Vamos falar de SEGURANÇA
- Lívio Cardoso
- membro
- Mensagens: 3452
- Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
- Localização: Uberlândia - MG
- Contato:
Bem, bem, bem, eu sou um iniciante ainda, mas bem preocupado com segurança. Ainda não sou filiado a nenhum clube, mesmo porque o clube daqui parece não dar muita importância a pilotos de helicópteros. Parecem priorizar aeromodelos somente. Foi o que deu a entender aqui!!! Onde vôo é um local bem espaçoso, sem casas próximas. Quando tem muito curioso por perto, peço pra ficar longe e piloto pro outro lado. Quando não resolve, desço, espero o pessoal dispersar. Se não funciona, guardo tudo na maleta e queimo chão!!! Não faço gracinhas pra aparecer, mesmo porque o meu nível de vôo não permite isso. Vôo o básico, mas firme e tranquilo, sem me preocupar com um ou outro que voa mais e melhor. Faço o que eu sei fazer com segurança e pronto. Acho que não tem nada mais temerário do que um indivíduo que quando manda pra cima seu modelo, todo os colegas já começam a se esconder. Segurança sempre, em primeiro lugar!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Recentemente dei uma canelada nas pás principais do meu hk500, ainda bem que eram pás chinesas fraquinhas hehehe, levei uns 6 pontos, tudo isso pq nao sabia que nunca jamais se poderia mexer nas funções do radio com o motor plugado mesmo com TH ativado e mesmo por alguns segundos.
Aora me deparei com esse video, da até nervoso vendo o cara pilotar na frente das crianças !!!!
http://www.youtube.com/watch?v=AOEGR9AyB5M&feature=share
Aora me deparei com esse video, da até nervoso vendo o cara pilotar na frente das crianças !!!!
http://www.youtube.com/watch?v=AOEGR9AyB5M&feature=share
- Lívio Cardoso
- membro
- Mensagens: 3452
- Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
- Localização: Uberlândia - MG
- Contato:
vou relatar dois acidentes que acorreram aqui na nossa pista de Borborema - SP
o preimeiro estava na pista tentando fazer pegar o motor de um pastinha pela primeira vez, o aéro ainda não tinha nem trimado ainda, quando o cara acionou o motor o stick do acelerador estava invertido resultando que o aero saiu em disparada e foi direto na perna de uma moça que estava no lugar errado na hora errada,resultado 10 pontos na perna e muita confusão,o segundo nem foi tão grave assim mas poderia ser pior, um pai levou seu filho para trenar com sua revinho na cabeceira da pista, o pessoal advertiu o cidadão que com umas cervejas na cabeça nem deu bola, um extra 300 28 % veio em pane de motor para pouso e ficou de cara com o meleque, o piloto teve q jogar seu aero fora da pista para não atroipelar o garotop resultando na maior lenha de sua carreira , quebrou ate o RX dentro do extra, então é dificil de se falar em segurança, pq se não tiver o bom senso das pessoas fica complicado.
o preimeiro estava na pista tentando fazer pegar o motor de um pastinha pela primeira vez, o aéro ainda não tinha nem trimado ainda, quando o cara acionou o motor o stick do acelerador estava invertido resultando que o aero saiu em disparada e foi direto na perna de uma moça que estava no lugar errado na hora errada,resultado 10 pontos na perna e muita confusão,o segundo nem foi tão grave assim mas poderia ser pior, um pai levou seu filho para trenar com sua revinho na cabeceira da pista, o pessoal advertiu o cidadão que com umas cervejas na cabeça nem deu bola, um extra 300 28 % veio em pane de motor para pouso e ficou de cara com o meleque, o piloto teve q jogar seu aero fora da pista para não atroipelar o garotop resultando na maior lenha de sua carreira , quebrou ate o RX dentro do extra, então é dificil de se falar em segurança, pq se não tiver o bom senso das pessoas fica complicado.
-
- Patrocinador
- Mensagens: 697
- Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
- Localização: Rio de Janeiro
Turma,
Fazia tempo que não olhava este tôpico e fico feliz que ele esteja sendo utilizado até hoje.
Mas hoje quero falar de alguns videos que tenho visto no Youtube e aqui no E-voo. Nestes vídeos tem gente voando em ruas estradas e até rodovias como se fossem uma pista de clube, eu fico gelado com isso, em um deles o sujeito chega para trás para dar passagem a uma carreta!! imagina se o aeromodelo bate no parabrisa da carreta e assusta o motorista fazendo que ele perca o controle?
Local de voo não é só o lugar de pouso e decolagem, é toda a caixa de voo. Nossos aeromodelos por melhor que sejam são muito sujeitos a falhas, e é necessário garantir que eles não caiam na cabeça de ninguem.
Como já falei antes mesmo um modelo pequeno de depron pode matar, se pegar de maneira errada uma pessoa errada o resultado pode ser muito ruim.
Abraço
Fazia tempo que não olhava este tôpico e fico feliz que ele esteja sendo utilizado até hoje.
Mas hoje quero falar de alguns videos que tenho visto no Youtube e aqui no E-voo. Nestes vídeos tem gente voando em ruas estradas e até rodovias como se fossem uma pista de clube, eu fico gelado com isso, em um deles o sujeito chega para trás para dar passagem a uma carreta!! imagina se o aeromodelo bate no parabrisa da carreta e assusta o motorista fazendo que ele perca o controle?
Local de voo não é só o lugar de pouso e decolagem, é toda a caixa de voo. Nossos aeromodelos por melhor que sejam são muito sujeitos a falhas, e é necessário garantir que eles não caiam na cabeça de ninguem.
Como já falei antes mesmo um modelo pequeno de depron pode matar, se pegar de maneira errada uma pessoa errada o resultado pode ser muito ruim.
Abraço
Não sei se por ter trabalhado em uma empresa de eletricidade e ter adquirido bons hábitos de segurança tenho como fator determinante certos procedimentos em tudo o que faço.
Até em uma troca simples de uma lampada.
O difícil é o individuo saber ou conhecer da extensão de um descuido em qualquer tarefa.
Já ví aqui muita coisa de arrepiar e pessoas se gabando de somente "voar".
Na minha opinião o conhecimento sobre segurança no aeromodelismo ou conhecimentos sobre prevenção de acidentes deveria ser o passo inicial para ingressar no hobby.
Mas a coisa está fugindo do controle.
O único remédio é aquela sapatada em postagens de alguns espertalhões que se acham.
Até em uma troca simples de uma lampada.
O difícil é o individuo saber ou conhecer da extensão de um descuido em qualquer tarefa.
Já ví aqui muita coisa de arrepiar e pessoas se gabando de somente "voar".
Na minha opinião o conhecimento sobre segurança no aeromodelismo ou conhecimentos sobre prevenção de acidentes deveria ser o passo inicial para ingressar no hobby.
Mas a coisa está fugindo do controle.
O único remédio é aquela sapatada em postagens de alguns espertalhões que se acham.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
-
- membro
- Mensagens: 243
- Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
- Contato:
Antigamente até o carregador era construído por nós, uma bateria era bem trabalhoso para conseguir uma LI-ON , um motor escovado 400br, um esc brushed e outros !!
Então era feito um modelo, tudo alinhado, tudo bem preso caprichado, pintado e só se voava quando tudo estava certinho !! Agora hoje é tudo muito fácil, levam aeros para pista para quebrar e são raros os aeros com mais de 1 mês de vida, aquelas frentes parecem umas coxinhas, se bater um no outro voando, risadas!!! Essa é a verdade!!!
Isso no meu ponto de vista, causa um grande impacto na segurança!!!
Abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867
Então era feito um modelo, tudo alinhado, tudo bem preso caprichado, pintado e só se voava quando tudo estava certinho !! Agora hoje é tudo muito fácil, levam aeros para pista para quebrar e são raros os aeros com mais de 1 mês de vida, aquelas frentes parecem umas coxinhas, se bater um no outro voando, risadas!!! Essa é a verdade!!!
Isso no meu ponto de vista, causa um grande impacto na segurança!!!
Abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867
-
- membro
- Mensagens: 243
- Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
- Contato:
-
- membro
- Mensagens: 880
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
- Localização: Minas Gerais
[quote:6a6f83c315="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!
abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:6a6f83c315]
Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.
Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.
Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.
Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...
Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.
O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.
O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.
É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.
Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.
Esse é o pensamento dos caras!!!
abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:6a6f83c315]
Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.
Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.
Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.
Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...
Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.
O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.
O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.
É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.
Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.
[quote:040e6fd7af="Lumberjack"][quote:040e6fd7af="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!
abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:040e6fd7af]
Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.
Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.
Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.
Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...
Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.
O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.
O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.
É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.
Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:040e6fd7af]
Não acho que o hobby tem que ser elitizado..
O hobby tem que se orientado, ter adeptos com conhecimento que estão á um click de um computador.
Tenho visto ofertas em mercado livre, e principalmente no "compra e venda" do forun..mirabolantes , á preços módicos ou atraentes.
Mas a orientação principal em uma seção ao menos devería ter além das regras um alerta sobre segurança.
Não chegaremos nunca á perfeição, mas daria para melhorar e muito atitudes de iniciantes que ganham de presente de final de ano um aero.
Poucos anúncios do ML tem um alerta sobre segurança.
Á não ser alguns ultrapassados como eu que tem o hobby como hobby e não como causas de desgostos.
Vai aí uma dica aos patrocinadores do forun sobre responsabilidade.
Não digo isso por "metidêz" ( não existe essa expressão) ou por querer ser o perfeccionista de plantão, mas para uma forma de melhorar o que vem por aí.
Natal chegando ....novos adeptos, novos problemas, novas soluções.
E os conscientes ou se calam ou se revoltam com absurdos que virão.....
Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....
Esse é o pensamento dos caras!!!
abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:040e6fd7af]
Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.
Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.
Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.
Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...
Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.
O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.
O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.
É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.
Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:040e6fd7af]
Não acho que o hobby tem que ser elitizado..
O hobby tem que se orientado, ter adeptos com conhecimento que estão á um click de um computador.
Tenho visto ofertas em mercado livre, e principalmente no "compra e venda" do forun..mirabolantes , á preços módicos ou atraentes.
Mas a orientação principal em uma seção ao menos devería ter além das regras um alerta sobre segurança.
Não chegaremos nunca á perfeição, mas daria para melhorar e muito atitudes de iniciantes que ganham de presente de final de ano um aero.
Poucos anúncios do ML tem um alerta sobre segurança.
Á não ser alguns ultrapassados como eu que tem o hobby como hobby e não como causas de desgostos.
Vai aí uma dica aos patrocinadores do forun sobre responsabilidade.
Não digo isso por "metidêz" ( não existe essa expressão) ou por querer ser o perfeccionista de plantão, mas para uma forma de melhorar o que vem por aí.
Natal chegando ....novos adeptos, novos problemas, novas soluções.
E os conscientes ou se calam ou se revoltam com absurdos que virão.....
Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!