Spitfire 1/9 Depron
- Miguíth
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- Registrado em: Sáb Ago 16, 2014 12:11 pm
- Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!
Vai uma dica...
no lugar de riscar o deprom pra fazer as curvas, ascenda uma vela ou vai no fogão mesmo, mantenha a peça que vc desejar fazer a curva à uma distância de pelo menos 80cm, 1m.
faça a curva desejada e segure por uns cinco a dez segundos e pronto.
É mais eficiente e não tira a resistência da peça.
no lugar de riscar o deprom pra fazer as curvas, ascenda uma vela ou vai no fogão mesmo, mantenha a peça que vc desejar fazer a curva à uma distância de pelo menos 80cm, 1m.
faça a curva desejada e segure por uns cinco a dez segundos e pronto.
É mais eficiente e não tira a resistência da peça.
[quote:9122e8035d="Miguíth"]Vai uma dica...
no lugar de riscar o deprom pra fazer as curvas, ascenda uma vela ou vai no fogão mesmo, mantenha a peça que vc desejar fazer a curva à uma distância de pelo menos 80cm, 1m.
faça a curva desejada e segure por uns cinco a dez segundos e pronto.
É mais eficiente e não tira a resistência da peça.[/quote:9122e8035d]
Blz, vou tentar fazer assim na próxima peça, já tentei fazer no vapor da chaleira, mas não tinha dado muita diferença, esse depron de 2mm eh difícil de trabalhar pra fazer a fuselagem pq ele cria dobras, e não tem parede suficiente para lixar, o ideal seria o de 3mm, mas não achei.
no lugar de riscar o deprom pra fazer as curvas, ascenda uma vela ou vai no fogão mesmo, mantenha a peça que vc desejar fazer a curva à uma distância de pelo menos 80cm, 1m.
faça a curva desejada e segure por uns cinco a dez segundos e pronto.
É mais eficiente e não tira a resistência da peça.[/quote:9122e8035d]
Blz, vou tentar fazer assim na próxima peça, já tentei fazer no vapor da chaleira, mas não tinha dado muita diferença, esse depron de 2mm eh difícil de trabalhar pra fazer a fuselagem pq ele cria dobras, e não tem parede suficiente para lixar, o ideal seria o de 3mm, mas não achei.
Pilotar é como lutar boxe... se baixar a guarda.. é lona!
Devagar mais ta indo hehe... Mais um adiantada no projeto:
Editado pela última vez por Cassiotk em Seg Dez 21, 2015 10:29 pm, em um total de 1 vez.
Pilotar é como lutar boxe... se baixar a guarda.. é lona!
A construção está indo bem, mas tem uns poréns.
Primeiro, vi que colocaste dois servos na cauda para leme e profundor.
Centralizou os servos para fazer a linkagem com as superfícies de comando?
Centrar os servos é ligar eles no receptor, ligar o rádio com todas as mixagens e funções desabilitadas, trims e subtrims todos zerados, ligar o receptor e deixar os servos irem para a posição central e só então colocar os braços dos servos e ligar os pushrods nos horns do leme e profundores de modo que eles estejam centrado a fuselagem, aí sim terá os servos centrados corretamente, pois se depender dos ajustes do rádio para isso, irá deixar os braços dos servos fora do 90° exigidos para ter comando igual para ambos os lados.
Vi também que fechou a fuselagem na cauda.
Tem alguma porta para manutenção dos servos?
Tem que ter acesso aos servos, pois certamente irá precisar trocá-los um dia, principalmente após um pouso mal sucedido, temos que verificar todos os servos antes do próximo voo.
Outro detalhe, aeromodelos pequenos não é recomendado ter servos na cauda devido ao peso dos servos, mesmo que sendo de 9g cada um (que na verdade tem 12g), pois na cauda um grama a mais é difícil de ser corrigido com lastro no nariz, pois é o princípio da alavanca ja que o equilíbrio (CG) do aeromodelo está mais para a frente do que para trás e cauda pesada, exige muito lastro no nariz para acertar CG e nariz pesado, mínima coisa de lastro na cauda resolve.
Por isso é que aeromodelos pequenos não é recomendado o uso de servos na cauda e sim bem próximo ao CG do aeromodelo.
De preferência da linha do CG para a frente.
Primeiro, vi que colocaste dois servos na cauda para leme e profundor.
Centralizou os servos para fazer a linkagem com as superfícies de comando?
Centrar os servos é ligar eles no receptor, ligar o rádio com todas as mixagens e funções desabilitadas, trims e subtrims todos zerados, ligar o receptor e deixar os servos irem para a posição central e só então colocar os braços dos servos e ligar os pushrods nos horns do leme e profundores de modo que eles estejam centrado a fuselagem, aí sim terá os servos centrados corretamente, pois se depender dos ajustes do rádio para isso, irá deixar os braços dos servos fora do 90° exigidos para ter comando igual para ambos os lados.
Vi também que fechou a fuselagem na cauda.
Tem alguma porta para manutenção dos servos?
Tem que ter acesso aos servos, pois certamente irá precisar trocá-los um dia, principalmente após um pouso mal sucedido, temos que verificar todos os servos antes do próximo voo.
Outro detalhe, aeromodelos pequenos não é recomendado ter servos na cauda devido ao peso dos servos, mesmo que sendo de 9g cada um (que na verdade tem 12g), pois na cauda um grama a mais é difícil de ser corrigido com lastro no nariz, pois é o princípio da alavanca ja que o equilíbrio (CG) do aeromodelo está mais para a frente do que para trás e cauda pesada, exige muito lastro no nariz para acertar CG e nariz pesado, mínima coisa de lastro na cauda resolve.
Por isso é que aeromodelos pequenos não é recomendado o uso de servos na cauda e sim bem próximo ao CG do aeromodelo.
De preferência da linha do CG para a frente.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
ok, vamos por partes:
Centralizou os servos para fazer a linkagem com as superfícies de comando?
[b:687dd3fe3a] Sim, zerei os trims e subtrims antes. [/b:687dd3fe3a]
Vi também que fechou a fuselagem na cauda.
Tem alguma porta para manutenção dos servos?
[b:687dd3fe3a] Ainda não tem, mas já deixei pronto para o dia que precisar, apenas recortar o depron ao lado no servo para troca-lo,inclusive com a extenção do fio com uma sobra para poder puxar o servo e desconectar. E os servos estão parafusados, q fica fácil para trocar. [/b:687dd3fe3a]
Outro detalhe, aeromodelos pequenos não é recomendado ter servos na cauda devido ao peso dos servos, mesmo que sendo de 9g cada um (que na verdade tem 12g), pois na cauda um grama a mais é difícil de ser corrigido com lastro no nariz, pois é o princípio da alavanca ja que o equilíbrio (CG) do aeromodelo está mais para a frente do que para trás e cauda pesada, exige muito lastro no nariz para acertar CG e nariz pesado, mínima coisa de lastro na cauda resolve.
Por isso é que aeromodelos pequenos não é recomendado o uso de servos na cauda e sim bem próximo ao CG do aeromodelo.
De preferência da linha do CG para a frente.
[b:687dd3fe3a]Correto, inclusive na primeira página, na fotos dos servos, tem um comentário meu, onde eu troquei aquele servo branco por um de metal gear, para o profundor, e recoloquei ele mais para frente, próximo ao bordo de fuga da raiz da asa, já fiz o teste do CG com a bateria no nariz, e ainda vai ter uma folga para ela correr mais para frente ainda, isso q ainda falta o depron da fuselagem do nariz, que ainda vai agregar mais um pesinho à frente. [/b:687dd3fe3a]
Mais é isso ai Papalegua, fica de olho mesmo, qualquer crítica, mesmo que seja coisa pouca pode cobrar :)
Abraço!
Centralizou os servos para fazer a linkagem com as superfícies de comando?
[b:687dd3fe3a] Sim, zerei os trims e subtrims antes. [/b:687dd3fe3a]
Vi também que fechou a fuselagem na cauda.
Tem alguma porta para manutenção dos servos?
[b:687dd3fe3a] Ainda não tem, mas já deixei pronto para o dia que precisar, apenas recortar o depron ao lado no servo para troca-lo,inclusive com a extenção do fio com uma sobra para poder puxar o servo e desconectar. E os servos estão parafusados, q fica fácil para trocar. [/b:687dd3fe3a]
Outro detalhe, aeromodelos pequenos não é recomendado ter servos na cauda devido ao peso dos servos, mesmo que sendo de 9g cada um (que na verdade tem 12g), pois na cauda um grama a mais é difícil de ser corrigido com lastro no nariz, pois é o princípio da alavanca ja que o equilíbrio (CG) do aeromodelo está mais para a frente do que para trás e cauda pesada, exige muito lastro no nariz para acertar CG e nariz pesado, mínima coisa de lastro na cauda resolve.
Por isso é que aeromodelos pequenos não é recomendado o uso de servos na cauda e sim bem próximo ao CG do aeromodelo.
De preferência da linha do CG para a frente.
[b:687dd3fe3a]Correto, inclusive na primeira página, na fotos dos servos, tem um comentário meu, onde eu troquei aquele servo branco por um de metal gear, para o profundor, e recoloquei ele mais para frente, próximo ao bordo de fuga da raiz da asa, já fiz o teste do CG com a bateria no nariz, e ainda vai ter uma folga para ela correr mais para frente ainda, isso q ainda falta o depron da fuselagem do nariz, que ainda vai agregar mais um pesinho à frente. [/b:687dd3fe3a]
Mais é isso ai Papalegua, fica de olho mesmo, qualquer crítica, mesmo que seja coisa pouca pode cobrar :)
Abraço!
Opa.. tudo bom Pastel? Na verdade esse é meu terceiro aero q estou construindo, o primeiro foi um Corsair, com o estilo de construção parecido com este, e o segundo foi um Ugly Stick, ambos postados aki no forum. Qto ao material da fuselagem, acho ruim fazer com um material menos resistente, visto que é ele que da resistência a torção na fuselagem ( antes de revestir a fuselagem, ela fica bem fragil a torções). O ideal seria o depron de 3mm, mas como não achei usei o de 2mm mesmo.