Porque meu ESC Torrou?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Mensagem por FernandoArt »

[quote:157a05edd5="Marceloducoro"]Regra basica da eletrônica, 2 bateria em paralelo aumentam a corrente e também a capacidade de descarga, no caso 2 baterias de 3S, 2200 com 30 C em paralelo formam um pack de de 3S, 4400 e 60 C. No caso se elas fossem montados em série formariam um pack de 6S, 2200 e 30 C de descarga.[/quote:157a05edd5]
Na minha concepção também, mas como o nosso amigo Laércio diz não aumentar o "C" agora fiquei na sinuca hehehe...
Marceloducoro
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Ter Out 08, 2013 5:19 pm
Localização: Coromandel, MG

Mensagem por Marceloducoro »

Então tenho que estudar essa nova regra.....pois como eu estudei há muitos anos atrás podem ter mudado.
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

[quote:4f1fd98f9a="LaercioLMB"]
Não aumenta a descarga dela, se é 30C, vai continuar sendo 30C e não 60C nem 90C ou seja lá o que for.
Você pode fazer um pack 12S 12P que não vai aumentar se cada célula for de 30C de descarga ou seja lá qual for, 20C, 40C, 60C, não importa.
[/quote:4f1fd98f9a]

http://batteryuniversity.com/learn/article/serial_and_parallel_battery_configurations
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tá difícil de vocês entenderem.
Série aumenta a tensão e mantém a corrente, paralelo aumenta a corrente e mantém a tensão. Até aí creio que você entenderam bem, dois packs de baterias 2200 mA ligados em paralelo, aumentam para 4400 mA, isso não restam dúvidas, agora vocês acham que irá aumentar a capacidade de descarga de 30C para 60C?
A corrente será drenada simultaneamente de ambos os packs e sendo assim, não irá fazer com que cada um deles passe a suportar 60C.

Tem vários sites falando da capacidade de armazenagem da bateria aumentar quando ligadas em paralelo, mas nenhum fala que a bateria irá suportar maior esforço por estar em paralelo, só irá durar mais tempo, nada mais.


Se "alguém" me provar que em paralelo aumenta também o C das baterias, mudarei de ideia, afinal, estamos sempre aprendendo, mas até agora só foram mostrados exemplos de aumentar a capacidade das baterias, nada mais que isso.
Aumentar a capacidade de uma bateria só fará ele durar por mais tempo e não suportar maior carga de trabalho.


O que se poderia imaginar, seria de 2200 X 30 = 66000 e 4400 X 30 = 132000.
Vejam que aumentou a descarga de 66000 para 132000 e não de 30C para 60C.
Se vocês multiplicarem 44000 X 60 = 264000, acho meio difícil do pack suportar isso.
Pois essa corrente toda será drenada de ambos os packs ao mesmo tempo.
Pela lógica até daria certo, mas sabemos que sempre um pack é mais sobrecarregado que o outros e um dos motivos é a resistência interna de cada célula que sabemos que packs de baixa qualidade, a resistência interna das células varia muito.

Cada célula é de 30C e não o conjunto somado dá isso e não importa se estão ligados em série ou em paralelo, se aumentarmos a carga em cada célula, certamente elas não irão durar.

Por motivos como esses é que vemos tantos packs de baterias inchados e durando pouco ou dando problemas em pouco tempo.


Se pode ver claramente no site indicado as ligações em série, em paralelo e em série / paralelo, mas nenhuma delas fala que aumenta o C do conjunto, somente a capacidade de armazenamento de carga, ou seja, pegaram dois tanques de 1000 litros e passaram a ter 2000 para o uso, nada mais que isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Ahhhh sim... C é relativo à capacidade nominal das células, portanto, de fato não muda.

Uma bateria de 1000mAh e 10C é capaz de entregar 10.000mA (ou 10A) durante 1/10h (6 minutos). Ao ligarmos duas dessas em paralelo, teremos 2000mAh ou 20A durante 6 minutos. Dobramos a capacidade, mas continuamos com 10C :)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2177fd59e7="DMZamora"]Ahhhh sim... C é relativo à capacidade nominal das células, portanto, de fato não muda.

Uma bateria de 1000mAh e 10C é capaz de entregar 10.000mA (ou 10A) durante 1/10h (6 minutos). Ao ligarmos duas dessas em paralelo, teremos 2000mAh ou 20A durante 6 minutos. Dobramos a capacidade, mas continuamos com 10C :)[/quote:2177fd59e7]

Exato.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Marceloducoro
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Ter Out 08, 2013 5:19 pm
Localização: Coromandel, MG

Mensagem por Marceloducoro »

A célula não aumenta a capacidade mas quando se coloca 2 ou mais em paralelo aumenta sim a capacidade de corrente fornecida. Ex: no som automotivo coloca se baterias em paralelo para conseguir maior corrente, e por ai vai.....
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 149
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Estamos todos dizendo a mesma coisa com palavras diferentes. Já deu, não?
Marceloducoro
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Ter Out 08, 2013 5:19 pm
Localização: Coromandel, MG

Mensagem por Marceloducoro »

Para resolver o problema de associação de baterias leiam este arquivo, e em especial nas paginas 3 e 4:

http://www.google.com.br/url?q=http://www.fisica.net/fernandolang/associacao_de_pilhas_em_paralelo.pdf&sa=U&ei=5SFxVMGkIIvHsQTTqYLgCw&ved=0CCYQFjAJ&usg=AFQjCNGRTI18U3k2-G6ESvYYeUVfYWo1Kw



Editado para corrigir o link.
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Mensagem por FernandoArt »

[quote:225f977a86="LaercioLMB"][quote:225f977a86="DMZamora"]Ahhhh sim... C é relativo à capacidade nominal das células, portanto, de fato não muda.

Uma bateria de 1000mAh e 10C é capaz de entregar 10.000mA (ou 10A) durante 1/10h (6 minutos). Ao ligarmos duas dessas em paralelo, teremos 2000mAh ou 20A durante 6 minutos. Dobramos a capacidade, mas continuamos com 10C :)[/quote:225f977a86]

Exato.[/quote:225f977a86]

Agora eu acho que entendi, pois no meu caso uma bateria só de 2.200 mah 30c esquentava pra caramba e durava pouco mais que 2 minutos, já com duas baterias trabalham mais frias por mais tempo, uns 4 minutos... o que quer dizer que aumentou a autonomia, mas os 30c puxa de 2 e não de 1 bateria somente. e fim... eu acho hehehe...[/url]
Responder