Um projeto a partir de uma necessidade

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
MauroRJ
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 9:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Um projeto a partir de uma necessidade

Mensagem por MauroRJ »

Oi galera!!!

Essa é a primeira vez que escrevo aqui, pois acabo de chegar. Como vocês sabem, principiantes pedem muito, e não sou diferente, sou agora o mesmo que muitos neste fórum também foram, e agora são mestres.

Então, quero pedir ajuda também: quero montar um quadricóptero. Eu tenho uma utilização específica para ele, que é filmar (“brincar” está contido em “filmar”javascript:emoticon(':D')).

Para tanto eu tenho algumas premissas:
- Será utilizado para filmagem (semi-profissional), portanto o quesito “carga a ser deslocada” é importante;
- A maior autonomia de tempo de voo conjugada à maior distância a percorrer possível;
- Deverá ter dimensões que permita ser transportado em uma mochila grande ou mala que possa ser levada no compartimento de bagagem de mão dos aviões para que possa ser transportado a qualquer parte do mundo, portanto, os braços devem ser dobráveis. Não se trata de filmagem profissional onde se é exigido filmadoras ou DLSRs com lentes pesadas. O tamanho do quadricóptero deve ser o menor possível.
- Devido a câmera estar em um Gimbal com controle que permita bastante angulação, os trens de pouso deverão ser retráteis para que eles não interfiram na cena;
- Velocidade não é importante, mas estabilidade no voo sim;
- O custo dos materiais não é o mais importante, o que significa dizer que os melhores equipamentos e materiais podem ser considerados, no entanto, a relação Melhor Produto Final x Menor Custo Possível é desejável em qualquer economia. O equipamento mais caro pode não ser o mais adequado para o que se deseja alcançar.

O desafio para mim é projetar um multirotor que satisfaça as exigências acima, pois uma série de equipamentos devem ser concebidos e a melhor eficiência deles deve ser alcançada.

Sei também que quando se apresenta algo desse tipo em um fórum, onde vários aficionados têm as suas próprias preferências por marcas e fabricantes, ficará difícil para mim perceber e filtrar as manifestações das escolhas.

Tenho pesquisado bastante aqui e em muitos outros lugares sobre tudo e sobre esse fascinante mundo, mas, principalmente em fóruns, as informações são bastante espalhadas e fragmentadas, sem falar que se deve ter atenção na atualização da informação. Isso tem sido muito difícil para mim. Percebo também que as maiores dúvidas dos principiantes não é montar as peças de um modelo, para isso existem centenas de vídeos na internet, mas sim entender as relações entre motor x hélice x ESC x bateria (e existem muitas outras variáveis). Sei que não existe uma receita de bolo: cada caso é um caso. Mas existe um princípio básico para essa relação, afinal, embora existam infinitas receitas de bolo, os princípios básicos para se fazer um bolo são os mesmos, não é mesmo?

Peço a quem queira me ajudar, sugerir um melhor conjunto, baseado nas premissas. Pois estou fazendo o inverso do que tenho lido: as pessoas pedem ajuda sobre equipamentos específicos, eu já quero pedir que, a partir de um conceito do uso do equipamento, chegar as especificações dos materiais necessários para a montagem. Isso é bem diferente.

Agradeço a todos e peço desculpas pela texto tão longo.
Rodrigo Maion
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qui Out 09, 2008 8:46 pm
Localização: Jundiaí, SP

Mensagem por Rodrigo Maion »

Amigo, primeiramente muito bem-vindo!!!!!!

Vou pensar melhor em como poderia te auxiliar melhor, mas antes queria um retorno seu a respeito de uma possibilidade...

Chegou a pensar em um TBS? Acho bem compacto e com bom desempenho, além de ter a opção de comprar um conjunto bem legal completo, com vídeo incluso, um frame com braços de DJI mas com centro desenhado por eles, com as necessidades já planejadas, ou seja, menos fios e menos peso.

Vale a pena ver:

http://team-blacksheep.com/products/product:321
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

mauro, o que você quer todos querem hehehehe

Sugestão

Um quadri qualquer com eletronica DJI E-300 placa Naza ou APM bateria 4A a 5A de 4S ou 3S vai dar uma otima relação pesoXpotenciaXpreço

Existe opções clones mais baratas, não são tão eficientes.

O ideal para caber em uma mochila seria braços retrateis, logo não existe tantas opções.

Algumas opções de frame
Pegasus Nacional
Tarot 650

com relação aos trens retrateis e um problema. São caros e um pouco pesados para quadricoptero.

uma opção e utilizar gimbal de 2 eixos e para girar a camera usar o yaw do multicoptero, para filmagens amadoras acredito que não tenha bronca.



Agora acho que uma otima opção que estou vendo crescer o uso e não utiliza gimbal são os modelos 250. São portateis, divertidos, com grande autonomia e levam uma Gopro ou mobius facil(sera minha próxima opção).
MauroRJ
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 9:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por MauroRJ »

Rodrigo, obrigado pela sua atenção!

E sim, eu pensei nessa possibilidade: a compra de um quad com uma configuração já pronta e bem próximo do que eu quero. Mas isso também tira da gente o tesão pela montagem. Botar a mão-na-massa faz parte da brincadeira e quando a gente vê o produto final funcionar e vc mentaliza, "Pô!!! fui em quem fiz!" Num tem preço né?? hehehe

Eu viajo muito, vou a lugares fantásticos, preciso filmar tudo isso, então, portabilidade é fundamental.

Agradeço muitíssimo a sua opinião.


Medeiros!!!

Isso mesmo, é o que todos querem... hehehe Mas.. é tão difícil assim? O problema é grana né? Eu concordo.

Penso em frames de f.carbono.

Ainda não encontrei por aqui experiências com esses 4in1 de ESCs : http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__42715__Q_Brain_4_x_25A_Brushless_Quadcopter_ESC_2_4S_3A_SBEC.html existe algum ganho nesse tipo de configuração? (peso, preço, etc.).

Obrigado pela resposta Medeiros.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ MAURO
Os ESC 4 em 1 tem a vantagem de serem compactos (ocupa menos espaço), menos fios e conectores (onde você precisaria conectar os 4 ESC).

Quanto ao peso, aleatoriamente escolhi um ESC de 30A
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=15205&aff=1266618
Preço $ 9.95
Peso 32 gramas
4 destes sairia por $ 39.80 com peso de 128 gramas

ESC 4 em 1
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=42715&aff=1266618
Preço $ 31.92
Peso 112 gramas

Neste ponto de vista aparentemente é vantajoso né? mas particularmente a diferença de preço e peso é bem pequena, eu compraria 4 ESC independentes, porque? Se acontecer de:

1 - Queimar 1 ESC, posso trocar apenas o queimado, no ESC 4 em 1 preciso trocar tudo (o custo é maior)
2 - Distribuição de peso, cada 'braço' do frame pode 'comportar' 1 ESC, deixando o peso distribuído em áreas do quadricoptero, já com o ESC 4 em 1 tudo precisa ficar no centro do quad, pode ser que isto acabe criando um quad com centro 'alto ou baixo demais'*.


Trata-se de uma opinião particular.

* Pelo menos em teoria penso que se o centro do quad for visto como um eixo (imagine o centro alto ou baixo com diversos equipamentos empilhados) dependendo do movimento este 'eixo' irá criar um certo desequilíbrio em movimentos onde o quad precise ficar inclinado.
MauroRJ
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 9:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por MauroRJ »

Excelente JH,

Realmente, e a não ser que se deseje reduzir cada grama pra diminuir o peso e dólares para economizar, componentes separados oferecem mais vantagens.
Mágico
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 3:07 pm
Localização: Petrópolis/Niterói - RJ

Mensagem por Mágico »

Olá Mauro,
Estou começando nos multimotores agora também. Sei muito pouco, mas ando pesquisando bastante...Já considerou a hipótese de um tricóptero?

Se não tiver problema com inglês, assista este vídeo com uma pequena comparação entre os tricópteros e os quad.
[url]https://www.youtube.com/watch?v=sMuu3EUqitM[/url]

Eu considero uma excelente opção para você por diversos motivos...
1- Dobrável, leve e fácil manuseio;
2- Tem um ângulo excelente para filmagens;
3- Você vai sentir o gostinho de montar.

Aqui você encontra a montagem de um com um equipamento excelente.
[url]http://rcexplorer.se/projects/2013/01/the-tricopter-v2-6hv-delux/[/url]

Dê uma olhada na seção de vídeos do Rc Explorer (site acima)...A maioria são vídeos feitos com essa montagem, eu particularmente acho sensacional.
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Bom minha sugestão, trabalhe em cima de algo classe 450 e um tamanho que lhe dará uma boa estabilidade e lhe possibilita carregar um peso razoável. Pense no 450 drobavel, com o Rmedeiros mencionou esqueça os retrateis, sua ideia são filmagens semi profissionais use um gimbal de 2 eixos fixado no nariz do modelo. Em seu projeto lembre-se de ter uma abertura maior entre os braços dianteiros para que as hélices não apareçam em suas filmagens (fica horrível)
Gosto dos tricopteros, mas desisti deles pela fragilidade do Yaw o bendito servo resolve quebrar nas horas mais improprias, se optar pelo modelo pense num Y4 ou Y6.

Abs
MauroRJ
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 9:38 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por MauroRJ »

Mágico, Blz?

Não sei o que decidir pois não possuo a experiência e conhecimentos para ter uma opinião balizada, por enquanto. Tô assistindo mil vídeos, lendo 3mil artigos, visitando infinitas páginas da web de lojas, fóruns, blogs, etc.

O que me sobrou foram dois milhões de dúvidas... brincadeira.. estou começando a entender as coisas, mas a quantidade de siglas personalizadas dos fabricantes, de cada produto, é de pirar: toda hora tenho que ir num tal de Google para ler sobre o assunto.

Gostei do vídeo, mas o Tri me pareceu que é mais apropriado para velocidade, manobras rápidas e também mais frágeis, isso não é importante para mim. O Quad me pareceram mais para burro de carga, mais empuxo, percebe? Brigadão pela ajuda cara.


Misiukas,

Vou considerar suas sugestões. E é verdade mesmo: imagens onde ficam aparecendo partes do quad são muito amadoras. Eu dou mais importância ao conjunto de FPV do que ao próprio quad, ou seja, tentarei obter o melhor desse conjunto. Quero um gimbal de 3 eixo para poder usar mais a câmera do que propriamente movimentar o quad para posicionar a câmera, isso me dará mais "mobilidade artística" na captura de cenas.

Vlw pela ajuda, não se canse de me ajudar. hehehe
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Mauro não querendo bater na mesma tecla mas um gimbal de 3 eixos e mais indicado para um hexa ou um octo. Como quer algo "portátil" imagine o quadricoptero com aquelas patas altas e o gimbal pendurado em baixo, já virou um trambolho, imagine entrar num avião com isso, nem adianta ter os braços dobráveis.
Responder