Gee Bee R3 1700mm Ree-ativando a montagem
Gee Bee R3 1700mm Ree-ativando a montagem
Dale, galera do EVOO, beleza?
Vou postar a montagem que estou retomando...Gee Bee R3. Na verdade uma parte já concluída.
O objetivo aqui é compartilhar conhecimentos, opiniões e a experiência que tive com este aero.
Desculpe o longo texto abaixo, mas acho que é legal compartilhar algumas histórias. Ainda mais quando se trata de uma das coisas que mais gostamos... Aeromodelos.
Este projetinho estava parado faz um ano, porém agora consegui um espaço maior para guardar meus aeros e as construções ficaram mais fáceis de terminar... Deu até um ânimo novamente.
Ser aeromodelista e morar em AP...ertamento é complicado... apesar que na minha oficininha de 2x2 já saiu Ultimate 55cc e Edge 540 80cc, telemaster de 2m... sempre limitado no tamanho do quarto kkk se fosse maior que 2m de envergadura, já abandonava a idéia.
Quando entrei para o aeromodelismo, foi um dos primeiros aeros que vi voando no yotube. Tem uns com motor moki 400 que é de babar.
Depois de um longo tempo, aprendendo voar, montar construir, resolvi... vou fazer um Gee Bee.
Pesquisei por um bom tempo, atrás de plantas e nada. É difícil encontrar alguém que disponibilize um projeto como este, seja ele elétrico ou gas.
Encontrei um forum na argentina que mostrava a construção de um Gee Bee R3 55cc em balsa. La o cara disponibilizava algumas imagens em .jpg da planta ele estava trabalhando.
Fazer o que, quem não tem cão, caça com gatos... esta unica planta que encontrei me deu as bases em 2D para fazer as seções necessárias para traçar a forma da fuselagem.
Trabalho faz uns 8 anos com o CATIA V5, um software de engenharia que permite você projetar o que quiser...
Apesar de nâo ter as 3 vistas do aero, peguei a imagem jpg e consegui traçar as seções para gerar as superfícies as tres vistas meia boca, que dariam a forma da fuselagem, asas, trem de pouso, polainas, etc.
Galera... foi complicado, apesar de eu ter uma experiência em modelamento de superfícies em 3D, sem referência das três vistas foi f.... Já fiz projetos complicados como banco de alguns carros, para-choques, painel, mas sem referência, este foi trash!
Mas em fim, depois de uns gatos e remendos, saiu a bagaça!
Depois das superfícies com a forma do aero pronta, chegou a hora que eu precisava definir o tamanho e como eu iria construir o aero.
De balsa eu tive algumas experiências que não foram muito satisfatórias, e fazer a forma do Gee bee em balsa, é coisa de mestre com bastante experiência... coisa que eu não tinha e não tenho. Então, isopor nele...
Eu tinha duas opções de motorização elétrica. Um 3542 1000kv com 4s que ficaria ideal para aeros entre 1000mm a 1300mm de envergadura ou um G110 210 kv turnigy que leva tranquilo aeros de até 5Kg.
Fiz algumas simulações aplicando a densidade do isopor no modelo 3D, contando com os pesos extra de motor, bateria, esc, servos e um plus a mais de cola, entelagem, balsa... e cheguei as conclusões. Com o turnigy 3542 o aero teria que ter +/- 1200mm com 1,8kg e com o turnigy G110 o aero poderia ter 1900mm com 5k.
Lógico que eu optei pelo G110.
Entao, como eu iria dar forma ao aero com o isopor, cortar seções? Dificilmente iria ficar legal! Apesar de trabalhar com projetos, fazer protótipos, ver o produto ganhar forma... certeza que nao teria paciência de lixar, dar acabamento... é o quarto aero que estava fazendo e sei o trabalho que da. E também pelos tópicos que acompanho aqui no EVOO, vejo que os mestres na arte de modelar isopor tem muita paciência.
A segunda opção seria a usinagem.
Preparei os modelos 3D e comecei a enviar os arquivos para alguns lugares que trabalhavam com prototipagem... quase cai p trás quando recebi o primeiro orçcamento. 5K
As outras empresas nem responderam, e algumas não trabalhavam com usinagem de isopor devido a sujeira que fazia na usinagem.
Então, vamos a choradeira para a unica que respondeu o orçamento!
Troquei uma idéia com o dono da empresa para perguntar o que eu poderia fazer para reduzir o custo.
Primeiro ponto. Quantidade de horas de usinagem.
Como a fuselagem, asas, polainas do aero precisavam ser usinadas em duas etapas devido a forma, lado direito e esquerdo, então, era necessário a usinagem de um berço para apoiar o primeiro lado da peça. Exemplo, primeiro usinava o lado direito, depois usinava um berço de apoio com a parte negativa deste lado direito, com o objetivo de apoiar a peça para poder iniciar a usinagem do lado esquerdo da peça. Resumindo... três usinagens por peça.
Então, para reduzir usinagens, dividimos todas as peças ao meio para fazer somente duas usinagens. Cosiguimos abaixar o preço em 1/3.
Mas mesmo assim... era muito caro 3,2K! Preço de um gee bee 50cc composite prontinho que o cara do fedex entregava na porta da minha casa.
Segundo ponto. Tamanho do bloco de isopor para usinagem!
Depois de dividir as peças ao meio, lado direito e esquerdo, fizemos umas cotações dos blocos de isopor P3. Cada lado da fuselagem, precisaria ter 150mm. Só achamos medida comercial máxima de espessura do bloco com 100mm. Para fazer com 150mm ficava o dobro do preço (300 reais cada bloco de 1,2m x 1,5m x 150mm). Absurdo!!
Resultado, tive que voltar para o projeto e reduzir a escala do aero que até que as metades da fuselagem, ficassem com 100mm de espessura.
Resulado, o aero ficou com 1700mm.
Fazer o que né...
Mais uma vez, novo orçamento... caiu para metade do segundo orçamento, 1600 reais.
Pensando bem, 1600 reais eu junto mais uns trocos e compro um aero 50cc né kkkk
Comprei um Ultimate 50cc kkk
Desanimei, vi que meu trabalho deu em nada... abandonei o projeto!
Depois de um tempo montando o Ultimate, recebo uma ligação do cara da usinagem perguntando se eu já tinha feito a usinagem. Falei que não iria fazer devido o custo alto e que já tinha investido a grana em um aero pronto.
Vcs não acreditam!!! Deu uma baixa no trampo do cara e ele fez de graça p mim!!! Disse que estava curioso para ver o aero e que nunca tinha usinado isopor... experiência para mim e para ele.
Mas como ele não poderia ficar muito tempo com a máquina trabalhando de graça, ele só usinou as partes mais complexas, fuselagens direita e esquerda, cowl, polainas, leme e o miolo da asa. Ficou show!
Depois de usinado, as peças ficaram guardadas por uns 6 meses, pois nessa epoca, estava montando o ultimate 55cc q peguei com a grana q estava pensando em gastar p montar o gee bee, montei um Edge 80cc que entrou de gaiato no meio e agora chega né...
Decidi reativar o projetinho...
Olha umas fotos de como ficou após a usinagem!
Vou postar a montagem que estou retomando...Gee Bee R3. Na verdade uma parte já concluída.
O objetivo aqui é compartilhar conhecimentos, opiniões e a experiência que tive com este aero.
Desculpe o longo texto abaixo, mas acho que é legal compartilhar algumas histórias. Ainda mais quando se trata de uma das coisas que mais gostamos... Aeromodelos.
Este projetinho estava parado faz um ano, porém agora consegui um espaço maior para guardar meus aeros e as construções ficaram mais fáceis de terminar... Deu até um ânimo novamente.
Ser aeromodelista e morar em AP...ertamento é complicado... apesar que na minha oficininha de 2x2 já saiu Ultimate 55cc e Edge 540 80cc, telemaster de 2m... sempre limitado no tamanho do quarto kkk se fosse maior que 2m de envergadura, já abandonava a idéia.
Quando entrei para o aeromodelismo, foi um dos primeiros aeros que vi voando no yotube. Tem uns com motor moki 400 que é de babar.
Depois de um longo tempo, aprendendo voar, montar construir, resolvi... vou fazer um Gee Bee.
Pesquisei por um bom tempo, atrás de plantas e nada. É difícil encontrar alguém que disponibilize um projeto como este, seja ele elétrico ou gas.
Encontrei um forum na argentina que mostrava a construção de um Gee Bee R3 55cc em balsa. La o cara disponibilizava algumas imagens em .jpg da planta ele estava trabalhando.
Fazer o que, quem não tem cão, caça com gatos... esta unica planta que encontrei me deu as bases em 2D para fazer as seções necessárias para traçar a forma da fuselagem.
Trabalho faz uns 8 anos com o CATIA V5, um software de engenharia que permite você projetar o que quiser...
Apesar de nâo ter as 3 vistas do aero, peguei a imagem jpg e consegui traçar as seções para gerar as superfícies as tres vistas meia boca, que dariam a forma da fuselagem, asas, trem de pouso, polainas, etc.
Galera... foi complicado, apesar de eu ter uma experiência em modelamento de superfícies em 3D, sem referência das três vistas foi f.... Já fiz projetos complicados como banco de alguns carros, para-choques, painel, mas sem referência, este foi trash!
Mas em fim, depois de uns gatos e remendos, saiu a bagaça!
Depois das superfícies com a forma do aero pronta, chegou a hora que eu precisava definir o tamanho e como eu iria construir o aero.
De balsa eu tive algumas experiências que não foram muito satisfatórias, e fazer a forma do Gee bee em balsa, é coisa de mestre com bastante experiência... coisa que eu não tinha e não tenho. Então, isopor nele...
Eu tinha duas opções de motorização elétrica. Um 3542 1000kv com 4s que ficaria ideal para aeros entre 1000mm a 1300mm de envergadura ou um G110 210 kv turnigy que leva tranquilo aeros de até 5Kg.
Fiz algumas simulações aplicando a densidade do isopor no modelo 3D, contando com os pesos extra de motor, bateria, esc, servos e um plus a mais de cola, entelagem, balsa... e cheguei as conclusões. Com o turnigy 3542 o aero teria que ter +/- 1200mm com 1,8kg e com o turnigy G110 o aero poderia ter 1900mm com 5k.
Lógico que eu optei pelo G110.
Entao, como eu iria dar forma ao aero com o isopor, cortar seções? Dificilmente iria ficar legal! Apesar de trabalhar com projetos, fazer protótipos, ver o produto ganhar forma... certeza que nao teria paciência de lixar, dar acabamento... é o quarto aero que estava fazendo e sei o trabalho que da. E também pelos tópicos que acompanho aqui no EVOO, vejo que os mestres na arte de modelar isopor tem muita paciência.
A segunda opção seria a usinagem.
Preparei os modelos 3D e comecei a enviar os arquivos para alguns lugares que trabalhavam com prototipagem... quase cai p trás quando recebi o primeiro orçcamento. 5K
As outras empresas nem responderam, e algumas não trabalhavam com usinagem de isopor devido a sujeira que fazia na usinagem.
Então, vamos a choradeira para a unica que respondeu o orçamento!
Troquei uma idéia com o dono da empresa para perguntar o que eu poderia fazer para reduzir o custo.
Primeiro ponto. Quantidade de horas de usinagem.
Como a fuselagem, asas, polainas do aero precisavam ser usinadas em duas etapas devido a forma, lado direito e esquerdo, então, era necessário a usinagem de um berço para apoiar o primeiro lado da peça. Exemplo, primeiro usinava o lado direito, depois usinava um berço de apoio com a parte negativa deste lado direito, com o objetivo de apoiar a peça para poder iniciar a usinagem do lado esquerdo da peça. Resumindo... três usinagens por peça.
Então, para reduzir usinagens, dividimos todas as peças ao meio para fazer somente duas usinagens. Cosiguimos abaixar o preço em 1/3.
Mas mesmo assim... era muito caro 3,2K! Preço de um gee bee 50cc composite prontinho que o cara do fedex entregava na porta da minha casa.
Segundo ponto. Tamanho do bloco de isopor para usinagem!
Depois de dividir as peças ao meio, lado direito e esquerdo, fizemos umas cotações dos blocos de isopor P3. Cada lado da fuselagem, precisaria ter 150mm. Só achamos medida comercial máxima de espessura do bloco com 100mm. Para fazer com 150mm ficava o dobro do preço (300 reais cada bloco de 1,2m x 1,5m x 150mm). Absurdo!!
Resultado, tive que voltar para o projeto e reduzir a escala do aero que até que as metades da fuselagem, ficassem com 100mm de espessura.
Resulado, o aero ficou com 1700mm.
Fazer o que né...
Mais uma vez, novo orçamento... caiu para metade do segundo orçamento, 1600 reais.
Pensando bem, 1600 reais eu junto mais uns trocos e compro um aero 50cc né kkkk
Comprei um Ultimate 50cc kkk
Desanimei, vi que meu trabalho deu em nada... abandonei o projeto!
Depois de um tempo montando o Ultimate, recebo uma ligação do cara da usinagem perguntando se eu já tinha feito a usinagem. Falei que não iria fazer devido o custo alto e que já tinha investido a grana em um aero pronto.
Vcs não acreditam!!! Deu uma baixa no trampo do cara e ele fez de graça p mim!!! Disse que estava curioso para ver o aero e que nunca tinha usinado isopor... experiência para mim e para ele.
Mas como ele não poderia ficar muito tempo com a máquina trabalhando de graça, ele só usinou as partes mais complexas, fuselagens direita e esquerda, cowl, polainas, leme e o miolo da asa. Ficou show!
Depois de usinado, as peças ficaram guardadas por uns 6 meses, pois nessa epoca, estava montando o ultimate 55cc q peguei com a grana q estava pensando em gastar p montar o gee bee, montei um Edge 80cc que entrou de gaiato no meio e agora chega né...
Decidi reativar o projetinho...
Olha umas fotos de como ficou após a usinagem!
THE FLOOR IS THE LIMIT - LEARNING!_______________________________
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
3D
- Anexos
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- 577505_448518925228920_592950892_n.jpg (9.24 KiB) Exibido 6547 vezes
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- 577721_448519515228861_1334125869_n.jpg (9.46 KiB) Exibido 6547 vezes
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- 579175_448519528562193_1519792043_n.jpg (9.54 KiB) Exibido 6547 vezes
THE FLOOR IS THE LIMIT - LEARNING!_______________________________
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
Usinado!
Ficou alguns defeitos, mas é fácil de corrigir!
Quando chega as partes mais finas, a fresa arranca pedaços
Ficou alguns defeitos, mas é fácil de corrigir!
Quando chega as partes mais finas, a fresa arranca pedaços
- Anexos
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- 734527_452547438159402_69348269_n.jpg (9.44 KiB) Exibido 6538 vezes
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- 551403_452547818159364_1815272502_n.jpg (9.73 KiB) Exibido 6538 vezes
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- 46963_452548124826000_214018225_n.jpg (9.66 KiB) Exibido 6538 vezes
THE FLOOR IS THE LIMIT - LEARNING!_______________________________
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
Asa cortada no fio quente
- Anexos
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- 1392602_550073811740097_76204287_n.jpg (9.78 KiB) Exibido 6536 vezes
THE FLOOR IS THE LIMIT - LEARNING!_______________________________
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
FUNTANA 100 / DLE30cc - CHEROKEE / TURNIGY 3530-1400 / TURNIGY 2.2-3C - AURORA 9
- Gabrielghas
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- fernando muraishi
- membro
- Mensagens: 156
- Registrado em: Sáb Out 25, 2008 12:43 pm
- Localização: Guaira-sp