Vamos falar sobre "Automodelismo de Fenda"
- Paulinho
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Vamos falar sobre "Automodelismo de Fenda"
Turma, acho que deveríamos ter matérias sobre esta modalidade que é muito antiga e muito competitiva, duvido que uma boa parte de usuários não teve um autorama por exemplo... Tenho certeza de que tem muita coisa a ser comentada e documentada, novidades, inclusive sobre pistas e campeonatos em todo nosso território ou fora dele.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
- Douglas Lenz
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Bah Paulinho.
Meu breve relato:
Já competi muito com automodelismo de fenda, de 1992 a 1995 ou 96.
Tenho até hoje na casa de um amigo minha caixa com tudo que tinha na época.
O que tinha de mais potente nesta época eram os MURA 27, eu só tinha um MURA 12 um MURA 0 e um PARMA. Estive visitando uma pista a algum tempo e percebi que meu carro mais veloz hoje é mediano pra baixo em comparação com o carro de acesso.
Como em todos os segmentos a evolução dos materiais e equipamentos e logicamente valores tudo ficou melhor, mais rápido e mais caro.
Mas é um hobby espetacular e muito competitivo nas suas mais diversas categorias,
Meu breve relato:
Já competi muito com automodelismo de fenda, de 1992 a 1995 ou 96.
Tenho até hoje na casa de um amigo minha caixa com tudo que tinha na época.
O que tinha de mais potente nesta época eram os MURA 27, eu só tinha um MURA 12 um MURA 0 e um PARMA. Estive visitando uma pista a algum tempo e percebi que meu carro mais veloz hoje é mediano pra baixo em comparação com o carro de acesso.
Como em todos os segmentos a evolução dos materiais e equipamentos e logicamente valores tudo ficou melhor, mais rápido e mais caro.
Mas é um hobby espetacular e muito competitivo nas suas mais diversas categorias,
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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[quote:44078bde3d="roddrigo"]Na minha infância (anos 80) tinha a Sebring na Rua Augusta que era de babar! Eu tinha um Mabush e ficava sonhando com os Mura da vida... kkkkk. Bons tempos!!![/quote:44078bde3d]
Então nos cruzamos. Eu tinha parma e mura green. Enfiei o carro na mão de um cara que se meteu a pegar o carro na pista que até hoje me
lembro do estrago na mão do sujeito.
Então nos cruzamos. Eu tinha parma e mura green. Enfiei o carro na mão de um cara que se meteu a pegar o carro na pista que até hoje me
lembro do estrago na mão do sujeito.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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[quote:da41347125="roger_fci"]Comecei com os motores Parma, passei pelos Mabush até chegar no tão sonhado Mura 20, frequentei mto a Pista do Parque do Ibirapura, e uma pista em SP no bairro do Tatuapé q ñ recordo o nome.
Bons tempos, onde a única preocupação era com a escola e meus carros, aprendi mto com esse hobby.[/quote:da41347125]
Parolu... Ou seria parolo???
Bons tempos, onde a única preocupação era com a escola e meus carros, aprendi mto com esse hobby.[/quote:da41347125]
Parolu... Ou seria parolo???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Causos do Automodelismo de Fenda...
Automodelismo de fenda foi meu primeiro hobby. Tenho boas recordações.
Comprei meu primeiro slot car de um amigo na pista de Santo André .
Acho que o nome da pista era Talladega.
Era um escala 1/32 com bolha vintage e motor Mabuchi série verde.
Na época (1984) se falava nos motores Mura , Bob Green, bolhas com asas laterais e tal.
Anos depois conheci as pistas Parolu (na Sto Amaro), a Sebring (na Augusta) e a Monza(na Vila Mariana, hoje em Moema).
O mestre Paulo da Parolu trocava um motor de slot car (dessoldar um motor, soldar outro motor no chassi, alinhando coroa e pinhãoi e soldar os rabichos na guia) em menos de 20 segundos.
Mas foi na extinta pista da Detroit da vila Sta Catarina que realmente curti esse hobby.
O pessoal de lá andava de parma 16D e grupo 0 Proslot(sem asa).
Asa na bolha e glub na pista é pra quem não tem dedo pra controlar o carro nas curvas, mas tem dinheiro pra gastar com equipamento de ponta.
Se gostasse de asa, eu ia andar de grupo 7 (força livre).
Aceleração de 0 a 100Km/h em 0,1s e 170Km/h num final de reta de 12 metros.
Pra quem não conhece, um motor grupo 7 de ponta gira a quase 200 Krpm (isso mesmo, duzentos mil rotações) e tem imãs de samário-cobalto que suportam até 450°C sem desmagnetizar.
Tinha motor de classificação (tomada de tempo) que era construído para apenas uma volta! Não tinha volta de aquecimento, nem segunda chance...
Se pensarmos em proporções de escala, o autorama ainda é o veículo terrestre mais rápido do mundo.
Mas se eu tivesse o conhecimento sobre motores que adquiri com o aeromodelismo na época do autorama, teria vencido muito mais provas nos campeonatos internos da loja.
Ainda tenho minha mala de slot car e de vez em quando olho pra ela com saudades.
Penso em voltar algum dia, ainda mais com a dificuldade de se encontrar lugares pra voar dentro de Sao Paulo. Mas aí, penso no transito pra chegar até a loja, nos horarios das corridas (terminavam por volta meia-noite), blá, blá, blá.
É... tá dificil. acho que vou mudar pra plastimodelismo!! rsrs.
Comprei meu primeiro slot car de um amigo na pista de Santo André .
Acho que o nome da pista era Talladega.
Era um escala 1/32 com bolha vintage e motor Mabuchi série verde.
Na época (1984) se falava nos motores Mura , Bob Green, bolhas com asas laterais e tal.
Anos depois conheci as pistas Parolu (na Sto Amaro), a Sebring (na Augusta) e a Monza(na Vila Mariana, hoje em Moema).
O mestre Paulo da Parolu trocava um motor de slot car (dessoldar um motor, soldar outro motor no chassi, alinhando coroa e pinhãoi e soldar os rabichos na guia) em menos de 20 segundos.
Mas foi na extinta pista da Detroit da vila Sta Catarina que realmente curti esse hobby.
O pessoal de lá andava de parma 16D e grupo 0 Proslot(sem asa).
Asa na bolha e glub na pista é pra quem não tem dedo pra controlar o carro nas curvas, mas tem dinheiro pra gastar com equipamento de ponta.
Se gostasse de asa, eu ia andar de grupo 7 (força livre).
Aceleração de 0 a 100Km/h em 0,1s e 170Km/h num final de reta de 12 metros.
Pra quem não conhece, um motor grupo 7 de ponta gira a quase 200 Krpm (isso mesmo, duzentos mil rotações) e tem imãs de samário-cobalto que suportam até 450°C sem desmagnetizar.
Tinha motor de classificação (tomada de tempo) que era construído para apenas uma volta! Não tinha volta de aquecimento, nem segunda chance...
Se pensarmos em proporções de escala, o autorama ainda é o veículo terrestre mais rápido do mundo.
Mas se eu tivesse o conhecimento sobre motores que adquiri com o aeromodelismo na época do autorama, teria vencido muito mais provas nos campeonatos internos da loja.
Ainda tenho minha mala de slot car e de vez em quando olho pra ela com saudades.
Penso em voltar algum dia, ainda mais com a dificuldade de se encontrar lugares pra voar dentro de Sao Paulo. Mas aí, penso no transito pra chegar até a loja, nos horarios das corridas (terminavam por volta meia-noite), blá, blá, blá.
É... tá dificil. acho que vou mudar pra plastimodelismo!! rsrs.
Junior
[quote:30236082c7="Cmte. Salgado"]Adoro slot car tenho 20 carros replicas 1/32 alem do autorama em casa, já questionei a turma do autorama sobre a substituição dos motores escovados belos BL mas ainda não emplacou.[/quote:30236082c7]
Fala, Comte. Salgado! Quanto tempo, hein?
Legal que vc ainda mantem o "comandante" no nick desde aqueles tempos de Paca.
O automodelismo de fenda ainda continua evoluindo, mas a mudança de tecnologia para brushless não traria benefícios.
Primeiro, pelo tipo de alimentação na própria pista.
Segundo, que induzido rotativo é melhor pra eficiencia do motor nesta categoria.
Mas quando estava saindo desse hobby, o pessoal estava começando a usar aceleradores por controle de PWM, sistema usado nos antigos ESCs da GWS para motores escovados (2003??).
Um forte abaraço!
Fala, Comte. Salgado! Quanto tempo, hein?
Legal que vc ainda mantem o "comandante" no nick desde aqueles tempos de Paca.
O automodelismo de fenda ainda continua evoluindo, mas a mudança de tecnologia para brushless não traria benefícios.
Primeiro, pelo tipo de alimentação na própria pista.
Segundo, que induzido rotativo é melhor pra eficiencia do motor nesta categoria.
Mas quando estava saindo desse hobby, o pessoal estava começando a usar aceleradores por controle de PWM, sistema usado nos antigos ESCs da GWS para motores escovados (2003??).
Um forte abaraço!
Junior
- Marco Antonio
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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