P-47D hangar 9 20cc - Terminado a Montagem!

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:7fd53a79f1="Caveira Special Paint"][quote:7fd53a79f1="lanmrj"][quote:7fd53a79f1="Caveira Special Paint"]se for um DLE 20cc, uma 16x6 pode tirar o motor do giro...

use 17x6... abss[/quote:7fd53a79f1]

Luciano,

Explique esse tirar do giro?

Já usei em dois 20cc e nunca tive problemas, as rpm ficam dentro da especificação do fabricante!

Léo Miranda
Ps.: parabéns pelo resultado no top gun!!![/quote:7fd53a79f1]



Valeu Léo!

Vou dar uma explicação meio [u:7fd53a79f1]"tabajara"[/u:7fd53a79f1], mas quando me explicaram até que faz sentido!

O exercício consiste em pegar as hélices que vem no manual do DLE 20cc (ou de qq motor) e multiplicar o passo pelo diâmetro.
Do DLE20cc, são elas: 14x10, 15x8, 16x6, 16x8, 17x6

multiplicando o passo pelo diâmetro, vc vai chegar num número "X". vamos chamar esse numero "X" de sobrecarga ou esforço do motor!
Comparando os resultados, vc consegue saber quais destas hélices são mais "pesadas" (em empuxo/ sobrecarga do motor) e quais são mais leves!

14x10 = 140
15x8 = 120
16x6 = 96
16x8 = 128
17x6 = 102

por essa "teoria" da pra ver que a helice que seria mais "leve" é a 16x6. ou seja, nesse contexto, seria a helice que menos faria esforço no motor, o que subiria relativamente o RPM, podendo "tirar de giro" ou passando do limite de RPM do fabricante.

talvez nesse caso esteja dentro do giro ja que o fabricante da essa opção, masss, ja que temos "giro em sobra", eu colocaria uma 17x6, pois vc vai aumentar a área do fluxo da helice e manter o mesmo passo.

acho que o motor vai ficar mais eficiente, vai gerar mais fluxo de ar pra cauda...

como disse, não é nenhuma teoria da relatividade ou algo mega complexo, mas já pus a prova com um DLE55 e faz sentido!
claro que o desenho da hélice é mega importante... de uma XOAR pra uma ZINGER os RPMs do DLE55 variaram de 6600 a 6000.

serve pra ter uma idéia básica inicial!

PS: impotante: siga o diametro recomendado pelo fabricante... pois ja vi neguinho diminuindo o passo pra 4 e colocando uma helice diametro 20... ou seja, uma 20x4... apesar da conta ser "80", o diametro é muito grande e faz o motor trabalhar com muito esforço!

abraçosss[/quote:7fd53a79f1]

Luciano,

Eu não tive uma experiencia boa com a 17x6 no meu yak 20cc ... o aero ficou sem velocidade.

Com a 16x8 ele ficou perfeito.

No caso do P-47, optei por usar a 16x6 devido ele ser um aero .60 .... e já ficou bem rápido. Se eu colocar a 16x8 vai virar um foguete, ficando totalmente fora de escala.

Tenho uma 17x6 xing-ling ... vou usar ela e ver como irá ficar nesse aero ... deve ficar legal. Terei que verificar só a distancia para o chão ... no yak, que é um aero .120 ficou tão próxima que eu não podia dar uma quicada no pouso que tocar no chão e quebrava.

Eu não posso colocar uma hélice de passo maior que 6" .... o aero ficará estupidamente rápido, e completamente fora de escala.

Gostei da sua "teoria da relatividade" rsrsrsrs faz realmente sentido.

Léo Miranda.
Ps.: Mandei um calculo de esforço para servo pro seu email .... chegou a dar uma olhada? Bem útil
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:672c0de2ce="Metz"]Muito obrigado pelos esclarecimentos caveira! Eu tirei o DLE20 do meu P51 e atualmente estou usando ele em um Escapade .61, que na real o motor está bem forte pra ele. Estou esperando uma ampliação da nossa nova pista para poder voar o P51 de novo.
Me falaram pra colocar uma tripá pois com o trem original do escapade a hélice quase pega no chao quando o aero nivela na decolagem, tipo fica a uns 2cm do chao, qualquer pilonada e já trava a hélice.

Essa dica de medir empuxo com balança chinesa é uma boa!

Valeu Caveira!
Em tempo, curti mto seu aero que apareceu na revista. Até te add no face mas nao obtive resposta :P
Abraço![/quote:672c0de2ce]

acabei de ver no Face... estranho! nao tem nada!!
estou como Cavera Fernando no FB! abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

Luciano,

Eu não tive uma experiencia boa com a 17x6 no meu yak 20cc ... o aero ficou sem velocidade.

Com a 16x8 ele ficou perfeito.

No caso do P-47, optei por usar a 16x6 devido ele ser um aero .60 .... e já ficou bem rápido. Se eu colocar a 16x8 vai virar um foguete, ficando totalmente fora de escala.

Tenho uma 17x6 xing-ling ... vou usar ela e ver como irá ficar nesse aero ... deve ficar legal. Terei que verificar só a distancia para o chão ... no yak, que é um aero .120 ficou tão próxima que eu não podia dar uma quicada no pouso que tocar no chão e quebrava.

Eu não posso colocar uma hélice de passo maior que 6" .... o aero ficará estupidamente rápido, e completamente fora de escala.

Gostei da sua "teoria da relatividade" rsrsrsrs faz realmente sentido.

Léo Miranda.
Ps.: Mandei um calculo de esforço para servo pro seu email .... chegou a dar uma olhada? Bem útil[/quote]


Leo, sou o Fernando. o Luciano é outro cara!! rsrsrs!! =)

exatamente... qto menor o passo, menor a velocidade.
o passo representa quanto o aero vai "percorrer" em 1 volta da hélice.
na teoria (de novo), uma helice com passo 6, o aero percorre 6 polegadas em 1 volta de helice.
na passo 8, percorre 8... matematicamente, o aero com uma helice passo o 8 ira percorrer 33,3% mais metros do que a passo 6, por isso fica mais rapido.

é que aero pequeno acrobatico nao da pra usar passo pequeno, realmente fica uma b***a... ja nos acima de 50cc ai fica melhor.

nos aeros escala, o aviao real nao era um "foguete" como vc mencionou ai... eram beeeem lentos... por isso uma passo 6 fica bom nesse caso...
o diametro 17 é pra vc ganhar performance!

eu vi seu mail do calculo!! sensacional!!
ainda to quebrando a cabeça pra entender direito!! kkkkk!!

absss
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

Galera, seguinte!

chegou a hora!!
nada de ficar com os escalas na parede!!!!

Etapa do Campeonato brasileiro de Escala
a categoria iniciante vai estar disponivel tb. Qualquer ARF pode entrar nessa categoria. só precisa trazer 1 foto do aviao!


http://escala-brasil.com/

[img:7f0a02e2d8]https://scontent-b-ord.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t1.0-9/10273500_593734754075649_739541008802625676_n.jpg[/img:7f0a02e2d8]
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

[quote:1cfa5b4055="Caveira Special Paint"]acabei de ver no Face... estranho! nao tem nada!!
estou como Cavera Fernando no FB! abs[/quote:1cfa5b4055]

Bom, eu tinha adicionado um perfil que tem o seu nome completo, e nao o Cavera Fernando hehehe Deve ser por isso. Agora adicionei o perfil correto. Dá uma verificada hahaha Abraço!
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Bom Pilotos, quase lenha, pouso digno de um warbird solando o chão!...fiz outro vôo depois de add 180gr chumbo na frente, ficou show aero, bem na mão, pouso flapeado só ajustar a hora de torcar o chão, porém em uma outra decolagem fazendo circuitos fiquei sem acelerador e motor a pleno, ainda bem que tinha tirado a mola, fiquei fazendo círculos até esgotar o combustível, trouxe pra pista mas tocou forte arrancando o "pino fusível" do strut, arranhado no cowl, amassado no escape e abriu um pouco, não sei se tem alguém que solde, os pinos dos struts e a ponta de uma asa raspada, tudo recuperável, desmontei tudo pq o servo do acelerador fica por baixo do tanque, o montante do servo tinha saído, e lá tinha apenas aplicado umas gotas de CA fina para reforçar quando deveria ter reforçado com epoxy, pois 3mm apenas de madeira q é fixada no kit é sacanagem da H9, enfim, agora é conseguir 2 pinos fusíveis e dar uma garibada nas escoriadas.

Fica a dica, reforcem sempre não só a firewall mas as mesas dos servos!!!
bruno_fernandes
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Sex Jul 23, 2010 10:23 am

Mensagem por bruno_fernandes »

Fala Adriano tudo certo? Rapaz lendo seu post me lembrei e me preocupei com uma coisa... Um amigo montou esse mesmo kit, acho que no terceiro voo o avião pousou meio doido, quase sem comando de aileron, acabamos jogando a culpa nesse amigo falando que foi cagada dele e dando boas risadas. Bom uns 15 dias depois, o avião estava na carretinha do dono e um amigo que não tinha visto o avião ainda, chega pra ele e questiona po João avião na carretinha sem servos, monta ele logo... Achei ate que era brincadeira e fui ver, quando mexi na superfície do aileron, a impressão que deu é que realmente estava sem servos... Bom resumindo, fui tirar o aquela mesinha do servo e pra minha surpresa? o montante onde é parafusado o servo avia se descolado da mesinha, o servo ficou praticamente solto dentro da asa do avião. Segue a dica, confira todos os montantes de servos, e se possível reforce também. Vou sugerir ao me amigo que também o faça. Espero ter ajudado. E parabéns alem de bonito voa muito bem o aviao. Abracos
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

[quote=" servos, e se possível reforce também. Vou sugerir ao me amigo que também o faça. Espero ter ajudado. E parabéns alem de bonito voa muito bem o aviao.[/quote]



Valeu Bruno vou conferir mas os da asa eu tinha passado epoxy, o meu acelerador também soltou, o que não me deixou Frustrado, foi por Um erro
Na fabricação e não na minha montagem por ser a primeira, e realmente ele
Voa muito bem.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:a9316345aa="Caveira Special Paint"]Luciano,

Eu não tive uma experiencia boa com a 17x6 no meu yak 20cc ... o aero ficou sem velocidade.

Com a 16x8 ele ficou perfeito.

No caso do P-47, optei por usar a 16x6 devido ele ser um aero .60 .... e já ficou bem rápido. Se eu colocar a 16x8 vai virar um foguete, ficando totalmente fora de escala.

Tenho uma 17x6 xing-ling ... vou usar ela e ver como irá ficar nesse aero ... deve ficar legal. Terei que verificar só a distancia para o chão ... no yak, que é um aero .120 ficou tão próxima que eu não podia dar uma quicada no pouso que tocar no chão e quebrava.

Eu não posso colocar uma hélice de passo maior que 6" .... o aero ficará estupidamente rápido, e completamente fora de escala.

Gostei da sua "teoria da relatividade" rsrsrsrs faz realmente sentido.

Léo Miranda.
Ps.: Mandei um calculo de esforço para servo pro seu email .... chegou a dar uma olhada? Bem útil[/quote:a9316345aa]


Leo, sou o Fernando. o Luciano é outro cara!! rsrsrs!! =)

exatamente... qto menor o passo, menor a velocidade.
o passo representa quanto o aero vai "percorrer" em 1 volta da hélice.
na teoria (de novo), uma helice com passo 6, o aero percorre 6 polegadas em 1 volta de helice.
na passo 8, percorre 8... matematicamente, o aero com uma helice passo o 8 ira percorrer 33,3% mais metros do que a passo 6, por isso fica mais rapido.

é que aero pequeno acrobatico nao da pra usar passo pequeno, realmente fica uma b***a... ja nos acima de 50cc ai fica melhor.

nos aeros escala, o aviao real nao era um "foguete" como vc mencionou ai... eram beeeem lentos... por isso uma passo 6 fica bom nesse caso...
o diametro 17 é pra vc ganhar performance!

eu vi seu mail do calculo!! sensacional!!
ainda to quebrando a cabeça pra entender direito!! kkkkk!!


absss[/quote]

Fernando, foi mal a confusão no nome, é que tem um malandro aqui, apelido caveirinha, nome, Luciano ... por isso a confusão na minha cabeça.

É muita caveira para pouco cemitério rsrs.

Cara, vi vossa excelência usando uma tripá 15x7 em um hellcat com 20cc ... já entendi que o sr. gostou do resultado.

A pergunta é a seguinte, como pintou ela ???? Usou o spray de lata preto direto na hélice ou usou alguma coisa antes de fazer a pintura ?

Vou usar ela no P-47 ... a 16x8 virou um foguete ...

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

Fala Leo, blz??

kkkk, normal...


sim, as tripás normalmente tem uma performance pior que as outras...
a aparencia escala fica legal, mas a performance cai...

como no meu Hellcat o DLE20cc tb tinha ficado estupidamente forte, a tripá ficou boa...

pintei com tinta spray o centro (ficou prata) e tinta tamya amarela as pontas...

absss

[img:9c760e2290]https://scontent-a-ord.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t1.0-9/555381_1446274418932085_963360587_n.jpg[/img:9c760e2290]
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Responder