Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Tulio Salgado
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Ago 20, 2014 11:18 am
Localização: Oliveira

Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por Tulio Salgado »

Galera estou com um amigo querendo colocar um motor DLE 20RA 20cc em um Extra da Phoenix Model, na especificações dele é para motores 40 e 46 2t,
sabemos que se for colocar este motor de 20cc, vamos ter que colocar peso na calda para ajustar CG e que vai ter que ser dosado o dedo.
O aero tem 1,45 de envergadura, o que você acham?
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Re: Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por RodMoro »

Amigo, boa noite.

É provável que não dê certo. O avião já é arisco por natureza, motorizado com os motores recomendados. Se você colocar um 20cc nele, e consequentemente peso na cauda, vai aumentar muito o peso do avião e, também sua velocidade de estol e pouso, deixando o voo muito crítico e rápido. Força pra puxar o avião o motor tem de sobra, mas é conveniente que ele coloque esse motor em um kit .60/90.
Sem contar que o motor provavelmente não vai caber no cowl.
Pra você ter uma ideia, basta comparar os pesos dos motores glow .46/52 com o gasolina 20 cc. é uma diferença considerável no peso.

Abs e bons voos.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
tecotecovoador
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Jan 23, 2007 5:49 pm
Localização: sorocaba

Re: Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por tecotecovoador »

esses dias um amigo falou para mim o que eu achava.... ele queria colocar um motor V8 no chevette dele eu falei não vai dar certo mais o bicho é teimoso e colocou adivinha no que deu.......
Tulio Salgado
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Ago 20, 2014 11:18 am
Localização: Oliveira

Re: Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por Tulio Salgado »

Realmente.. estive olhando o peso e tamanho do motor 20cc é muito pro kit, mais em compensação o motor OS 46 fica muito pequeno e vou ter que colocar peso na frente para ajustar o CG, então estou pensando em colocar um motor EVOLUTION 15CC. acham que ainda é muito?
Realmente o motor OS 46 fica muito pequeno na frete o kit tem um colw bem largo!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por Douglas Lenz »

Tulio

No primeiro tópico era "um amigo teu" que queria fazer esta adaptação. Agora é tu que está pensando em colocar ao invés de um 20cc um 15cc.

Pois bem, como já citado, é um aero arisco e de voo rápido, que não aceita "desaforo" na pilotagem, tem caracteristica de voo muito própria, assim como muitos aeros acrobáticos em geral,

Diretamente respondendo a tua questão inicial (tanto no caso do teu "amigo" e no teu), dá para colocar um motor 15cc num aero feito para motor 46? SIM dá !

Vai ficar bom de voar? Não
Vai voar melhor que com o 46? Não

Pensa, um camarada um dia a muito tempo pensou... vou projetar um aeromodelo a partir do avião extra 300 de acrobacia. Via de regra um grande erro que cometem ao fazer o aeromodelo em proporção (escala) do avião real, é que fazem o perfil da asa em escala tambem, o que faz que a maioria destes aeros fiquem ariscos e desconfortáveis de voar. Avião é avião... aeromodelo tem que ter perfil de asa de aeromodelo.

Mas voltando ao foco, se o teu aero é um kit com procedência e é indicado para ele um motor 46 isso quer dizer que, quando se projetou ele, projetou-se pensando em um motor 46 2T ou 4T compatível.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por zocra »

Já tive esse aero e coloquei um 55 fico sensacional.
para a correção do cg eu tirei a mesa de servo e coloquei ela mais a frente, a bateria para o rx bem na parede de fogo fico perfeito fcou perfeito, agora se queres colocar um gasolina o mais indicado seria o 10cc
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por alissongc2000 »

Concordo, se quer voar gasolina, vai pelo menos de 10cc, mas mesmo assim, acho que é muito para o aero, o ideal seria um OS .55 o mais indicado para o kit, com este motor provavelmente você irá conseguir voar até 3d. Mas 20cc vai virar um tijolo voador.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Tulio Salgado
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Ago 20, 2014 11:18 am
Localização: Oliveira

Re: Extra 300s Phoenix Model 40 46 com 20cc

Mensagem por Tulio Salgado »

Douglas Lenz acho que não vem ao caso a discussão se é meu ou de um amigo, isto não ajudou na minha duvida, já o resto ajudou sim só acho que não tinha necessidade da sua ladainha.O que interessa é que estou ajudando um amigo a montar o kit e ele quer colocar um motor a gasolina, ia colocar um 20 falei com ele que era muito então agora ele passou para o 15, mais já que os amigos acham que ainda é muito ( eu também acho), vou mostrar para ele a pagina e ele escolhe o que quer fazer, muito obrigado a todos aeromodelistas que gostam de ajudar no forum!!!
Responder