Cessna Skylane 182 em CNC 120cm de asa - Montagem - videos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Fala Marcelo,

Cara, eu que agradeço pelas considerações e pela confiança em ter comprado comigo, por isso mesmo procuro sempre dar a maior atenção possivel, pois acredito que o pos-venda é tão importante quanto a venda, garimpar clientes neste mercado cada vez mais competitivo que é o do nosso hobby, esta ficando cada vez mais dificil, então, quando isso ocorre temos que trata-los da melhor maneira possivel.

Quanto ao grafismo escolhido, ficou bem legal mesmo, diferente, espero que tenha diferenciado a parte debaixo dele da de cima para não correr risco de perder referencia em voo.

Como esta retornando ao hobby, pousos mais "emocionantes" rsrs.. são mais comuns, logo logo vc pega o dedo novamente e os pousos irão melhorar.

Grande abraço!

Mauri
www.proaeromodelos.com.br
Avatar do usuário
RodolphoMerlim
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Out 16, 2013 11:25 am
Localização: Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ

Re: Cessna Skylane 182 em CNC 120cm de asa - Montagem - videos

Mensagem por RodolphoMerlim »

Boa noite pessoal!

Recebi meu kit esta semana e pretendo iniciar a montagem o quanto antes. Baixei todas as imagens (possíveis) sobre a montagem e criei meu próprio manual, porém algumas imagens foram postadas no site IMAGESHACK, e essas já não estão mais disponível para visualização.
Será que vocês ainda teriam imagens com o detalhamento da montagem das polainas, a fixação do parabrisa, instalação dos servos e linkagens, e também da entelagem?!
Conto com a ajuda de vocês!!!

abraço
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Cessna Skylane 182 em CNC 120cm de asa - Montagem - videos

Mensagem por Mauri »

Olá Amigos,

Como é sabido, devido a atualização do fórum, as fotos da maioria dos tópicos não estão abrindo normalmente como antes, e como esse problema parece ser irreversível, resolvi então editar as URLs deste tópico para que as mesmas voltem a abrir normalmente, aos poucos, pretendo fazer isso com todos os outros tópicos meus.

Então fica ai a dica, se todos os donos de seus tópicos fizerem o mesmo dará para recuperar muita informação que ficou meio que "oculta" devido a mudança ocorrida.

Abrs.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Cessna Skylane 182 em CNC 120cm de asa - Montagem - videos

Mensagem por Mauri »

Separe, com o estilete, as peças em Depron que acompanham o kit.



[color=blue:0f65a8ba5d]DICA IMPORTANTE:

A melhor, mais pratica, mais barata e mais leve maneira que conheço para se montar este, ou qualquer outro aeromodelo de isopor, é fazer uso da cola de isopor comum que se vende em Papelarias, [b:0f65a8ba5d]como cola de contato, passe um pouco nas partes a serem coladas, espere em média, de 3 a 5 min.(faça testes antes) e depois una as partes.[/b:0f65a8ba5d]
Note que, se vc passar a cola e unir de imediato, levara horas para se obter uma secagem por completa.[/color:0f65a8ba5d]

INICIO:

Comece por colar as partes de uma das laterais da fuselagem, sempre orientando-se pelo veio da vareta de reforço interna.







Cole as duas cavernas que seguram os conduítes das linkagens.



[img:0f65a8ba5d]https://lh3.googleusercontent.com/_x1ItWKJzwDo/TagpN9c7VbI/AAAAAAAAARc/ISg7-rq5o7E/s576/DSC04420.JPG[/img:0f65a8ba5d]



Cole a caverna da frente.





De preferência, com cola branca, passe no veio interno da fuselagem e encaixe a vareta, depois de encaixada, de mais uma mão de cola por cima.



Nas marcações indicadas na foto, esquente um pouco no fogo a ponta de uma chave Philips ou arame de aço de uns 3 mm e fure quase que paralelo ao isopor (Faça testes antes em um pedaço de isopor p/ não estragar a peça).









Encaixe e cole com cola de isopor os conduites que podem ser canudos de refrigerante.



Corte as sobras rente ao corpo, com um estilete, ou tesoura pequena.





Monte a outra parte da fuselagem, colando tbm a vareta de reforço interno, veja onde são todos os pontos de contato das duas partes, passe cola e junte as mesmas quase que de imediato.

ATENÇÃO: UNICAMENTE NESSA COLAGEM, NÃO ESPERE ALGUNS MINUTOS A COLA SECAR PARA UNIR AS PARTES, É O MOMENTO QUE TEM PARA ALINHAR A FUSELAGEM, PARA QUE NÃO FIQUE TORTA, DEPOIS DE TER CERTEZA QUE ESTA ALINHADA, PRENDA AS DUAS PARTES COM UMA FITA CREPE E AI SIM DEIXE SECAR EM UMA SUPERFICIE PLANA.










Monte agora a mesa dos Servos.





Copie em um compensado de 4 ou 5mm essa lateral da mesa.



A mesa dos servos deve ser colada a 80 mm da caverna do fundo para frente.





Copie tbm essa outra peça em um compensado de 4 ou 5 mm.



Posicione a peça na frente da fuselagem como na foto e marque com uma caneta, depois, com o estilete, retire o equivalente da espessura da madeira no isopor para que o encaixe fique rente a frente do bloco, cole BEM esta peça, e use apenas cola EPOXI aqui.









Agora, neste espaço, cole BEM com cola de isopor, o fundo do compartimento do Esc e da bateria.









Continuando..

TREM DE POUSO:

Foi utilizado um suporte de bequilha diant. usado que eu tinha aqui e o braço foi feito de arame de aço de 3 mm.



Posicione o suporte a faça a marcação dos furos a serem feitos.





Para o engate ao servo do leme, utilizei arame de aço de 1.2mm com a ponta dobrada em Z.








Aqui a confecção do trem de pouso feito com o mesmo arame de aço de 3 mm da bequilha dianteira.
(Se for entelar o aero, é melhor deixar a colocação dessa peça para depois, para não atrapalhar a entelagem.





Com uma broca fina ou um pedaço do próprio arame, faça furos paralelamente ao desenho, depois "costure" com linha, fio fino ou fio dental (usei o dental), cole bem com EPOXI por cima.





Faça um corte a aproximadamente 75 mm, como mostra foto abaixo, medindo da emenda do lado esquerdo para frente da fuselagem.





Cole bem colado, com EPOXI, a mesa dos servos rente ao corte.



Encaixe e Cole muito bem colado, o conjunto do trem a lateral da mesa com EPOXI, para dar uma maior resistência, foi colado tbm dois pedaços de varetas de fibra na perpendicular ao arame e encostado nele tbm com EPOXI.








FRENTE E INSTALAÇÃO DO MOTOR:

Com as peças da frente em Depron e isopor colado e lixado, dê inicio a instalação do motor.



Com o motor encaixado no montante e no Spinner, caso tenha, meça a distancia, marque e corte a peça.





Em um compensado de 4 ou 5 mm, desenhe o contorno interno da peça.





Faça o mesmo contorno uns 5 mm do lado de fora do desenho inicial.



Recorte a peça.



Cole esta peça, [b:fe13be0179]muito bem colada com Epoxi[/b:fe13be0179], principalmente na parte do compensado.



Faça um furo ou um pequeno rasco nas laterais da parede de fogo, para que encaixe nas varetas laterais, cole toda a peça muito bem colada com EPOXI.



Corte o isopor na espessura do compensado e cole esta peça.



Com o montante do motor, marque a furação a ser feita na parede de fogo.



Caso não disponha de uma dremel, Coloque um pedaço de arame de aço de uns 10cm em uma furadeira e faça, com cuidado, os furos demarcados.





Fixe o montante do motor ao firewall (parede de fogo)



Procure deixar o Parafuso Allen em uma posição que a chave o alcance p/ uma fácil manutenção, retirada do motor, caso necessário.

INCLINAÇÃO PARA O MOTOR:

No protótipo foi usado apenas a incidência de 3 graus p/ a direita, p/ anular o torque do motor (olhando o aero de tras p/ frente), Não use incidências Up ou Down p/ esse aero.



Corte a tampa inferior da bateria e Esc, tomando por base a bateria que pretende usar, de preferência, bem maior, para facilitar a troca da mesma e/ou troca ou reparos no esc.





MONTAGEM DA ASA.

Comece por colar as partes internas vazadas da asa, usando apenas cola de isopor comum como cola de contato, passe nas duas partes, espere alguns minutos (em média de 3 a 5 min.) depois una as mesmas.





Veja os lados onde estão localizados os cortes do diedro da asa, geralmente marcado com um"X" em meus kits, e cole as partes usando cola de isopor.



Cole agora as pontas das asas, ATENCAO: Esta parte NÃO tem diedro, é reta.





Prenda as partes com fita crepe, para que não correr o risco de sair da posição.



Passe cola branca PVA (uso marca CASCOREZ) nos veios superior e inferior da asa e encaixe as varetas neles.





Principalmente na parte superior da asa, deixe um espaço de uns 15 mm sem a vareta de fibra nas pontas, para que as mesmas possam ser arredondadas.



Como a asa tem um leve diedro, pode vir a acontecer da vareta querer sair do veio, principalmente no meio da asa, então, usei fio dental, passando de um lado ao outro para prender as varetas nos seus lugares.







Use o mesmo processo onde perceber que a vareta possa estar saindo (eu precisei fazer em quatro partes).



Deixe secar a asa por horas, sem ficar mexendo nela, para que não corra o risco de soltar, depois corte as pontas dos fios.





Marque 30 mm e corte (com estilete novo) o excedente da ponta dos ailerons.





Pegue o pedaço de plástico que vem no kit e recorte um retângulo nessas medidas e com uma vareta de fibra de vidro de pelo menos 3 mm de diâmetro e 110mm de comprimento(tbm pode ser usado um pedaço de espeto de churrasco), fixe uma peça a outra conforme mostra as seqüência de fotos.







Faça riscos na parte inferior da peça, passe cola EPOXI e cole no lugar.











Na parte superior e no meio da asa, com um estilete, faça um veio superficial paralelo a 10 mm da ponta do bordo de ataque e com 200 mm de comprimento.



Com a própria vareta que vem no kit, alargue e passe cola branca PVA no veio.







Encaixe a vareta e passe mais uma mão de cola por cima.



Pegue o pino, coloque na parte debaixo e no meio da asa e marque os furos.





Faça ranhuras na parte debaixo do plástico e cole o conjunto no centro da asa com EPOXI.







Agora, "costure" com fio dental ou linha 10, varias voltas o pino a vareta superior, tanto na parte da frente, com no fundo, depois cubra depois o fio com epóxi, travando todo o conjunto.







Para deixar a ponta do aileron embutida, marque 25 mm e corte paralelamente a ponta da asa, conforme mostra as fotos.





Corte um pedaço triangular de isopor e cole cobrindo o vão da ponta.



Corte um pedaço de 70 mm de vareta de f. de vidro, faça um veio e cole conforme a foto, para dar reforço a ponta.



Faça o mesmo com a outra parte.



Para da um efeito de dobra da ponta da asa, foi arredondado apenas a parte de cima das pontas.









CONTINUANDO...

Para que fique mais parecido com verdadeiro, marque e corte a ponta da traseira da fuselagem, conforme as fotos.





Dobre um arame de aço de 1 a 1.5mm de espessura no formato abaixo.



Com a peça plástica que acompanha o kit, coloque o arame e faça marcações conforme as fotos.







Fure com uma broca fina ou esquente o próprio arame e fure nas marcações.



Com um estilete, faça um corte entre as junções da fuselagem, veja onde são todos os pontos de contato entre a peça plástica e o isopor, com a ponta do estilete, faça ranhuras, tirando o liso do plástico e, em seguida, passe cola EPOXI e encaixe a peça.



Encaixe o arame de aço, de modo que as pontas entrem no isopor, por baixo e encostado nas varetas de reforço lateral da fuselagem.
Em seguida, costure as partes com fio dental ou linha 10, de pipa, depois cole por cima com EPOXI.
Na lateral, cole com EPOXI o velcro que prenderá o rx.



Na parte da frente, nas laterais, fure e passe cola EPOXI em um pedaço de uns 50 mm de vareta de f. vidro e encaixe no buraco, conforme foto abaixo.



Recorte o molde do pára-brisa de Depron flexível que acompanha o kit.

Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 275
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Cessna Skylane 182 em CNC 120cm de asa - Montagem - videos

Mensagem por Diego Costa »

Mauri, sei que vc já sabe disso, mas acho que vale o aviso :-P

Reparei que as fotos, links e citações que não aparecem estão com "numeros" dentro das tags (BBcodes).

Editei um topico meu onde mostrava a construção do meu "falecido" Piper J3 (que desisti de tentar construir), retirando os caracteres excedentes das tags, e as fotos passaram a abrir automaticamente como antes. PS: minhas fotos estão armazenadas numa conta free do photobucket ,mas ultimamente tenho utilizado o IMGUR.

Exemplo abaixo, em alguns topicos vejo quotes dessa forma. Se tirar o que está destacado em vermelho o quote funciona normalmente.

[quote:97304275b0="Diego Costa"]Eu ja estou na fila tambem, só esperando minha $ituação melhorar rsrsrs. Dependendo do que rolar ja pego um Cessna e um P 51D logo de uma vez :-D [/quote:97304275b0]

Diego Costa escreveu:Eu ja estou na fila tambem, só esperando minha $ituação melhorar rsrsrs. Dependendo do que rolar ja pego um Cessna e um P 51D logo de uma vez :-D


Em alguns casos, como no meu referido topico sobre o Piper, a tag [URL] no primeiro post estava normal, mas o codigo não "linkou". Nesse caso apenas cliquei em "editar" e depois em "salvar" (sem alterar nada), e passou a funcionar normal o link :-)

A proposito, obrigado pela atualização do tutorial, servirá de referencia junto ao topico do Benites :-D
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Responder