PHANTOM - PERDA DE SINAL PROXIMO A ANTENA DE TELEVISÃO

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

Sem entrar no mérito da receptividade aos novos membros (eu já desisti de argumentar), me parece que o que você teve foi um flyaway (ou se preferir, simplesmente saiu voando).

Os flyaways normalmente estão ligados a algum problema com os sensores (bússula, acelerômetros e/ou gps) ninguém sabe ao certo o que causa mas a maioria dos casos está relacionada a descuido do piloto.

Siga o que está no manual e nos vídeos da dji para evitar mais flyaways.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:bad439fae9="Marco Antonio"]Antonio, Já vi acontecer falhas de todo jeito e CONCLUSÃO só se tem realizando testes.. o resto é especulação! A probabilidade de ser a aproximação é muito grande mas sem uma analise do equipamento uma resposta real fica sem ser clara.[/quote:bad439fae9]

Exato, por isso que eu disse: "Isso [u:bad439fae9][b:bad439fae9]pode[/b:bad439fae9][/u:bad439fae9] sim ter sido a causa do acidente." Ou seja, é uma possibilidade.
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas." (Kouzes e Posner)
utumi
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mai 26, 2014 5:10 am
Localização: São Paulo

Mensagem por utumi »

Agradeço a todos, inclusive ao Raivoso, que me mostrou que aqui não é lugar pra criança. Tudo certo.

Vou seguir todos os passos, inclusive pedindo ajuda a profissional capacitado para fazer os testes necessários com o equipamento antes de voar novamente.

Valeu!
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:f0c90197dc="utumi"]Agradeço a todos, inclusive ao Raivoso, que me mostrou que aqui não é lugar pra criança. Tudo certo.

Vou seguir todos os passos, inclusive pedindo ajuda a profissional capacitado para fazer os testes necessários com o equipamento antes de voar novamente.

Valeu![/quote:f0c90197dc]

O seu phantom tem failsafe certo?
Se realmente foi perda de sinal ou interferência, o failsafe deveria ter entrado e ação e acionado o "back to home", certo?

Será que vc não perdeu o controle?

Eu também estou pensando em filmar umas antenas de TV aqui em SP... hehehehe

Valeu
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:c868929fba="tenk"]
O seu phantom tem failsafe certo?
Se realmente foi perda de sinal ou interferência, o failsafe deveria ter entrado e ação e acionado o "back to home", certo?

Será que vc não perdeu o controle?

Eu também estou pensando em filmar umas antenas de TV aqui em SP... hehehehe

Valeu[/quote:c868929fba]

Se, além do receptor, der interferência no magnetômetro e/ou no GPS, o aparelho pode ficar desgovernado, e não vai ter como funcionar o "back to home".
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas." (Kouzes e Posner)
atr72
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Seg Abr 28, 2014 10:28 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por atr72 »

O cara realmente acabou com um forum inteiro. Como pode isso? Rs
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:21ff1eeaba="Antonio Garcia"][quote:21ff1eeaba="tenk"]
O seu phantom tem failsafe certo?
Se realmente foi perda de sinal ou interferência, o failsafe deveria ter entrado e ação e acionado o "back to home", certo?

Será que vc não perdeu o controle?

Eu também estou pensando em filmar umas antenas de TV aqui em SP... hehehehe

Valeu[/quote:21ff1eeaba]

Se, além do receptor, der interferência no magnetômetro e/ou no GPS, o aparelho pode ficar desgovernado, e não vai ter como funcionar o "back to home".[/quote:21ff1eeaba]

Verdade cara, bem observado! :D
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Quanto ao colega do Fórum, eu me divirto até com essas maluquices dele... No dia em que ele não toma o Rivotril... Dá-lhe lapada na galera menos avisada.

Só que, como nada é óbvio e a taxa de engenheiros por metro quadrado no Brasil não é alta, acho totalmente plausível que perguntas venham sem qualquer cunho técnico.

Até porque, se o dono do tópico também fosse engenheiro, seria de se esperar conhecimento suficiente para não perguntar dessa forma sobre uma coisa que ele não faria, pois saberia dos riscos.

Portanto, acho que, mais uma vez, a deselegância que vimos aqui poderia ser evitada. Por mais que o envolvido faça parte do folclore e do lado engraçado do fórum, já passou da conta faz tempo.

Mas recomendo ao autor do tópico e aos demais ignorar esses exageros do colega que, no fundo, quer ajudar. Na verdade, acho que devemos todos ajudá-lo também a ter uma dose maior de tolerância, pois ninguém nasce formado em engenharia.

Quanto à pergunta, qualquer fonte eletromagnética pode causar problemas com sinais de rádio. Já experimentou deixar um celular tocando perto de uma caixa de som, falando ao telefone fixo ou de uma televisão? Alguns desses casos provoca ruído do celular nesses aparelhos que eu disse.

Eu já cai por voar com um helicóptero normal próximo a uma rede de alta tensão. Tudo bem que era um rádio de 72mhz, mas aconteceu.

O Phantom é notório pelos casos de [i:331b3ad2d2]fly away[/i:331b3ad2d2], que é a perda de comando do operador quando em voo. Já teve caso aqui em Brasília de um que começou a subir e se afastar do ponto de decolagem. Ele tinha câmera e OSD embarcados e, antes de perder sinal, estava há mais de 1000 metros de distância e 400 de altura. Claro que ele perdeu o modelo.

A bússola dele é muito sensível a campos magnéticos e até o auto falante do carro pode estragá-la bem como há alguns transmissores do Phantom 1 que ainda são curto alcance. Isso tudo pode ser razão para o caso.

Além disso, eu recomendo a todos os iniciados nesse hobby a fazer o procedimento de calibragem a cada novo campo de voo.

Em modelismo, se deve evitar situações que podem provocar problemas. Mesmo não tendo como saber se vai acontecer ou não naquele voo, um dia acontece. No seu caso aconteceu. Mas ter certeza quais foram as causas do acidente, acho que nem o CENIPA saberia precisar e certamente colocaria a culpa no piloto, por ser mais confortável.

Exceto pelo fator da queda, que pode ter estragado algo e merece verificação e manutenção, não acho que vá ocorrer novamente algum problema do mesmo tipo se você for voar em outro campo, mas voar no mesmo local e sem realizar os procedimentos necessários é pedir para acontecer de novo.

Abs,

Airton
piloto311
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qua Mar 09, 2011 8:24 pm
Localização: santa catarina navega-beach 38 anos

Mensagem por piloto311 »

gostei da parte do rivotril....
ferrabra
membro
Mensagens: 507
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

[quote:66c2d8a893="utumi"]Desculpaee Raivoso,
....
A quem puder solucionar minha curiosidade, só para evitar problemas futuros:
Meu Phantom é o 1 (não sei a que frequência ele opera) e eu estava exatamente filmando uma torre de TV de transmissão daquelas grandes, onde a parte de baixo é de alvenaria, e na parte de cima fica a torre de ferro e algumas antenas parabólicas.
Cheguei a uns 10 metros de distância dessa torre, e depois subi a uns 50 ou 60 metros. No ar, ele começou a ficar instável e não responder aos comandos, e de repente de atirou para a esquerda e para baixo acelerando.
Só preciso saber mesmo se há alguma possibilidade dessa interferência ter acontecido, ou se talvez tenha acontecido algum outro problema com meu equipamento.
obrigado a quem puder ajudar[/quote:66c2d8a893]
Em certo ponto tenho que concordar com o Raivoso do Rivotril, não dá para afirmar se o seu problema foi causado pela interferência sem saber o tipo de antena ou o receptor que você está usando.
Com a informação que você passou, é possível esclarecer algumas coisas. As antenas parabólicas pequenas são, na maioria das vezes, links de repetição de microondas. Mesmo quando não estão sintonizadas na frequência do seu receptor elas causam interferência nos equipamentos eletrônicos, quando passam muito próximos. Passar com aeronave bem próximo de linhas de alta tensão também podem gerar interferência catastróficas, pois a velocidade da aeronave associada ao campo magnético gerado altera as correntes a bordo.
Se você for no site de [url=http://sistemas.anatel.gov.br/pdff/Consulta/FreqConsulta.Asp]consulta de frequências[/url]Anatel, insira 2400 MHz e verá que a faixa entre 2.3GHz e 2.45GHz pode ser utilizada para repetição de sinal de TV. Nossos transmissores utilizam exatamente esta faixa, mas usam uma certa codificação para viabilizar o uso desta frequência. Entretanto, quando o sinal é muito forte, nem esta condificação resolve o problema.
Concluindo, não se pode saber exatamente se a causa foi a interferência, mas há uma grande possibilidade. Para definir a distância segura é preciso conhecer a capacidade de isolamento do seu receptor, e os harmônicos emitidos pelo link.
Responder