Bom dia galera.
Nesse fim de semana, consegui levar o SpitFire para a pista e fazer uns testes de campo.
O motor funcionou muito bem. Preciso acertar o cg, pois esta 1,5cm recuado e ajustar as quantidades de comando das partes moveis. Além de mais alguns pequenos ajustes. Acho q no próximo fds teremos o primeiro voo.
Tentaram levar o aero na madrugada:
https://youtu.be/sLDP6mMwTtg
SpitFire MK IX Top Flite gold edition
- Eleosippo Santos Neto
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Re: SpitFire MK IX Top Flite gold edition
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- Eleosippo Santos Neto
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Re: SpitFire MK IX Top Flite gold edition
Boa tarde galera.
Ontem consegui fazer o primeiro voo com o SpitFire.
O aero decolou de forma muito tranquila e seu voo foi muito limpo e estável durante todo o tempo. Não pediu trimagem nos ailerons, sendo necessário apenas um ajuste no profundor pois estava com tendencia de subir. Não imaginava que teria um voo tão tranquilo. O motor Evolution 15cc convertido para metanol funcionou muito bem e o aero decolou com pouco mais de meio motor. O barulho ficou incrível, tanto que um amigo piloto (de verdade) falou q parecia com o som do avião de verdade.
O trem de pouso funcionou perfeitamente.
O pouso não foi fácil (como era esperado). O modelo precisa de uma aproximação com maior velocidade que meus outros aeromodelos e tende ao stoll de ponta de asa com muita facilidade. Ao tocar a pista, senti que levantaria a cauda e bateria a hálice no chão, então abaixei o stick to profundor para segurar o aero, mas o mesmo resolveu arriscar uma decolagem e por falta de velocidade entrou em stoll de ponta de asa. Como a grama e terra ao lado da pista estão fofas, não tive avarias.
https://youtu.be/lZsH-kSORIs
Ontem consegui fazer o primeiro voo com o SpitFire.
O aero decolou de forma muito tranquila e seu voo foi muito limpo e estável durante todo o tempo. Não pediu trimagem nos ailerons, sendo necessário apenas um ajuste no profundor pois estava com tendencia de subir. Não imaginava que teria um voo tão tranquilo. O motor Evolution 15cc convertido para metanol funcionou muito bem e o aero decolou com pouco mais de meio motor. O barulho ficou incrível, tanto que um amigo piloto (de verdade) falou q parecia com o som do avião de verdade.
O trem de pouso funcionou perfeitamente.
O pouso não foi fácil (como era esperado). O modelo precisa de uma aproximação com maior velocidade que meus outros aeromodelos e tende ao stoll de ponta de asa com muita facilidade. Ao tocar a pista, senti que levantaria a cauda e bateria a hálice no chão, então abaixei o stick to profundor para segurar o aero, mas o mesmo resolveu arriscar uma decolagem e por falta de velocidade entrou em stoll de ponta de asa. Como a grama e terra ao lado da pista estão fofas, não tive avarias.
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Re: SpitFire MK IX Top Flite gold edition
Colega, como era esperado!,ficou Show !, Parabéns !
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” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.”
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- rodolfoauditore
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Re: SpitFire MK IX Top Flite gold edition
Olha Parabens mesmo, ficou show, construir do zero é outra coisa! - Só uma pergunta, você entelou com vinil?
- Eleosippo Santos Neto
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Re: SpitFire MK IX Top Flite gold edition
Sim. Usei vinil!!! Mesmo assim consegui ficar dentro do peso do manual... voou muito bem... e o acabamento ficou relativamente bom
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- rodolfoauditore
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Re: SpitFire MK IX Top Flite gold edition
Neto, já se fazem 3 anos que sou modelista, desde o inicio eu queria comprar um kit para montar, nada de ARF, kit mesmo, mas tenho algumas perguntas! - é difícil? - da um desespero, a hora que abre a caixa? - HAHAHA! - eu sempre acompanho algumas construções no youtube, cara e por incrível que parece, a maioria dos modelistas não entelam o aero, eles simplesmente apos a construção, passa resina epóxi e aplicam uma manta de fibra, na verdade não sei se é uma manta, é uma película bem fina, enfim, eles passam a resina, aplica o tecido, e em seguida passam o gel coat, e depois lixam, o aero fica branco e depois pintam, cara, isso dá uma resistência incrível pro modelo alem de ser muito leve, chegando a 45g por metro quadrado, quando eu comprar o meu primeiro kit, vou tentar fazer esse procedimento! - Mas todas as partes devem ser chapeadas com a balsa!
- Eleosippo Santos Neto
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Re: SpitFire MK IX Top Flite gold edition
Não é muito difícil! Mas precisar ter um espeço bom e próprio para a montagem... Eu demorei um ano na construção, justamente por não ter um local próprio! Gastava muito tempo preparando o local e depois limpando! todos os dias, para patroa não reclamar. Mas eu gostei bastante e em breve vou iniciar outra construção.
Quanto a entelar, no início pensei em usar monokote, porém quando terminei o aeromodelo, percebi que o acabamento ficou muito bom e preferi testar o vinl, por ser bem mais barato! Como o Aeromodelo é praticamente todo chapeado, eu gostei do acabamento final e o pessoal na pista também gostou. Prefiro não trabalhar com resina e manta. Só entelado fica mais fácil alguma futura manutenção. Mas é apenas uma opção pessoal.
Quanto a entelar, no início pensei em usar monokote, porém quando terminei o aeromodelo, percebi que o acabamento ficou muito bom e preferi testar o vinl, por ser bem mais barato! Como o Aeromodelo é praticamente todo chapeado, eu gostei do acabamento final e o pessoal na pista também gostou. Prefiro não trabalhar com resina e manta. Só entelado fica mais fácil alguma futura manutenção. Mas é apenas uma opção pessoal.
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