fazer diferença alguma.
Depois eu posto aqui o resultado!
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- charles_pereira
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O molde da cauda ficou pronto!
O primeiro quebrei por acidente e isso atrasou muito a construção.
Dessa vez usei um método um pouco diferente. Apoiei o plug sobre uma superfície de MDF e isolei os cantos com massa. Assim, um lado ficou em baixo relevo e no outro lado ficou o encaixe em alto relevo. O método tradicional é encaixar o plug na mesa dividido bem ao meio.
Na parte de trás das metades do molde, encaixei conectores T de plástico e as mangueiras para o vácuo. Dessa forma facilita bastante fazer o isolamento da face do molde para o vácuo. Vou mostrar isso durante a laminação.
O primeiro quebrei por acidente e isso atrasou muito a construção.
Dessa vez usei um método um pouco diferente. Apoiei o plug sobre uma superfície de MDF e isolei os cantos com massa. Assim, um lado ficou em baixo relevo e no outro lado ficou o encaixe em alto relevo. O método tradicional é encaixar o plug na mesa dividido bem ao meio.
Na parte de trás das metades do molde, encaixei conectores T de plástico e as mangueiras para o vácuo. Dessa forma facilita bastante fazer o isolamento da face do molde para o vácuo. Vou mostrar isso durante a laminação.
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- charles_pereira
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Essa foto mostrar o final do processo de laminação da cauda.
O sanduíche de fibra de vidro e uma lâmina de madeira balsa estão bem pressionados pela pressão atmosférica, já que todo o ar foi sugado.
Uso um plástico comum e silicone para fazer o isolamento. Para que o ar flua bem, uso papel toalha sobre o laminado.
É muito importante que esteja tudo bem isolado para ter um bom vácuo. Isso elimina as bolhas de ar e o excesso de resina sai pelas laterais.
Agora já juntei as duas metades do molde e amanhã vou ver como ficou o resultado.
O sanduíche de fibra de vidro e uma lâmina de madeira balsa estão bem pressionados pela pressão atmosférica, já que todo o ar foi sugado.
Uso um plástico comum e silicone para fazer o isolamento. Para que o ar flua bem, uso papel toalha sobre o laminado.
É muito importante que esteja tudo bem isolado para ter um bom vácuo. Isso elimina as bolhas de ar e o excesso de resina sai pelas laterais.
Agora já juntei as duas metades do molde e amanhã vou ver como ficou o resultado.
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- charles_pereira
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Olá pessoal!
A laminação deu certo e a cauda ficou muito forte.
Na próxima vou até reduzir um pouco o material pois não precisa ficar tão forte assim.
Dei uma demão de fundo e já lixei.
Está pronta para cortar os profundores e pintar.
Amanhã tenho folga e devo conseguir colá-la na fuselagem.
Em poucos dias o Vectus estará pronto para o voo.
A laminação deu certo e a cauda ficou muito forte.
Na próxima vou até reduzir um pouco o material pois não precisa ficar tão forte assim.
Dei uma demão de fundo e já lixei.
Está pronta para cortar os profundores e pintar.
Amanhã tenho folga e devo conseguir colá-la na fuselagem.
Em poucos dias o Vectus estará pronto para o voo.
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- charles_pereira
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- charles_pereira
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- Alex- Recife
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- biribico
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Charles,
Primeiramente parabéns pelo trabalho! Como esperado de você, mais uma obra de arte! Acompanho seus trabalhos desde o ximango e seu capricho sempre me fascinou. Com o vectus não foi diferente!
Não consegui entender muito bem como você fez com os pontos de emenda. Vi que na fuselagem você foi com a fibra de carbono e reforçou as emenda para que estas não virem pontos acumuladores de tensão e venham a quebrar. Entretanto não entendi como você fez com a asa. Esta não tem acesso nenhum para que isso seja feito. Se puder me explicar melhor ficaria grato. A algum tempo venho pesquisando sobre laminação.
Se puder colocar a lista de materiais que você usou na construção do aero e do molde com as porções de cada um, seria ótimo.
Muito obrigado e mais uma vez PARABÉNS!
Bryan
Primeiramente parabéns pelo trabalho! Como esperado de você, mais uma obra de arte! Acompanho seus trabalhos desde o ximango e seu capricho sempre me fascinou. Com o vectus não foi diferente!
Não consegui entender muito bem como você fez com os pontos de emenda. Vi que na fuselagem você foi com a fibra de carbono e reforçou as emenda para que estas não virem pontos acumuladores de tensão e venham a quebrar. Entretanto não entendi como você fez com a asa. Esta não tem acesso nenhum para que isso seja feito. Se puder me explicar melhor ficaria grato. A algum tempo venho pesquisando sobre laminação.
Se puder colocar a lista de materiais que você usou na construção do aero e do molde com as porções de cada um, seria ótimo.
Muito obrigado e mais uma vez PARABÉNS!
Bryan
Charles, não sei da sua experiência de vôo e nem com as cores do atual vectus, mas acredito que azul/verde vai confundir um pouco quando estiver voando. Na minha opinião, são cores muito parecidas e que, com o distanciamento vão dificultar a orientação da posição do aeromodelo no espaço.
Disney
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
- Gabrielghas
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