Meu Bf-109 quase virou lenha.
Esta tendencioso decola querendo mergulhar e mesmo com todo motor custa a subir sem que sê de comando, para nivelar foi necessario trimar uns 3 graus de profundor pra subir.
Antes de enfiar a faca e mudar alguma coisa radicalmente gostaria da opinião dos mais experientes.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/713/upsa.jpg/][img:9bf45a083d]http://imageshack.us/scaled/large/713/upsa.jpg[/img:9bf45a083d][/URL]
Como podem ver na foto a asa tem um pouco de incidencia positiva, no BA tem 11,1cm e no BF tem 11,6cm em relação a uma linha paralela ao estabilizador horizontal.
O motor tinha zero grau de downtrust, dei um pouco de uptrust com um calço e não resolveu o problema do voo tendencioso.
medidas e setup
Motor D2830 1000kv helices testadas tgs 8x5 e apc 9x6
Asa
Envergadura 106cm
corda 21,7 no centro e 11 na ponta com 2,5cm de enflexamento no BA
Area 17,33 dm²
Estabilizador horizontal
Envergadura 32cm
Corda no centro 10cm na ponta 7cm enflexamento 1,5cm no BA e no BF
Area 2,50 dm²
Distancia entre o BA da Asa do BA do estabilizador horizontal é de 51cm
CG tentei a 7cm e a 8 cm do BA, da na mesma , se eu atrasar mais ele não vai voar.
peso 550g
[color=red:9bf45a083d]A area do estabilizador é de apenas 0,15% da area da Asa , será isso a causa da
tendencia de mergulhar ?
[/color:9bf45a083d]
Em comparação meu T-6 texan que é mais pesado e tem mais arrasto porem a mesma area alar, quando acelero tudo o 2822 com a 9x5 ele sobe num angulo de 10 a 15 graus com a velocidade e não tem nem um pouco dessa tendencia que o bf109 apresentou de mergulhar, o t-6 posso acelerar tudo no chão que ele corre pista e decola sozinho.
BA = BORDO DE ATATQUE
BF = BORDO DE FUGA
Ajuda com BF-109 E tendencioso
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[quote:000504e946="icomon"]Aparentemente o profundor esta um pouco fora da linha da asa
Faça um teste
no inicio da borda de ataque, na fuselagem, deixe um pouco de incidência para ver se melhora!!![/quote:000504e946]
Fiz ontem este teste com um calço no BF da asa de 4mm , não resolveu nada e deixou o aero com incidencia de mais.
Estou perdendo a fé em usa perfil assimetrico, o proximo aero seja o warbird que for vou testar fazer um perfil simetrico.
Faça um teste
no inicio da borda de ataque, na fuselagem, deixe um pouco de incidência para ver se melhora!!![/quote:000504e946]
Fiz ontem este teste com um calço no BF da asa de 4mm , não resolveu nada e deixou o aero com incidencia de mais.
Estou perdendo a fé em usa perfil assimetrico, o proximo aero seja o warbird que for vou testar fazer um perfil simetrico.
- robert_simon
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[quote:c465a16707="robert_simon"]pela foto parece que esta com incidência negativa.
O que quer dizer que ficou com incidência demais ????[/quote:c465a16707]
Ilusão da foto.
veja que eu tracei uma linha com o estabilizador usando uma barra de balsa e usei 2 reguas para medir a incidencia na linha da corda do perfil.
E pude constatar que em relação a linha do estabilizador o BF esta 5mm a baixo do BA o que já é bastante incidência.
Esse é mais um daqueles casos que fazer certas partes em escala vira "M", fiz um novo estabilizador desta vez com 22% da area da asa, o anterior era bem escala com 14% da area da asa e eu fiz direto da planta porem a planta era asa perfil kfm3 com certeza deve se comportar diferente da minha NACA 2215.
Para comparar peguei outra planta desta vez de balsa para 95cm de envergadura e fiquei bolado ao ver que o estabilizador nesta planta tinha 38cm de envergadura com certeza esse japa "Marutaka" sabia o estava fazendo, ja fiz um aero de planta dele e o voo é maravilhoso.
O que quer dizer que ficou com incidência demais ????[/quote:c465a16707]
Ilusão da foto.
veja que eu tracei uma linha com o estabilizador usando uma barra de balsa e usei 2 reguas para medir a incidencia na linha da corda do perfil.
E pude constatar que em relação a linha do estabilizador o BF esta 5mm a baixo do BA o que já é bastante incidência.
Esse é mais um daqueles casos que fazer certas partes em escala vira "M", fiz um novo estabilizador desta vez com 22% da area da asa, o anterior era bem escala com 14% da area da asa e eu fiz direto da planta porem a planta era asa perfil kfm3 com certeza deve se comportar diferente da minha NACA 2215.
Para comparar peguei outra planta desta vez de balsa para 95cm de envergadura e fiquei bolado ao ver que o estabilizador nesta planta tinha 38cm de envergadura com certeza esse japa "Marutaka" sabia o estava fazendo, ja fiz um aero de planta dele e o voo é maravilhoso.
Fiz um prolongamento da base superior do estabilizador horizontal para ilustrar o que os colegas estão querendo dizer.
A placa de madeira parece estar apoiada apenas na parte frontal do estabilizador e não em toda a sua extensão.
[img:90bf404dc6]http://img594.imageshack.us/img594/2167/qk33.jpg[/img:90bf404dc6]
Abs
Marco Aurelio
A placa de madeira parece estar apoiada apenas na parte frontal do estabilizador e não em toda a sua extensão.
[img:90bf404dc6]http://img594.imageshack.us/img594/2167/qk33.jpg[/img:90bf404dc6]
Abs
Marco Aurelio
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[quote:5cb57e37a2="Mac2"]Fiz um prolongamento da base superior do estabilizador horizontal para ilustrar o que os colegas estão querendo dizer.
A placa de madeira parece estar apoiada apenas na parte frontal do estabilizador e não em toda a sua extensão.
[img:5cb57e37a2]http://img594.imageshack.us/img594/2167/qk33.jpg[/img:5cb57e37a2]
Abs
Marco Aurelio[/quote:5cb57e37a2]
Eu sei porque porque parece isso por conta do angulo que eu tirei a foto o corte do profundor para ter espaço de movimento do leme deixou se ver o amarelo do leme.
Mas eu garanto que eu tirei a foto com a chapa totalmente encostada em paralelo com o profundor até tenho mais fotos vou postar pra desfazer a ilusão daquela foto.
vista de outro angulo fica melhor de ver que o alinhamento da chapa esta correto.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/96/g7g3.jpg/][img:5cb57e37a2]http://imageshack.us/scaled/large/96/g7g3.jpg[/img:5cb57e37a2][/URL]
Novo estabilizador com 22% da area da asa e o anterior com 14%
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/17/8udm.jpg/][img:5cb57e37a2]http://imageshack.us/scaled/large/17/8udm.jpg[/img:5cb57e37a2][/URL]
A placa de madeira parece estar apoiada apenas na parte frontal do estabilizador e não em toda a sua extensão.
[img:5cb57e37a2]http://img594.imageshack.us/img594/2167/qk33.jpg[/img:5cb57e37a2]
Abs
Marco Aurelio[/quote:5cb57e37a2]
Eu sei porque porque parece isso por conta do angulo que eu tirei a foto o corte do profundor para ter espaço de movimento do leme deixou se ver o amarelo do leme.
Mas eu garanto que eu tirei a foto com a chapa totalmente encostada em paralelo com o profundor até tenho mais fotos vou postar pra desfazer a ilusão daquela foto.
vista de outro angulo fica melhor de ver que o alinhamento da chapa esta correto.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/96/g7g3.jpg/][img:5cb57e37a2]http://imageshack.us/scaled/large/96/g7g3.jpg[/img:5cb57e37a2][/URL]
Novo estabilizador com 22% da area da asa e o anterior com 14%
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/17/8udm.jpg/][img:5cb57e37a2]http://imageshack.us/scaled/large/17/8udm.jpg[/img:5cb57e37a2][/URL]
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Avuou bem com o novo profundor, apesar do vento me aventurei a testa-lo agora pela manha pois a tarde não terei tempo para voar hoje.
Fiz 2 voos curtos para trimar, aqui esta o vídeo do ultimo vôo , pela forma como consegui pousa-lo acho que não preciso alterar mais nada, e o profundor ficou com zero de triamagem 100% alinhado para voar normal.
Esse episodio adicionou uma nova regra nas minhas construções , assegurar que o estabilizador tenha pelo menos 21% da área da asa para que o aeromodelo seja estável.
[yt]InN6QZJ3MbY[/yt]
Fiz 2 voos curtos para trimar, aqui esta o vídeo do ultimo vôo , pela forma como consegui pousa-lo acho que não preciso alterar mais nada, e o profundor ficou com zero de triamagem 100% alinhado para voar normal.
Esse episodio adicionou uma nova regra nas minhas construções , assegurar que o estabilizador tenha pelo menos 21% da área da asa para que o aeromodelo seja estável.
[yt]InN6QZJ3MbY[/yt]