Ligação Quadrimotor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Sei lá, mas imagine isso, não sei se é possível fazer isso que você descreveu, mas imaginando que seja...

Aparentemente seu projeto tem como diretriz economizar a carga de 2 baterias e voar apenas com 2 motores, logo, pra que os outros 2 motores? Além disso, os 2 motores e 2 baterias existentes quando não estiverem em uso irão continuar tendo o mesmo peso e resistência, sendo assim, a quantidade de potência necessária para desempenhar o voo será maior.

Pelo menos em teoria para mim, os 4 motores funcionando ao mesmo tempo iriam consumir menos e desempenhar mais, porque tem menos aceleração (por motor) pra sustentar o voo. Imagine você tentando quebrar 1 vara de bambu, agora imagine você tentando quebrar 4 varas de bambu ao mesmo tempo. A resistência das 4 juntas exige que você faça mais força para quebra-las... (é bem por aqui o raciocínio).

Acho que seria mais leve e viável ter menos baterias com mAh maiores... fica mais leve.

Você pode ligar vários ESCs em linear utilizando este método: Conecte os 2 ESCs num Y, mas em 1 dos ESCs isole o fio vermelho (ele é o BEC). Só 1 BEC deve ficar ativo.

Um cara demonstrando como configurar um motor num canal 'adicional' https://www.youtube.com/watch?v=YgkpUZ5RS-Y
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Entendido!! Vou me decidir pelo projeto que irei construir, ver qual a melhor opção de motorização, enfim, tornar as idéias um pouco mais sólidas levando em consideração o que conversamos aqui! Informo quando eu chegar a alguma conclusão para, se errada eu já ser corrigido rsrsrs... Agora quanto a parte teórica da ligação do motor no esc. estou curioso: não é prático mas será que daria certo a ligação dos 4 motores em dois canais do rx ou ele acabaria queimando? Afinal, seriam 12 celulas se cada bateria fosse 3s!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:444a8b2771="Escorpião do Deserto"]Entendido!! Vou me decidir pelo projeto que irei construir, ver qual a melhor opção de motorização, enfim, tornar as idéias um pouco mais sólidas levando em consideração o que conversamos aqui! Informo quando eu chegar a alguma conclusão para, se errada eu já ser corrigido rsrsrs... Agora quanto a parte teórica da ligação do motor no esc. estou curioso: não é prático mas será que daria certo a ligação dos 4 motores em dois canais do rx ou ele acabaria queimando? Afinal, seriam 12 celulas se cada bateria fosse 3s!!![/quote:444a8b2771]

Está, de novo, confundindo as coisas...

Você pode colocar 20 motores em um mesmo canal... do servo só sai a referencia de terra e o sinal PPM para o Speed. Cada speed e consequentemente cada motor pode ser alimentado por uma bateria tomando o cuidado de tirar do fio que vai para o receptor o "positivo" deixando um só speed com ele que vai alimentar o receptor e os servos.
Nesse caso a melhor coisa a fazer é usar um UBEC para alimentar sefos e receptor.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Na verdade antes eu não tinha entendido essa questão!! Agora está esclarecida para mim! Muito boa a sua explicação! Obrigado pela ajuda Março Antônio! Sempre leio com atenção os seus posts pois são muito úteis!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Concordo plenamente John!! Agora que vi a sua postarem, e é realmente se se pensar no caso dos 4 motores! Vou ver em termos de custo o que será melhor para este projeto, pois as baterias que tenho aqui não são de amperagem muito alta...
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ ESCORPIAO
O @ MARCOS, refrisou ali.

Quanto a esta afirmação [quote:9c4f579fa8]será que daria certo a ligação dos 4 motores em dois canais do rx ou ele acabaria queimando? Afinal, seriam 12 celulas se cada bateria fosse 3s![/quote:9c4f579fa8]
Pense assim, as baterias são formadas por células de 3.7v, num pack de 3S, logo 3x3,7 = 11.1, correto?

Então, nada (além do peso) te impede de criar packs maiores utilizando as baterias que você tem ai, você pode fazer de 2 formas, dobrando a quantidade de S's (células) ou ampliando os mAh (capacidade de armazenamento).

Imagine que você tem 4 baterias de 2200 mAh, e queira criar:

Pack com 3s 8800 mAh (3s + 3s + 3s + 3s)
Você precisaria fazer um conector que conecte as baterias em paralelo. Para isto basta fazer uma extensão em que você conecte os polos positivos com positivos e negativos com negativos.

Pack com 12s 2200 mAh (3s x 4)
Você precisaria fazer um conector que conecte as baterias em série. Para isto basta fazer uma extensão em que você conecte os polos positivos nos negativos, e utilizando o polo positivo da primeira bateria e o negativo da ultima para conectar ao dispositivo de uso (ESC por exemplo).

Veja um exemplo
[img:9c4f579fa8]https://lh5.googleusercontent.com/-nchbDll2dIc/TYL8Ktn06wI/AAAAAAAAAMI/syPW63P54jo/s1600/pararelo-serie.png[/img:9c4f579fa8]
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

É, os packs em série são mais comuns! Inclusive há adaptadores que realizam o procedimento representado nas imagens.... Muito bom, conhecimento extra, pois meus aéreos sao todos mono sem packs diferenciados... Mas eu entendi perfeitamente o conceito, muito obrigado mesmo!!
Ugly Stick Bola preta, Ugly Stick asa baixa, Cesna 182, Walrus, P-51H Mustang, F4U-Corsair, F-15 Eagle, Extra 300, Tucano Radar.
Responder