Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

ricardovasc escreveu:Este kit que você comprou não é original da 3DRobotics. A APM foi desenvolvida em uma plataforma e modelo de negócio open source, então outros fabricantes podem pegar o projeto e executar, porém cada um deles escolhe a qualidade dos componentes como quiser e quase sempre não são de boa qualidade. O bom é quem nós acabamos tendo a APM por um preço bem mais barato.

Coloca ele pra medir voltagem em corrente contínua como amigo falou acima.
A pessoa que vai te emprestar o multímetro com certeza sabe te explicar como fazer.

Não falei que com o PM clone não funciona, mas que o pessoal relata problemas. Com o meu não consigo ter leitura de corrente nem a pau.
Inclusive já tive problemas da APM entrar em RTL por conta de um suposto nível baixo de carga da bateria, porém eu havia apenas taxiado com o modelo até o final de pista. Por sorte estava próximo do modelo e consegui salvar o mesmo que saiu com aceleração total pela pista.


Opa, vou tentar isso sim. Meu amigo me explicou como medir a corrente. Tomara que dê tudo certo.
Valew pelas dicas!

:D
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

Pessoal fiz, o teste medindo a saída da tensão do Power module ligado a bateria... e medindo pelo primeiro fio e o ultimo fio me retornou 6.4v... testando um a um vi que o terceiro fio preto me retornou 5.4v.... tem algum problema essa oscilação de tensão??
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por ricardovasc »

De acordo com uma pesquisa eu fiz no Google este conector de 6 vias tem os pinos da seguinte forma:

Pin 1: 5V
Pin 2: 5V
Pin 3: Indicador de corrente
Pin 4: Indicador de tensão da Bateria
Pin 5: Terra
Pin 6: Terra

Então o correto seria você obter 5V do pino 5 ou 6 para o pino 1 ou 2. Entendeu?
Aproveita para medir a voltagem entre os pinos 5 e 3 e também entre os pinos 5 e 4. Essas voltagens não podem ser muito altas.
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

ricardovasc escreveu:De acordo com uma pesquisa eu fiz no Google este conector de 6 vias tem os pinos da seguinte forma:

Pin 1: 5V
Pin 2: 5V
Pin 3: Indicador de corrente
Pin 4: Indicador de tensão da Bateria
Pin 5: Terra
Pin 6: Terra

Então o correto seria você obter 5V do pino 5 ou 6 para o pino 1 ou 2. Entendeu?
Aproveita para medir a voltagem entre os pinos 5 e 3 e também entre os pinos 5 e 4. Essas voltagens não podem ser muito altas.


Ok amigo. Valew pela dica. Vou medir novamente hoje a noite!

:D
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por alexandre.live »

Amigo, você passou por um Spark! Já discutimos isso aqui há algum tempo. O que acontece é que você possui um circuito com um monte de capacitores, e estes bichinhos atuam como um curto circuito por frações de segundos logo após serem energizados. Este curto, por mínimo que seja acaba gerando estas faíscas ao conectar a bateria. Não é a coisa mais benéfica ao circuito eletrônico, mas quem sofre mesmo é o conector pois com o tempo você vai notar uma deterioração do mesmo.

A turma dos Helis (que utilizam baterias de alta capacidade) já utilizam um circuitinho anti-Spark há algum tempo, dá uma pesquisada ai no fórum que você vai achar.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

alexandre.live escreveu:Amigo, você passou por um Spark! Já discutimos isso aqui há algum tempo. O que acontece é que você possui um circuito com um monte de capacitores, e estes bichinhos atuam como um curto circuito por frações de segundos logo após serem energizados. Este curto, por mínimo que seja acaba gerando estas faíscas ao conectar a bateria. Não é a coisa mais benéfica ao circuito eletrônico, mas quem sofre mesmo é o conector pois com o tempo você vai notar uma deterioração do mesmo.

A turma dos Helis (que utilizam baterias de alta capacidade) já utilizam um circuitinho anti-Spark há algum tempo, dá uma pesquisada ai no fórum que você vai achar.


Opa, valew camarada. Isso ajudou bastante!!!

ABraço
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por robertb »

não entendi bem alguns comentários acima, mas de pratico a APM não aceita 6.4, vai queimar a placa.

a saída do power module não pode oscilar assim, se oscilar queima, já perdi duas nos últimos 2 anos.

abs
mineirodf
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 11:20 pm
Localização: Ceilandia DF

Re: Susto com a APM 2.6 ao ligar via Power Module.. alguém pode ajudar?

Mensagem por mineirodf »

Pessoal, problema resolvido.
Quanto eu tirei essa voltagem de 6.4 eu estava testando em um Multímetro velho e barato. Depois testei com outro multímetro profissional e o resultado foi os surpreendes 5.33V. Portanto acredito que está ok. Na verdade até já voei meu novo quad esse fim de semana sem problema nenhum. :D

Valew a todos pela ajuda!

Abração!!!
Responder