Hélice hexa Tarot 680pro

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Hélice hexa Tarot 680pro

Mensagem por Homerander »

Estou montando um Hexa Tarot 680pro, com uma configuração 6s, motores de 360kv, esc de 40A, baterias de 5.000mha e uma de 16.000mha tatu.

minha duvida e a seguinte, o meu kit suporta no máximo hélices de 13" ja no limite do frame, o motor recomenda helices de 14" ou 15", existe algum problema em usar helices de 12" e 13" nesse equipamento? as hélices sao de 12" x 6.0 e 13" x 6,5, o equipamento nao vai levar muito peso, somente um gimbal 3d e uma go pro, com kit de fpv!

Aguado sugestões !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Permita-me dizer, mas se o frame suporta hélices de no máximo 13 polegadas, voc
ê deveria ter escolhido motores que aceitem hélices de 13 polegadas e não mais que isso.
Se já tinha os motores, deveria ter escolhido um frame que suportasse hélices de 15 polegadas.
Se não tem, é melhor comprar todo um equipamento novo e não tentar aproveitar algo que é incompatível.
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

então, por incrível que pareça eu pequei um kit de frame esc e motor juntos, e so depois eu me dei conta desse detalhe da recomendação das hélices,

segue o kit

http://www.infinity-hobby.com/main/product_info.php?cPath=239_237&products_id=10871


os produtos ja foram pedidos e estao vindo por transporte naval, direto em minha empresa (empresa no Paraguai) minha duvida e o quanto as helices pequenas influenciam em um motor de baixo kv e alto torque como este? e se isso e prejudicial ao voo do equipamento, tendo em vista que nao vou carregar muito peso.
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Depende do peso final do equipamento tenho um frame parecido FY690S com motores SunnySky V3508-380Kv vou utiliza hélice de 13x5.5. Uma alternativa é usar braços de 333mm que dá para mintar hélice de 15"
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:f66bff1d45="Homerander"]então, por incrível que pareça eu pequei um kit de frame esc e motor juntos, e so depois eu me dei conta desse detalhe da recomendação das hélices,

segue o kit

http://www.infinity-hobby.com/main/product_info.php?cPath=239_237&products_id=10871


os produtos ja foram pedidos e estao vindo por transporte naval, direto em minha empresa (empresa no Paraguai) minha duvida e o quanto as helices pequenas influenciam em um motor de baixo kv e alto torque como este? e se isso e prejudicial ao voo do equipamento, tendo em vista que nao vou carregar muito peso.[/quote:f66bff1d45]

Acontece, já cometi erros também e isso me fez prestar atenção em kits que são montados por pessoas leigas no modelismo.
Montam equipamentos visando lucro e isso não é somente no Brasil, temos fora daqui gente que aprendeu o jeitinho brasileiro.
Temos que prestar atenção nos detalhe de kits que muitas vezes tem um ou outro item ruim ou incompatível com o conjunto.
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

Ate agora não consegui ajuda no meu problema, o que quero saber e quais os problemas em usar uma helice menor que a recomendada para esse motor? uma vez que esse motor e para um equipamento pesado e no meu caso nao ira levar mais que uma gopro e um gimbal.
Com relação ao erro da escolha do kit eu nao tive escolha, tinha que comprar em Taiwan e a unica loja decente que encontrei foi essa, nao havia mais opcoes de motores 6s, então resolvei montar esse mesmo, nao sou leigo em modelismo nao, sou helimodelista e já fui automodelista, nos multimotores estou iniciando mas o basico eu dou conta.
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Tenho um quadri com motores similares a esse seu e testei com hélices de 17 (multi fica bobo), de 15 (ficou bom) e de 13 (ficou muito fraco, instável).

Penso que no seu caso seu equipamento ficará fraco tornando-se instável.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Mensagem por Piradrone »

Na prática não terá problemas que causem risco ao equipamento. As hélices menores farão com que os motores trabalhem com maior RPM para ter o mesmo empuxo, mas se tem certeza que o conjunto ficará mais leve que o projeto original, que deve ter sido feito para carregar uma câmera mais pesada, então já é um atenuante.

Pior seria se utilizasse um motor com KV alto demais e uma hélice "pesada" para esse motor, tipo um motor de 1100KV com hélice de 12". Aí sim a coisa fica perigosa, porque a corrente aumenta muito e sobreaquece tanto o motor quanto o ESC.

No seu caso, como a hélice é ligeiramente menor que o ideal, mas o motor tem reserva de torque para tocar uma hélice mais pesada, você apenas sentirá que a autonomia será um pouco menor do que o conjunto hélice/motor ideal, pois o motor irá trabalhar numa área de eficiência mais baixa...

Se o empuxo for insuficiente para um vôo bom (ter que levantar muito o throttle para ele decolar) então somente trocando as hélices conseguirá readequar o conjunto.
Angelo_Tradewind
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Seg Mai 24, 2010 12:19 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Angelo_Tradewind »

Qual Motor pretende usar ?
Já Viu as especificações pra ver quanto vai dar de empuxo com 6s e helices de 13" ?

Eu estou montando meu 1º quad com Sunnysky V3508-29 380kv motor . Ele roda com prop de 10 a 15". Meu projeto tem a limitação de helices de 12" e fazendo os calculos (embora bem inseguro) cheguei a conclusão que esses motores estavam de bom tamanho, desde que fosse com 6s, helices de 12x3,8 e peso maximo na casa dos 2,5kg. Com isso terei uma autonomia de aproximadamente 30mins com uma 10A.
Avatar do usuário
Homerander
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Nov 23, 2011 4:12 pm
Localização: Foz do Iguaçu, Parana

Mensagem por Homerander »

[quote:d11e1eb055="Angelo_Tradewind"]Qual Motor pretende usar ?
Já Viu as especificações pra ver quanto vai dar de empuxo com 6s e helices de 13" ?

Eu estou montando meu 1º quad com Sunnysky V3508-29 380kv motor . Ele roda com prop de 10 a 15". Meu projeto tem a limitação de helices de 12" e fazendo os calculos (embora bem inseguro) cheguei a conclusão que esses motores estavam de bom tamanho, desde que fosse com 6s, helices de 12x3,8 e peso maximo na casa dos 2,5kg. Com isso terei uma autonomia de aproximadamente 30mins com uma 10A.[/quote:d11e1eb055]


Esse e o motor:

http://www.infinity-hobby.com/main/product_info.php?cPath=239_237&products_id=9542&osCsid=6a721420a9bd988b3b4e8cb30fe688bb


Esse e o esc:

http://www.infinity-hobby.com/main/product_info.php?cPath=239_237&products_id=10924&osCsid=6a721420a9bd988b3b4e8cb30fe688bb

nao fiz o calculo, e tambem fora o hexa e o fpv fat shark ele vai levar um gimbal zenmuse 3d e uma gopro, somente isso!
Responder