Asteróide - Entelagem
- Omar Grassetti
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- Mensagens: 1993
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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Alysson.
O papel destinado a entelar os lemes e o estabilizador foi colado numa armação feita com varetas de madeira dura (semelhante a armação de uma tela de pintura)
O papel ee borifado com água nos dois lados.
Depois de seco, o que leva no mínimo 12 horas o papel é retirado do bastidor e aplicado à estrutura com cola branca diluida, tomando-se o cuidado para que o papel fique sem rugas, porém sem ser esticado demasiadamente. Quando a cola estiver bem seca, as peças enteladas são borifadas com álcool comum (peças muito frágeis podem ser borifadas com álcool isopropílico) e colocadas para secar presas sobre uma superfície plana deixando um espaço em baixo para ventilar e possibilitar a secagem simultânea dos dois lados. Veja a primeira foto.
Feito isso a entelagem estará pronta, não sendo necessário, nem recomendável passar dope, por tratar-se de um modelo destinado ao vôo indoor. Em dias secos e antes do entardecer o modelo poderá voar outdoor sem problema.
Note que a estrutura dos leme e do estabilizado são geodésicas. Lemes e estabilizadores devem ser preferivelmente geodésicos.
O papel destinado a entelar os lemes e o estabilizador foi colado numa armação feita com varetas de madeira dura (semelhante a armação de uma tela de pintura)
O papel ee borifado com água nos dois lados.
Depois de seco, o que leva no mínimo 12 horas o papel é retirado do bastidor e aplicado à estrutura com cola branca diluida, tomando-se o cuidado para que o papel fique sem rugas, porém sem ser esticado demasiadamente. Quando a cola estiver bem seca, as peças enteladas são borifadas com álcool comum (peças muito frágeis podem ser borifadas com álcool isopropílico) e colocadas para secar presas sobre uma superfície plana deixando um espaço em baixo para ventilar e possibilitar a secagem simultânea dos dois lados. Veja a primeira foto.
Feito isso a entelagem estará pronta, não sendo necessário, nem recomendável passar dope, por tratar-se de um modelo destinado ao vôo indoor. Em dias secos e antes do entardecer o modelo poderá voar outdoor sem problema.
Note que a estrutura dos leme e do estabilizado são geodésicas. Lemes e estabilizadores devem ser preferivelmente geodésicos.
- Steimacher
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- Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
- Localização: Lyon - França
Omar...
Muito legal essa técnica, Omar. Já tinha ouvido ocomentários por aqui, mas vc tirou todas minhas dúvidas. Essa técnica de encolher, entelar e borrifar com álcool pode ser usada para entelar o modelo todo, não pode? Comecei a montar um modelinho novo e estou colhendo todas informações possíveis... : )
Muito legal essa técnica, Omar. Já tinha ouvido ocomentários por aqui, mas vc tirou todas minhas dúvidas. Essa técnica de encolher, entelar e borrifar com álcool pode ser usada para entelar o modelo todo, não pode? Comecei a montar um modelinho novo e estou colhendo todas informações possíveis... : )
Alysson Steimacher
- Omar Grassetti
- membro
- Mensagens: 1993
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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Alysson,
O pré encolhimento é mais indicada para leme e estabilizador, pois são mais delicados e susceptíveis a deformações. A fuselagem precisa de um encolhimento maior para que o papel trave e de resistência a estrutura, que deverá resistir a tensão do elástico. A asa também necessita de resistência ao flutter sendo melhor que sofra encolhimento após a entelagem. O álcool pode ser usado no modelo todo.
O pré encolhimento é mais indicada para leme e estabilizador, pois são mais delicados e susceptíveis a deformações. A fuselagem precisa de um encolhimento maior para que o papel trave e de resistência a estrutura, que deverá resistir a tensão do elástico. A asa também necessita de resistência ao flutter sendo melhor que sofra encolhimento após a entelagem. O álcool pode ser usado no modelo todo.
- Luis_Claudio
- membro
- Mensagens: 1770
- Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Omar,
Muito lindo esse seu modelo! Esta técnica de entelagem é muito trabalhosa - pelo menos foi para mim na primeira vez - mas o esforço compensa, e muito!
Achei interessante a dica do Marco Antonio (em utilizar o borrifador para passar o dope) e vou utilizá-la, pois já tive de comprar um borrifador para esticar o papel mesmo. Só espero que ele não entupa com a mistura dope/thinner/rícino, pois comprei aquele bem "chimfrim" na casa de R$1,99, mas ele faz uma névoa muito boa, a relação custo x benefíco valeu!
Omar,
Deixo registrado aqui o meu "muito obrigado" por compartilhar seu conhecimento conosco!
Abraços,
Luis.
Muito lindo esse seu modelo! Esta técnica de entelagem é muito trabalhosa - pelo menos foi para mim na primeira vez - mas o esforço compensa, e muito!
Achei interessante a dica do Marco Antonio (em utilizar o borrifador para passar o dope) e vou utilizá-la, pois já tive de comprar um borrifador para esticar o papel mesmo. Só espero que ele não entupa com a mistura dope/thinner/rícino, pois comprei aquele bem "chimfrim" na casa de R$1,99, mas ele faz uma névoa muito boa, a relação custo x benefíco valeu!
Omar,
Deixo registrado aqui o meu "muito obrigado" por compartilhar seu conhecimento conosco!
Abraços,
Luis.
- Omar Grassetti
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- Luis_Claudio
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- Mensagens: 1770
- Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
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- Omar Grassetti
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- Mensagens: 1993
- Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
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Luiz,
O arame utilizado no trem de pouso do Asteróde é muito fino para o Starlite
Alvaro,
O óleo de rícino, aje como retardador e plastificante. Como retardador, ele evita o branqueamento da dopagem; como plastificante, ele torna a entelagem mais elástica e menos quebradiça durante o envelhecimento. Não deve-se usar mais do que uma gota de rícino para cada 100ml de dope.
Receita:
25% de dope puro
75% de thinner
óleo de rícino (PA, o de farmácia não serve) na proporção.
Em dia úmido, dopar próximo a um aquecedor.
O arame utilizado no trem de pouso do Asteróde é muito fino para o Starlite
Alvaro,
O óleo de rícino, aje como retardador e plastificante. Como retardador, ele evita o branqueamento da dopagem; como plastificante, ele torna a entelagem mais elástica e menos quebradiça durante o envelhecimento. Não deve-se usar mais do que uma gota de rícino para cada 100ml de dope.
Receita:
25% de dope puro
75% de thinner
óleo de rícino (PA, o de farmácia não serve) na proporção.
Em dia úmido, dopar próximo a um aquecedor.