[quote:e89ac5765f="Douglas Lenz"]
LEME existe e é para ser usado! Não só no pouso ou decolagem bem como no voo todo. Quem usa leme num treinador, desenvolve este comando naturalmente na cabeça, e quando estiver com um aero de comportamento arrisco se safará bem das situações que ele apresente com o uso natural do leme.[/quote:e89ac5765f]
Concordo, e no caso se estiver compensado o avião, ao acelerar a tendencia de uma aeronave é o nariz levantar, então sempre a perda de altura se dá a perda de sustentação teoricamente, ao fazer curva a sustentação irá diminuir, então, para aumentar coeficiente de sustentação é a regra é acelerar. :D
Qual a diferença de virar o aero com o Aileron ou leme?
- Vitor Freitas
- membro
- Mensagens: 17
- Registrado em: Dom Jan 16, 2011 3:31 pm
- Localização: Brasilia, DF
[quote:73ba392850="LaercioLMB"][quote:73ba392850="atr72"][quote:73ba392850="LaercioLMB"]Será que Piper J3 ou PA18, ou um Paulistinha ou até mesmo um Aero Boero tem yaw dumper.
Muitos aviões atualmente n ainda não tem yaw dumper seja por qual motivo for.
Sendo assim, não dá para comparar um avião com tais recursos a um que não tem.[/quote:73ba392850]
Já voei muito paulistinha... Também aeroboero. Esses usam e muito o leme. Mas como eu disse... Coordenado com aileron 😃😃😃😃[/quote:73ba392850]
Então, é como eu disse antes que o uso do leme é coordenado com os ailerons e inclusive o profundor no aeromodelos.
Por isso eu fiz questão de frisar o yaw dumper quando você o citou, pois os aeromodelos não tem esse dispositivo e nesse caso, tal comparação não ajudou muito.
Mencionei isso para que os leigos que por ventura lessem esse tópico, não saíssem a procura desse yaw dumper para instalar nos aeromodelos.[/quote:73ba392850]
Ah vaaaa
Não viu na hobbyking o yaw dumper?
kkk brincadeira :D :D :D
Muitos aviões atualmente n ainda não tem yaw dumper seja por qual motivo for.
Sendo assim, não dá para comparar um avião com tais recursos a um que não tem.[/quote:73ba392850]
Já voei muito paulistinha... Também aeroboero. Esses usam e muito o leme. Mas como eu disse... Coordenado com aileron 😃😃😃😃[/quote:73ba392850]
Então, é como eu disse antes que o uso do leme é coordenado com os ailerons e inclusive o profundor no aeromodelos.
Por isso eu fiz questão de frisar o yaw dumper quando você o citou, pois os aeromodelos não tem esse dispositivo e nesse caso, tal comparação não ajudou muito.
Mencionei isso para que os leigos que por ventura lessem esse tópico, não saíssem a procura desse yaw dumper para instalar nos aeromodelos.[/quote:73ba392850]
Ah vaaaa
Não viu na hobbyking o yaw dumper?
kkk brincadeira :D :D :D
- roberto.mazza
- membro
- Mensagens: 787
- Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
- Localização: São Paulo - SP -51
[quote:7a64d432f7="Douglas Lenz"]O assunto é longo e argumentos não faltarão. Inclusive como o lá de cima, "uso só aileron porque voo pra se divertir."
[b:7a64d432f7]Aviso aos iniciantes e aos que estão usando o fórum como fonte de informação e aprendizado.[/b:7a64d432f7]
O colega que escreveu isso está certo?
Sim, dentro da realidade DELE, como o aeromodelo DELE, sim, ele pode se dar ao luxo de só usar aileron e profundor em curvas. ...[/quote:7a64d432f7]
Jogou pedra mas pelo menos foi suave HUAHUAHUA ... é isso aí.
Nunca disse que não é pra usar o leme... voava num treinador de três canais e não tinha ailerons, só usava o leme... década de 80.... quando passei a usar modelos de combate com motor .15 com os mesmos três canais que só usavam ailerons, profundor e motor... leme ZERO.... mudei a minha visão de como fazer curvas, e durante muito tempo viciei nos ailerons.... mas claro, eram modelos que decolavam da mão, não tinham trem de pouso, e o pouso era em velocidade... nada a ver com a realidade de hoje.
Leme tem que ser usado também. Isso é ponto pacífico. Mas como disse o colega, dentro da minha realidade e com meu aeromodelo.... eu me dou esse luxo. Exceto, como frisei, no pouso e na decolagem, aonde não abro mão do leme de maneira alguma.
Pra mim não existe decolagem decente sem o uso do leme. Pousar até que passa...
Discussão sempre é saudável.
[b:7a64d432f7]Aviso aos iniciantes e aos que estão usando o fórum como fonte de informação e aprendizado.[/b:7a64d432f7]
O colega que escreveu isso está certo?
Sim, dentro da realidade DELE, como o aeromodelo DELE, sim, ele pode se dar ao luxo de só usar aileron e profundor em curvas. ...[/quote:7a64d432f7]
Jogou pedra mas pelo menos foi suave HUAHUAHUA ... é isso aí.
Nunca disse que não é pra usar o leme... voava num treinador de três canais e não tinha ailerons, só usava o leme... década de 80.... quando passei a usar modelos de combate com motor .15 com os mesmos três canais que só usavam ailerons, profundor e motor... leme ZERO.... mudei a minha visão de como fazer curvas, e durante muito tempo viciei nos ailerons.... mas claro, eram modelos que decolavam da mão, não tinham trem de pouso, e o pouso era em velocidade... nada a ver com a realidade de hoje.
Leme tem que ser usado também. Isso é ponto pacífico. Mas como disse o colega, dentro da minha realidade e com meu aeromodelo.... eu me dou esse luxo. Exceto, como frisei, no pouso e na decolagem, aonde não abro mão do leme de maneira alguma.
Pra mim não existe decolagem decente sem o uso do leme. Pousar até que passa...
Discussão sempre é saudável.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141