Helice tripa x bipa
Helice tripa x bipa
Tenho procurado no fórum informações a respeito da equivalencincia entre hélices bi- e tripa sem grande sucesso. Aparentemente para uma hélice tripa x*y a equivalente seria uma bipa x-1*y... Alguém sabe se isto esta correto? Alguém conhece alguma tabela ou formula de conversão? Me refiro ao a equivalência de esforço para o motor.
Obrigado e bons vôos
Obrigado e bons vôos
- Igor Souza
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- fabiofleal
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Zoltar,
Se vc estiver com o ingles em dia, o cara certo p/ te responder isso é o Chen, da GWS.
Sempre troco uns e-mails com ele e o cara é gente finíssima, prestando um suporte típico da GWS (nota 10).
Mesmo que ele não tenha a resposta na hora, ele procura com a turma de lá e te responde assim q possível.
É bom enviar e-mails p/ ele após as 8 da noite, por causa da diferença de fuso. Aí, por volta das 23:30 daqui, ele já responde, se tiver a resposta pronta.
o e-mail dele é mgchen@gws.com.tw
Mas vc tb pode encontrar isso no site da gws:
http://www.gwsus.com/english/product/propeller/propeller.htm
Não consegui entrar justo no link das 34 pás, mas tenta aí tarde.
Boa sorte!
Fabio
Se vc estiver com o ingles em dia, o cara certo p/ te responder isso é o Chen, da GWS.
Sempre troco uns e-mails com ele e o cara é gente finíssima, prestando um suporte típico da GWS (nota 10).
Mesmo que ele não tenha a resposta na hora, ele procura com a turma de lá e te responde assim q possível.
É bom enviar e-mails p/ ele após as 8 da noite, por causa da diferença de fuso. Aí, por volta das 23:30 daqui, ele já responde, se tiver a resposta pronta.
o e-mail dele é mgchen@gws.com.tw
Mas vc tb pode encontrar isso no site da gws:
http://www.gwsus.com/english/product/propeller/propeller.htm
Não consegui entrar justo no link das 34 pás, mas tenta aí tarde.
Boa sorte!
Fabio
- alexcmag
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Este do diminuir uma polegada é uma generalizacão do pessoal de glow e so' serve para alguns tamanhos. Imagine uma bipá 3x2 contra uma tripá 2x2... Ou 20x14 contra 19x14
Tem um otimo artigo do Martin Hepperle em http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm
A conclusão apos algumas equacoes é que:
Para passar de bipá para tripá, multiplique o diametro por 0,904
Para passar de bipá para quadripá, multiplique o diametro por 0,84
Exemplos, uma 10x6 bipá equivale a 9,04x6 tripá ou 8,4x6 quadripá
Isto em termos de consumo, em termos de eficiencia quanto mais pás pior.
Tem um otimo artigo do Martin Hepperle em http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm
A conclusão apos algumas equacoes é que:
Para passar de bipá para tripá, multiplique o diametro por 0,904
Para passar de bipá para quadripá, multiplique o diametro por 0,84
Exemplos, uma 10x6 bipá equivale a 9,04x6 tripá ou 8,4x6 quadripá
Isto em termos de consumo, em termos de eficiencia quanto mais pás pior.
- alexcmag
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Quanto mais pás mais, mais uma entra na turbulencia da anterior, ficando menos eficiente.
Nos avioes 1:1, a vantagem de aumentar o numero de pas e' conseguir mais potencia sem aumentar excessivamente o diametro (que aumenta o trem de pouso e a velocidade da ponta) e a rotacao (que aumenta a velocidade da ponta). Lembrando que nestes e' preciso tomar cuidado para a ponta da helice nao atingir a velocidade do som.
Nos nossos modelos podemos aumentar bastante a rotacao sem este risco, portanto melhor uma bipá em uma rotacao maior.
Nos avioes 1:1, a vantagem de aumentar o numero de pas e' conseguir mais potencia sem aumentar excessivamente o diametro (que aumenta o trem de pouso e a velocidade da ponta) e a rotacao (que aumenta a velocidade da ponta). Lembrando que nestes e' preciso tomar cuidado para a ponta da helice nao atingir a velocidade do som.
Nos nossos modelos podemos aumentar bastante a rotacao sem este risco, portanto melhor uma bipá em uma rotacao maior.
- alexcmag
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[quote:be996b266f="adalberto"]Desculpa a pergunta, mas, o que acontece quando a ponta da hélice alcança a velocidade do som?[/quote:be996b266f]
As hélices normais, assim como as asas normais, não funcionam bem acima da velocidade do som.
As pontas das hélices sempre se deslocam no ar bem mais rápido do que o avião no qual estão instaladas, pois sua velocidade é a velocidade do avião mais a velocidade linear da ponta da hélice. Por causa disto, a máxima velocidade teórica para aviões a hélice fica em torno de Mach 0.7.
O arrasto da hélice, e portanto o torque necessário para girá-las, aumentam significativamente, assim como o ruído devido à formação de ondas de choque.
Para uma hélice funcionar bem acima da velocidade do som, é necessário que sejam bem finas, curvas (em formato de cimitarra) e de preferência contra-rotativas. Neste arranjo elas são eficientes acima da velocidade do som, chegando a ser mais eficientes do que turbofans.
Nunca ouvi, mas dizem que o russo Tu-95, o mais rápido avião a hélicie ( Mach 0.82) faz um baita barulho.
As hélices normais, assim como as asas normais, não funcionam bem acima da velocidade do som.
As pontas das hélices sempre se deslocam no ar bem mais rápido do que o avião no qual estão instaladas, pois sua velocidade é a velocidade do avião mais a velocidade linear da ponta da hélice. Por causa disto, a máxima velocidade teórica para aviões a hélice fica em torno de Mach 0.7.
O arrasto da hélice, e portanto o torque necessário para girá-las, aumentam significativamente, assim como o ruído devido à formação de ondas de choque.
Para uma hélice funcionar bem acima da velocidade do som, é necessário que sejam bem finas, curvas (em formato de cimitarra) e de preferência contra-rotativas. Neste arranjo elas são eficientes acima da velocidade do som, chegando a ser mais eficientes do que turbofans.
Nunca ouvi, mas dizem que o russo Tu-95, o mais rápido avião a hélicie ( Mach 0.82) faz um baita barulho.
- Marco Antonio
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[quote:d0618026c0="adalberto"]Desculpa a pergunta, mas, o que acontece quando a ponta da hélice alcança a velocidade do som?[/quote:d0618026c0]
Acontece um efeito chamado ressonancia harmonica... já vi testes em helices feitas com camera super hiper lenta euma onda se propaga por toda helice fazendo ela oscilar cada vez mais e mais até que cada nó da oscilação se parte... ou seja é helice voando pra todo lado.
Acontece um efeito chamado ressonancia harmonica... já vi testes em helices feitas com camera super hiper lenta euma onda se propaga por toda helice fazendo ela oscilar cada vez mais e mais até que cada nó da oscilação se parte... ou seja é helice voando pra todo lado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Rodrigo Morales
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