Soldando Depron, sem cola

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 960
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

Nesta cola é necessário acetona pura, com essas de farmácia não vai funcionar... rsrsrsrsrs


Obs: Cola para isopor e feita a base de água, mas se você quiser experimentar algo não esqueça de nos contar os resultados...
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:d050937d07="PorcoMaster"]O tio vou comprar 2 litros de acetona, nem sabia que éra tão versatil , poxa gostaria de pedir para algum moderador mover tal tópico para a seção de duvida de contrução para ficar visivel , 2 anos que foi criado e não teve visibilidade,

Pedido : Papo de modelista ----> dúvidas sobre contruções

Só para o tópico ficar visivel, imagina só que delicia, a solda do material é melhor que qualquer cola


Condor2: brincadeiras a parte assim que fizer o teste nos avisa para ver como fica ... , e quais precauções voce utiliza/utilizou para não parar no hospital com um dedo colado na madeira ou intoxicado com tóxicos :p.... Não sou quimico e tenho um certo medo com o meio quimico, mas estou louco para testar essas colas :p...

E se der nos de o tempo de cura de cada cola , e a resistencia que voce tenha percebido...

Editado 1: Condor2 , pelo que eu saiba o isopor derrete com a acetona a ideia da solda é usar esta caracteristica , será que se fizermos uma cola baseada em acetona não vai derreter o isopor/depron/foam ?[/quote:d050937d07]


Claro que não a usarei no isopor ou depron né nhônho.

Tenho que achar acetona e um vidro com a abertura estreita para não evaporar.

Pretendo não cheirar isso aí, senão .....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:3ab54f6c46="Wesley_Sniper"]Nesta cola é necessário acetona pura, com essas de farmácia não vai funcionar... rsrsrsrsrs


Obs: Cola para isopor e feita a base de água, mas se você quiser experimentar algo não esqueça de nos contar os resultados...[/quote:3ab54f6c46]


Sempre pensei que as colas de isopor fosse álcool a base.
Tem certeza do que disse?




[quote:3ab54f6c46="CONDOR 2"]

Claro que não a usarei no isopor ou depron né nhônho.

Tenho que achar acetona e um vidro com a abertura estreita para não evaporar.

Pretendo não cheirar isso aí, senão .....[/quote:3ab54f6c46]


Acetona pura você consegue em lojas que trabalham com fibra de vidro, pois é o diluente usado para limpar a resina do equipamento.
Eu uso a acetona para limpar os rolos de alumínio e deixá-los lipos para o próximo uso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Acabei de perder duas colas tão faceis de fazer:( , ia comprar no mercado quando vi que era solução de acetona entào desisti, legal o tópico estar tomando forma, podemos aprender muito com os experientes aqui :p

Condor2 : mesmo não sendo muito util para min no momento, coloca os resultados da cola... Mesmo sendo agressivo para o isopor talvez essa cola sirva... Imagina se o uso agressivo não for muito forte pode ser que melhore a solução primaria aqui postada , ele derreteria o isopor causando a "solda" mais a cola, isso com talvez, a desnecessidade( espero que a palavra exista :p) de utilizar mascaras na segunda parte do processo

Abraços
kleberrios
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

Já fiz essa cola, o problema é que demora bem a secar e vai furando o isopor, pois é a base de acetona, e acetona pura esta um problema conseguir pois é controlada. E falar em cola, a cascola lançou uma cola de contato a base dágua, sem cheiro, não me pergunte como conseguiram dissolver cola de contato com água, nunca pensei que fosse ver isso, sujou o pincel é só lavar, como não sou bobo estou usando ela mais dissolvida com água e aplicando num pulverizador... bem mais barato que a 3M spray, mas é só para área grande. O melhor mesmo é usa-la com uma esponjinha e ir espalhando-a... http://www.henkel.com.br/aplicacoes-2979.htm?countryCode=br&BU=cons_crafts&parentredDotUID=000000QURR,000000QUS7,000000QUSJ,000000QUSL&redDotUID=000000QUW5
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:4827157d0e="kleberrios"]Já fiz essa cola, o problema é que demora bem a secar e vai furando o isopor, pois é a base de acetona, e acetona pura esta um problema conseguir pois é controlada. E falar em cola, a cascola lançou uma cola de contato a base dágua, sem cheiro, não me pergunte como conseguiram dissolver cola de contato com água, nunca pensei que fosse ver isso, sujou o pincel é só lavar, como não sou bobo estou usando ela mais dissolvida com água e aplicando num pulverizador... bem mais barato que a 3M spray, mas é só para área grande. O melhor mesmo é usa-la com uma esponjinha e ir espalhando-a...[/quote:4827157d0e]


Então nem vou perder tempo.

O Laercio nos passou o processo de colar depron com CA.

Já fiz e deu resultado, umedecer as superfícies com agua para retardar o endurecimento e consequentemente não atacar o depron ou isopor.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
kleberrios
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:c63cd79abc="CONDOR 2"][quote:c63cd79abc="kleberrios"]Já fiz essa cola, o problema é que demora bem a secar e vai furando o isopor, pois é a base de acetona, e acetona pura esta um problema conseguir pois é controlada. E falar em cola, a cascola lançou uma cola de contato a base dágua, sem cheiro, não me pergunte como conseguiram dissolver cola de contato com água, nunca pensei que fosse ver isso, sujou o pincel é só lavar, como não sou bobo estou usando ela mais dissolvida com água e aplicando num pulverizador... bem mais barato que a 3M spray, mas é só para área grande. O melhor mesmo é usa-la com uma esponjinha e ir espalhando-a...[/quote:c63cd79abc]


Então nem vou perder tempo.

O Laercio nos passou o processo de colar depron com CA.

Já fiz e deu resultado, umedecer as superfícies com agua para retardar o endurecimento e consequentemente não atacar o depron ou isopor.[/quote:c63cd79abc]

Interessante vou tentar. O segredo das colas que não atacam o isopor é a alta velocidade de evaporar. Comprei dois galões de solvente da UNA para ver se fazia uma engenharia reversa e até agora não descobri que solvente ligeiro é esse. Você molha o dedo nela e quando olha não tem mais nada, por isso não ataca o isopor, quem sabe dissolver ca com esse solvente não a tornaria boa para não atacar o isopor?.. o danado do solvente evapora mais rápido que éter :shock:
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

[quote:726dfb9d3e="kleberrios"]Já fiz essa cola, o problema é que demora bem a secar e vai furando o isopor, pois é a base de acetona, e acetona pura esta um problema conseguir pois é controlada. E falar em cola, a cascola lançou uma cola de contato a base dágua, sem cheiro, não me pergunte como conseguiram dissolver cola de contato com água, nunca pensei que fosse ver isso, sujou o pincel é só lavar, como não sou bobo estou usando ela mais dissolvida com água e aplicando num pulverizador... bem mais barato que a 3M spray, mas é só para área grande. O melhor mesmo é usa-la com uma esponjinha e ir espalhando-a... http://www.henkel.com.br/aplicacoes-2979.htm?countryCode=br&BU=cons_crafts&parentredDotUID=000000QURR,000000QUS7,000000QUSJ,000000QUSL&redDotUID=000000QUW5[/quote:726dfb9d3e]

Quando voce diz ja fiz essa cola voce fala da fusao ou da cola a base mesmo , e quais cuidados voce se refere quando diz que tem que usar mascara e fazer num lugar bem ventilado, eu poderia fazer na varanda do meu apartamento com uma mascara de papel ? , muito obrigado desde

CONDOR2: quando voce fala de CA voce se refere a cascola a base de agua ? ... Aonde eu encontro essa cola

Estou passando raiva com cola de isopor aqui :( ... Deixei secar de 10-20 minutos em cada superficie antes de colar mas não esta colando direito :(

Muito obrigado amigos
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d2196f4ae1="PorcoMaster"]

Quando voce diz ja fiz essa cola voce fala da fusao ou da cola a base mesmo , e quais cuidados voce se refere quando diz que tem que usar mascara e fazer num lugar bem ventilado, eu poderia fazer na varanda do meu apartamento com uma mascara de papel ? , muito obrigado desde

CONDOR2: quando voce fala de CA voce se refere a cascola a base de agua ? ... Aonde eu encontro essa cola

Estou passando raiva com cola de isopor aqui :( ... Deixei secar de 10-20 minutos em cada superficie antes de colar mas não esta colando direito :(

Muito obrigado amigos[/quote:d2196f4ae1]

Cola CA é a cola super bonder, o CA é a abreviação de CianoAcrilato que é a base da cola.
Sobre a cola de isopor, está deixando tempo demais para secar antes de unir as partes e deve passar pouca cola, não em excesso, esperar algo em torno de 5 minutos e unir as partes.
Deve também usar alfinetes ou fita crepe para manter as peças unidas enquanto a cola termina de secar para evitar que prejudique a ancoragem da cola.
Deve espalhar bem a cola na superfície que será colada, pois somente largar a cola por cima, não ajuda muito.
Não tenha pressa em construir um aeromodelo, pois quanto mais rápido o fizer, mais propenso a falhas ele será.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Caguei mais uma vez... Ja tirei toda a cola quente e errei ao colocar a cola de isopor eu vi no forum cerca de 10-15 min... :(... Mas realmente exagerei na cola e não espalhei ... Ja coloquei alicates com elastico , livros com peso em cima , e por ultimo coloquei fitas crepe e fitas pretas de isolamento eletrico , será que vale a pena tirar a cola e recomeçar a ultima parte que esta sobre pressão e não cola , como devo proceder para retirar a cola ?

Para colar com superbonder é umedecer a superfice essa é a ideia, mas a cola superbonder é cara , ou a quantidade é tão pequena que não faz diferença
Responder