Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
brenuvida
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Abr 11, 2009 5:15 pm
Localização: Sao Bernardo

Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por brenuvida »

Desculpe se isso já foi discutido várias vezes antes, mas talvez eu não saiba qual a melhor terminologia para fazer a busca...

A pergunta até é simples, posso multiplicar o empuxo pela quantidade de motores e dizer que é o peso máximo do Quad?

Exemplo:

Motor Emax 2213 920 kv com hélice 10x4.5

De acordo com o fabricante e o empuxo máximo é de 860gr. Posso multiplicar por 4 e dizer que o suporta um Quad the até 3440 gr?

Esse calculo me parece um pouco estranho porque aparentemente despreza a força necessária para retomadas, por exemplo para interromper uma descida (onde o peso do modelo aumenta por conta da aceleração) e voltar a subir...

Modelo mencionado e especificações do fabricante:


http://www.emaxmodel.com/brushless-motor/emax-multicopter-motor-mt2213-with-prop1045-combo-1621.html

Obrigado!
Edu
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por Japaparadoxx »

Aqui um bom lugar pra você começar.
http://www.ecalc.ch/indexcalc.htm
Caso nao tenha seu motor disponivel, atualize a página que uma hora aparece, ou use um equivalente.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
brenuvida
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Abr 11, 2009 5:15 pm
Localização: Sao Bernardo

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por brenuvida »

Eu fiz alguns testes, notei que quando começo a variar o peso, varia também o tempo de voo.

Mas o software não responde essa pergunta básica, posso apenas somar o empuxo de cada motor? Ou por estar em pontas diferentes do quad tenho que usar alguma equação diferente? Além disso, apesar de variar o tempo de voo, notei que posso colodar dados sobre grau de inclinação e etc, mas ainda tenho dúvida de quanto devo deixar de empuxo além do pelo do quad para garantir as retomadas.

Obrigado!
Edu
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por LaercioLMB »

Pode e não pode.
Empuxo máximo em uma tabela não significa que será com qualquer hélice e com qualquer bateria.
Aumentar o empuxo vai sim diminuir o tempo de voo, pois quanto mais empuxo, mais força o motor está fazendo.
O rccalc te dá tudo mastigadinho e o drivecalc mais ainda.
Pode sim multiplicar por 4, menos ou mais dependendo do número de motores para saber o empuxo total.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
brenuvida
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Abr 11, 2009 5:15 pm
Localização: Sao Bernardo

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por brenuvida »

Legal, Laercio, a dúvida era essa mesmo, se poderia multiplicar por 4

O empuxo a tabela do fabricante também dá mastigadinho os valores com cada hélice recomendada, só não sabia se era só multiplicar pelo número de motores.

Parece óbvio que sim, por isso mesmo fiquei com a pulga atrás da orelha... parecia muito simples para ser verdade, sabe...? Mas parece que nesse caso é simples mesmo hehehe

Obrigado!
Abs
Edu
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por LaercioLMB »

Não confie muito em tabelas de motores xing ling, os de qualidade já não são exatas.
Motivo?
Marca de hélice, marca de ESC, marca e capacidade de bateria, tudo influencia no desempenho de um motor.
Um bom exemplo é a resistência interna das baterias que quanto mais barata, certamente maior será a resistência interna dela e com isso, menor será a tensão entregue ao motor quando for exigido e isso muda tudo.
ESC embora pareça ser tudo igual, não são, pois qualidade de componentes, cálculos de funcionamento, alteram a frequência de pulso entregue ao motor e com isso o funcionamento não será sempre igual com todos os tipos de ESC.
Marcas de hélices tem desempenho diferente, embora tenham o mesmo passo e diâmetro, o desempenho não é o mesmo.
Umas forçam menos o motor, mas o desempenho delas é menor, outras tem o desempenho muito melhor, mas forçam mais o motor e com isso o motor não consegue fazer a hélice gerar todo o desempenho dela esperado.
São uma série de fatores que muitos querem ignorar, mas que fazem sim total diferença no resultado final.
Um exemplo que tenho para te dar sobre isso é um motor turnigy TR3530 1100 que tenho aqui que diz suportar no máximo uma hélice 10X6 com bateria 3S, mas ele está funcionando com uma hélice GWS 1260 HD.
Mas por que então ele está funcionando bem?
Por que o timing do ESC está em LOW e a hélice é uma GWS, pois se fosse uma APC, nem com o ESC em LOW o motor iria aguentar sem queimar.
Outro detalhe, não pense somente no C da bateria, em usar uma 2200 40C que vai ficar bom, pois não vai, o tempo de voo será muito curto.
Uma de 4000 20C pesa pouco mais que uma 2200 40C e te dará um tempo de voo muito maior, pois não será o C que irá te garantir tempo de voo e sim a capacidade da bateria.
Vejo muita gente comprando bateria 1500 mA 40C por que ela suporta um consumo de 35A sem problema, mas o tempo de voo não chega nem a 8 minutos e o pessoal não sabe porque.
Poderiam ter voos de mais de 20 minutos se a escolha fosse correta, mas por pensarem somente em empuxo e C da bateria, quase nunca conseguem passar de 10 minutos de voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
betojr
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Jul 07, 2013 6:38 pm
Localização: sa bahia

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por betojr »

Em algum topico do Rcgroups li que o ideal seria calcular o empuxo total do quad e dividir por 3, seria esse o peso perfeito para máxima eficiência.

No caso de um multi usando esse motor emax, considerando uma bateria 3s e helices de 10, ficaria (860gr x 4) / 3 = 1,1kg.
brenuvida
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Abr 11, 2009 5:15 pm
Localização: Sao Bernardo

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por brenuvida »

Muito legal Laercio, já me ajudou a abrir mais a mente, imagino que mesmo e-calc deve dar alguma margem de erro quando estamos falando de motores xing-ling, até porque deve haver alguma variação na qualidade de fabricação deles, mesmo se tratando do mesmo modelo. Obrigado!


Beto, se essa info estiver correta, vai me ajudar bastante, era isso que eu estava procurando saber, para não exagerar no peso do modelo. Obrigado!!


Bom Natal!

Abs
Edu
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por Japaparadoxx »

Amigo, a finalidade do seu quad?
Essa relação peso/empuxo que voce esta procurando depende da finalidade do seu quad. Tendo em mente isso, será mais fácil saber o equipamento adequado.
Outra dica é você ver o modelo do seu frame, as vezes tem um tópico bom no rcgroups dedicado a um frame específico. Assim vc pode achar por lá bastante informações úteis.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
brenuvida
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sáb Abr 11, 2009 5:15 pm
Localização: Sao Bernardo

Re: Distribuição de peso por por motor / peso total suportado pelo Quad

Mensagem por brenuvida »

Por enquanto um F450, com o tempo quero utilizar ele para filmagens.

Bom Natal!!
Responder