[quote:a084507302="Alvaro Sala"][quote:a084507302="betocastrucci"]Nariz com DPR (solta a hélice embandeirada pelo timer) mas com passo fixo:[/quote:a084507302]
Não compreendi essa parte... Quer dizer, embandeirar a hélice, pra mim, significa alterar o passo. Descreva mais ese mecanismo.[/quote:a084507302]
Passo variável significa que o passo vai mudando de acordo com o torque da borracha, quanto mais torque maior o passo. A idéia é "segurar" a mecha para aproveitar melhor o momento de maior potência. A alteração do passo é continua, sem degraus.
Embandeirar a hélice significa deixá-la com o menor arrasto possível para o modelo, ou seja, alinhada com a asa. Para tanto, faz-se necessário alterar o passo da hélice, mas somente em duas posições: voo e bandeira. A idéia aqui é ganhar alguns metros no lançamento, além de soltar a hélice com o modelo já com alguma velocidade e também facilitar e muito o manuseio da hélice no lançamento.
Existem narizes que possuem as duas características combinadas, ou somente uma das duas, que é o caso do nariz do #55, o passo em voo é fixo (mas regulável em solo) e as pás giram para o lançamento.
Reforma do Wakefield Atropelado
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Voltando a mexer no #55, resolvi trocar o timer mecânico que já tinha apresentado vários problemas por um timer eletrônico. Como imaginei, bastou tirar o mecanismo de mola e engrenagens e colocar um servo no local, aproveitando os gatilhos e linkagens já existentes. E de quebra ficou mais leve.
Timer mecânico:
[img:3a766954be]http://lh4.googleusercontent.com/-2cxjt07pbYc/UN9bcv2IMKI/AAAAAAAAAx4/cl19w7nTxJY/w768-h422-no/%252355_19.jpg[/img:3a766954be]
Disco de plástico acionado pelo servo:
[img:3a766954be]http://lh3.googleusercontent.com/-LK3tnKvxyjA/Uoospi9cZyI/AAAAAAAABEY/IUAAlIYvUJ0/w948-h576-no/%252355_21.jpg[/img:3a766954be]
Única alteração no modelo foi o rasgo para o servo. Na foto timer, bateria e botão de acionamento.
[img:3a766954be]http://lh6.googleusercontent.com/-ba3iAnl-FWU/UoospHAg6OI/AAAAAAAABEU/tjcpa-llo68/w845-h375-no/%252355_22.jpg[/img:3a766954be]
Timer mecânico:
[img:3a766954be]http://lh4.googleusercontent.com/-2cxjt07pbYc/UN9bcv2IMKI/AAAAAAAAAx4/cl19w7nTxJY/w768-h422-no/%252355_19.jpg[/img:3a766954be]
Disco de plástico acionado pelo servo:
[img:3a766954be]http://lh3.googleusercontent.com/-LK3tnKvxyjA/Uoospi9cZyI/AAAAAAAABEY/IUAAlIYvUJ0/w948-h576-no/%252355_21.jpg[/img:3a766954be]
Única alteração no modelo foi o rasgo para o servo. Na foto timer, bateria e botão de acionamento.
[img:3a766954be]http://lh6.googleusercontent.com/-ba3iAnl-FWU/UoospHAg6OI/AAAAAAAABEU/tjcpa-llo68/w845-h375-no/%252355_22.jpg[/img:3a766954be]
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Consegui embutir dentro do pilão o timer, a bateria e o botão de acionamento, com um novo espelho onde era o antigo do timer mecânico. Só ficou do lado de fora o receptor para o determalizador, que é opcional. Ficou bem mais limpo e confiável.
[img:541786b1b1]http://lh3.googleusercontent.com/-YI9pAygnDaw/UtMksCTDRoI/AAAAAAAABJw/kqZoApHN_fo/w1043-h463-no/%252355_23.jpg[/img:541786b1b1]
[img:541786b1b1]http://lh5.googleusercontent.com/-g9VvJdVLPac/UtMktA70Q0I/AAAAAAAABJ4/QYPIYFGKhHs/w1044-h443-no/%252355_24.jpg[/img:541786b1b1]
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Levei o #55 para voar em Lost Hills, Califórnia em Fevereiro de 2014, participei de 3 World Cups de F1B, e na última voei exclusivamente com ele. Não fez feio, conseguiu passar dos 4 minutos no primeiro voo e estava maximizando todos os de 3 minutos quando num dos lançamentos o timer apagou por conta do mal contato da bateria, provavelmente por excesso de pó bem fino do deserto nos contatos. Acabou caindo com a hélice ainda rodando e quebrou algumas nervuras da asa que já foram arrumadas.
Em dia de treino em Lost Hills:
[img:00271eb0c0]http://lh6.googleusercontent.com/-8al321fGG3M/UxfOQ77SPTI/AAAAAAAABKc/_zlG6WVpz-4/w865-h577-no/fabfeb_136.JPG[/img:00271eb0c0]
Na famosa prova MaxMen, World Cup FAI (foto de Tony Mathews, Canadá):
[img:00271eb0c0]http://lh3.googleusercontent.com/-LljlehQ-QJg/UxfPdUk6iSI/AAAAAAAABKo/O7DbwgF9HpQ/w433-h577-no/1912087_722637597776971_1139470370_n.jpg[/img:00271eb0c0]
Em dia de treino em Lost Hills:
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Na famosa prova MaxMen, World Cup FAI (foto de Tony Mathews, Canadá):
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