O Ugly Stick é o mais tradicional e conhecido aeromodelo de todos os tempos. Já tive alguns, de tamanhos e materiais diferentes, e gostei de voar e construir todos. Simples, barato e ótimo voador. Foi desenhado por Phil Kraft em 1964 e teve maior divulgação a partir de 1966; este ano o projeto completa 58 anos de idade.
No início da década de 60, o rádio controle era uma novidade no aeromodelismo. Os aviões e sistemas RC não eram comercializados em larga escala pelas lojas de modelismo, pois não habia produção em escala industrial. Os sistemas de rádio disponíveis na época eram de produção caseira, a grande maioria produzida por modelistas com algum conhecimento de eletrônica. Naqueles anos, para praticar RC, além de construir o modelo, era necessário construir também o sistema de rádio. Em decorrência dessas dificuldades, modelistas destruíam aviões aos montes.
Os primórdios do RC.
Phil Kraft (1926, EUA) foi um modelista que, frustrado com a falta de equipamentos de rádio confiáveis, em 1963 criou sua própria empresa para projetar e vender tais equipamentos, a Kraft Systems, Inc. logo se tornou uma das marcas mais confiáveis e populares no hobby. Além de projetista, Phil também era piloto, tendo competido e vencido alguns campeonatos.
Ao longo dos anos, Phil foi responsável pelo desenvolvimento de dezenove aeromodelos RC. A série Kwik-Fli é a mais famosa e influente, mas seu Ugly Stick ainda é bem conhecido. Phil também projetou, construiu e voou seu próprio modelo acrobático em escala real, o Super Fli.
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Kwik Fli
Biografia de Phil Kraft: https://www.modelaircraft.org/sites/def ... ipPhil.pdf
Phil Kraft foi o pioneiro no controle de rádio proporcional e em 1964 projetou uma simples e robusta plataforma de testes que mais tarde ficou conhecida como Das Ugly Stik. Em 1966 ele publicou as plantas desenhadas por seu amigo George Walker na revista GRID LEAKS e, juntamente com seu amigo Jim Jensen, trouxeram um kit. Tanto o design quanto o kit rapidamente se tornaram famosos.
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O artigo original de Phil.
O Ugly Stick foi criado com o propósito de ser uma plataforma de testes barata, de construção simples e dispensável, além de um treinador para os iniciantes na modalidade RC. Abaixo trago uma descrição mais detalhada dos princípios por trás do modelo, a adaptação do artigo original escrito por Phil para a revista GRID LEAKS, de 1966.
Das Ugly Stick
O conceito original do Ugly Stick era projetar uma aeronave controlada por rádio que pudesse ser construída no menor tempo possível. Seu objetivo era ser um banco de teste de voo para desenvolvimentos de novos sistemas de controle proporcional, e um avião comercial versátil que pudesse ser usado como empréstimo para aviadores visitantes, teste de equipamentos reparados e qualquer uso que demandasse um avião que pudesse ser considerado dispensável.
Na forma original, o Ugly Stick era completamente quadrado, todas as superfícies eram meramente cortadas em tamanhos padrão de madeira, sem curvas ou babados. Os planos foram concluídos em uma tarde de domingo, há cerca de dois anos. Uma visita à nossa loja local de hobby foi feita aproximadamente às 4:30 para comprar a madeira e outros materiais necessários. Após tirar um tempo para o jantar de domingo, a estrutura estava concluída por volta das 10:00 da noite. Mais duas noites foram necessárias para entelagem e aplicação do dope e, na quinta-feira daquela semana, o avião voou pela primeira vez.
Obviamente, não demorei muito para lixar ou pintar. Este seria um avião utilitário dispensável. Com os designs funcionais mais simples, o Ugly Stick provou ser um excelente voador. Era extremamente estável, muito fácil de voar e bastante capaz de desempenho em competições. Não tenho certeza de quem utilizou o nome Ugly Stick pela primeira vez, mas quem quer que seja, certamente aplicou um nome descritivo. Onde quer que ele tenha voado, eu era alvo de muita brincadeira sobre ter desenvolvido um avião ainda mais feio que o Kwik Fli. Havia também muitos pedidos de planta, em particular entre os recém-chegados ao rádio controle que desejavam um avião fácil de voar, robusto e flexível para aprender - o que certamente é.
Havia em seu design quadrado inicial algo sugestivo de uma aeronave típica da Primeira Guerra Mundial. Com alguns rabiscos variados nos planos, nós criamos um design que lembra vagamente o Fokker Eindecker. Os resultados talvez não tenham sido menos feios, mas renderam para produzir um design com certo charme e apelo. Certamente, isso nunca deixa de chamar a atenção dos espectadores do campo de aviação local.
Em termos de desempenho, é claro que não pode ser classificado como um modelo de Classe III totalmente competitivo. No entanto, certamente é capaz de vencer concursos nas mãos de um bom aviador. Embora o design não tenha sido muito usado para competição, ele ganhou vários créditos na Classe III. Sua principal virtude é ser um treinador para o iniciante no controle proporcional. Sempre achei uma perda de tempo para novatos em nosso hobby gastar mais de cem horas em um elaborado projeto de Classe III para aprender. Inevitavelmente, a menos que os iniciantes tenham um talento extraordinariamente incomum, eles terão acidentes menores ou maiores devido a erros de aprendizagem. Portanto, o Ugly Stick se encaixa perfeitamente nos requisitos como treinador. É tão simples quanto possível de construir, como afirmado antes, é robusto e muito fácil de voar.
Para aqueles que desejam apenas um treinador dispensável, os ailerons, o elevador e o leme arredondados podem ser dispensados e uma construção simples e direta pode ser usada. No entanto, os detalhes para construir no estilo avião alemão da Primeira Guerra Mundial acrescentam apenas uma hora ou mais para construir e criam uma aparência bastante nova.
A construção é tão simples que poucas instruções detalhadas são necessárias. A qualidade da madeira usada não é particularmente crítica, pois o peso de voo pode variar de 5 ¼ a 6 ½ libras sem afetar o desempenho materialmente. Na verdade, o Ugly Stick voa bem por volta de 6 libras usando motores .56 a. 60. Isso dá um voo animado.
A fuselagem é absolutamente reta e plana na parte inferior. O primeiro passo na construção deve ser cortar a folha inferior de compensado de 3/32” conforme indicado nas plantas. Por isto em uma superfície de trabalho plana, junto com a tábua de balsa inferior de 3/32” que é emendada ao compensado. Os lados da fuselagem são cortados de uma folha de balsa de ¼", bem como as anteparas, com exceção da parede de fogo construída em compensado de ¼". Cimente as anteparas na folha inferior, apenas posicione as laterais da fuselagem contra as anteparas e a folha inferior. A parede de fogo deve ser protegida com uma aplicação generosa de epóxi para reforço.
O estabilizador, o profundor e o leme podem ser cortados em balsa macia de ¼”, embora seja preferível usar a o método de construção mostrado. O profundor pode ser instalado durante a construção da fuselagem, se sua superfície de trabalho for grande o suficiente para acomodá-la plana contra o revestimento inferior. A construção é projetada de forma que a fuselagem possa ser concluída, incluindo montagens de servo, estabilizador e leme, tudo em uma única etapa.
A asa não tem diedro e as nervuras são planas da longarina inferior para a traseira. Portanto, nenhum gabarito é necessário e a asa pode ser concluída em qualquer superfície de trabalho plana. Para máxima simplicidade, a articulação do aileron é externa e os orifícios são curtos na lateral da fuselagem para permitir a liberação do servo, assim como as hastes de corda do piano fazem as manivelas do aileron.
No original, apenas a asa é forrada de seda. Na superfície de madeira, apenas utilizei dope. A construção de moldura aberta da asa não deu problemas com empenamento, embora tenhamos visto alguns exemplos de outros Ugly Sticks onde aparentemente o construtor o apoiou incorretamente enquanto o dope estava secando, resultando em alguns empenamentos bastante severos. Na verdade, remover empenamentos de uma estrutura de asa de quadro aberto deste tipo é extremamente fácil. Ele apenas exigia o uso de calor enquanto girava contra a dobra para garantir uma superfície plana da asa.
Voar com o Ugly Stick é tão simples quanto a construção. O design não é excessivamente crítico para a localização do centro de gravidade. Deve equilibrar-se aproximadamente na longarina principal ou ligeiramente atrás. Nenhum deslocamento de empuxo é usado.
Somando-se a considerar a quantidade mínima de tempo e esforço despendidos em construção, duvido que jamais tenhamos nos divertido mais pilotando um modelo rádio-controlado. Acreditamos que seja uma excelente escolha para o iniciante e um treinador ideal para vôos multiproporcionais.
Espero que gostem!
https://www.youtube.com/watch?v=cB4PiIaWNZs
Das Ugly Stick Voando nos anos 60.
Avião de 60 polegadas de envergadura, asas sem diedro, com peso ideal de voo (como descrito por Phil) de 2,7 kg, ideal para motores glow .56 a. 60.
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Reparem nos servos lineares ilustrados na planta original publicada em 1966.
A minha ideia com este avião é associar uma construção clássica com facilidades modernas. Construção em balsa, entelagem com tela e dope, pintura clássica etc, mas com motorização elétrica, telemetria, acessórios de carbono... Apesar da construção clássica, algumas características serão alteradas. Não sou muito fã da asa com "caixa aberta", prefiro chapeamento para evitar torções tanto no momento da entelagem quanto pelos efeitos do tempo e do clima. Também não gosto do trem de pouso triciclo, será convencional. Além disso, a asa será baioneta e fixada por parafusos, ao invés de inteiriça e presa por elásticos.
A planta que estou utilizando como base é uma versão de 1985 da R/C Modeler Corporation, publicada pela rcmagazine.com e disponível para download em https://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=6801. Já construí alguns menores, e um maior (170cm). Ainda não construí nenhum Stick com as dimensões originais, achei um avião relativamente grande, mas não enorme. Sem asas baionetadas deve dar uma dor de cabeça para transportar.
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