Planador acrobatico Minitoons

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Moutta
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Abr 18, 2011 9:54 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Planador acrobatico Minitoons

Mensagem por Moutta »

boa tarde,

primeiramente, depois de pesquisa, achei um topico antigo a respeito do minitoons, mas optei por nao desenterra-lo para poder postar minha contrução, espero nao ter feito errado.

vamos lá,

tinha a intenção de montar um planador acrobatico pra mim, visto que as zagis tao começando a perder a graça... mesmo sendo um bom divertimento por nao quebrar nunca, depois de alguma pesquisa, optei pelo minitoons pela facilidade de construção.


tenho em casa isopor p5, penso em fazer a fuselagem no estilete e lixa e a asa cortar com arco de corte, o de sempre, sendo que nao consegui achar o perfil da asa do modelo, tem recomendações de se usar um perfil simetrico, mas o problema é que nao consigo plotar os perfis do profile 2, devido nao ser registrado e tudo mais...

alguem poderia me sugerir um perfil para essa asa?

ou ainda me fornecer o arquivo de plot do profili, pra mim imprimir e passar pro isopor?

ou mesmo me explicar, se existir, alguma forma de plotar esse perfil pelo profili?

quando começar a por a mao na massa coloco as fotos aqui.

a planta eu peguei um desenho da versão francesa e passei pro cad e plotei em escala, ficou com 82cm de fuselagem e vou fazer a asa com 120 de envergadura, e provavel que faça dois de uma vez, o outro para um amigo.
Anexos
foto ilustrativa
foto ilustrativa
MiniToons.jpg (30.78 KiB) Exibido 4599 vezes
Avatar do usuário
icomon
membro
Mensagens: 134
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 8:48 pm
Localização: Guarulhos- São paulo

Mensagem por icomon »

Vai a dica, um perfil bom é o RG15 e RG14 bons para planeio e ao mesmo bom para velocidade com um ótimo desempenho

no perfil inicial coloque o 15 e no perfil da ponta o rg14
Moutta
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Abr 18, 2011 9:54 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Mensagem por Moutta »

[quote:4624b54103="icomon"]Vai a dica, um perfil bom é o RG15 e RG14 bons para planeio e ao mesmo bom para velocidade com um ótimo desempenho

no perfil inicial coloque o 15 e no perfil da ponta o rg14[/quote:4624b54103]

Valeu a dica icomon...

Sei que to sendo chato, mas sabe me dizer como faço pra imprimir esses perfis com o profili, ou algum outro lugar pra imprimir do tamanho certo pra passar pro isopor?

eu até tenho o profili instalado, mas ele não imprime...

esse fds eu vo fazer a fuselagem dele... vai ser no p5 com 5cm de largura.
Avatar do usuário
Luís Renato
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 5:04 pm
Localização: MG

Mensagem por Luís Renato »

Sempre gostei desse planador, mas tenho uma dúvida.
Esse planador só voa bem com ventos fortes?
Moutta
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Abr 18, 2011 9:54 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Mensagem por Moutta »

[quote:0949c378e3="Luís Renato"]Sempre gostei desse planador, mas tenho uma dúvida.
Esse planador só voa bem com ventos fortes?[/quote:0949c378e3]

Bom dia, ainda nao voei o modelo, dei um avanço na construção esse fim de semana, a questão do vento forte, devido as caracteristicas do modelo, a impressao que tenho é que ele nao voe bem com ventos fracos, mas deve ficcar razoavel com ventos moderados... onde voo tem um lift muito bom, e ventos de moderado a forte, chega a marcar 50km/h, segundo o pessoal do paraglider que voa por la.
Moutta
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Abr 18, 2011 9:54 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Mensagem por Moutta »

vamos aos trabalhos do fim de semana...

vi uma dica em um topico dizendo pra passar uma imagem do perfil para o word e dimensionar pra imprimir direto do word... usei a propria imagem do profili com um printscreen e passei pro word, como nao tenho muita intimidade com o word fui dimensionanto e imprimindo até acertar o tamanho... acertei na terceira... rsrs

dei sorte tbm na polionda que usei pra fazer a empenagem(é assim que se chama?), deu certinho as duas figuras...

usei uma tecnica diferente da que eu usava pra colorir o modelo, usei tinta guache bem diluida e depois encapei com a durex larga.

agora tenho que esperar chegar a a extensao em y pra ligar os servos.

pergunta: usei dois servos de 5g nos ailerons, será que vou ter problemas com eles?
eu usava num dlg que desmontei, apenas um nos ailerons...

o peso nao ficou muito agradavel, so de isopor fiucou com 120 gramas, sem a eletronica ja bateu 200 gramas, e ainda acredito que devo ter que colocar lastro pra acertar o cg.

por falar no cg, deixo ele a 1/3 da corda central msm?

[URL=https://imageshack.com/i/0zy21kj][img:033cd6b099]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/35/y21k.jpg[/img:033cd6b099][/URL]
Responder