Perfil para Planador Acrobático

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Olá

Edson, estive falando com dois colegas do Aeroclube do Pina e me confirmaram que faz algum tempo tem a venda o modelo LO-100 fabricado aqui, no Brasil. Eu tinha visto dois modelos escala 1:6 (env.= 1,66m) e escala 1:4 (env.=2,5m) mas depois, e segundo me falaram, apereceram o escala 1:5 (env.= 2,00m) e outro modelo que seria um mini LO-100 com envergadura aprox. de 1,2m ou 1,3m. Comentando o porquê de tantos tamanhos falaram que o fabricante gosta deste modelo e que tendo feito o primero fica muito mais fácil fazer outros tamanhos pelo conhecimento adquirido. Falamos também que seria melhor fazer outro modelo, já que tem inúmeros e não tem muita lógica fazer um modelo que já está no mercado, mas claro, isto fica ao seu critério. Poderia ser feito a escala 1:3 mas aí é bronca pesada. Fica um monstro e também ninguém sabe se o fabricante dos LO-100 já está trabalhando neste projeto.
Eu pensei em comprar um, escala 1:6 pois o que eu ví ficou muito massa, porém estou um pouco mal de tempo ($$$$$).

Voltando ao tema do Fox: você vai postar aqui o processo de construção do pluge? Seria muito interessante se tratando de um modelo desse tamanho. Estivemos comentando no aeroclube que fazer um pluge assim não é facil, especialmente o acabamento se queremos uma superfície perfeita.


Até
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:ac4f269975="Geraldo"]Olá

Eu pensei em comprar um, escala 1:6 pois o que eu ví ficou muito massa, porém estou um pouco mal de tempo ($$$$$).

Voltando ao tema do Fox: você vai postar aqui o processo de construção do pluge? Seria muito interessante se tratando de um modelo desse tamanho. Estivemos comentando no aeroclube que fazer um pluge assim não é facil, especialmente o acabamento se queremos uma superfície perfeita.


Até
Geraldo[/quote:ac4f269975]

Olá Geraldo.

O LO100 tem a característica de um planador acrobático, mas se for feito com perfil mais "thermal" e bem leve pode voar bem em térmicas.

Sobre o Fox, vou postar a construção passo-a-passo.
Edson
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Olá amigos,

Eu acho que o motivo de termos poucos planadores acima de 4 metros voando é questao de cultura.
Pois se houvesse interesse teriamos varios modelos voando, pois o custo para construirmos um com proprios meios, nao é tao grande! pois da mesma forma que ele aumenta, diminui a necessidade de alguns itens caros, como micro eletronica, fibra de carbono, balsa extra, etc.
um exemplo disso é o planador de 6 metros feito em isopor, cujo video está postado aqui. nao é acrobatico e poderia ter sido feito um pouco mais resistente, pois ali, até um longarina de freijó mais reistente ajudaria sem interferir em quase nada.
como eu disse ...acho que é cultura. se perguntarmos todos vao dizer que gostaria de ter um ! mas ninguem se empenha na possibilidade.
talvez por ser mais dificil transportar, montar e lançar, nao acham?
A maxima envergadura que já voei foi 2metros e nunca pensei em fazer nada maior...por enquanto.
Edson...boa sorte na empreitada...desejamos sucesso !!
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:c1b5269528="sandro_ventania"]Olá amigos,

Eu acho que o motivo de termos poucos planadores acima de 4 metros voando é questao de cultura.
Pois se houvesse interesse teriamos varios modelos voando, pois o custo para construirmos um com proprios meios, nao é tao grande! pois da mesma forma que ele aumenta, diminui a necessidade de alguns itens caros, como micro eletronica, fibra de carbono, balsa extra, etc.
um exemplo disso é o planador de 6 metros feito em isopor, cujo video está postado aqui. nao é acrobatico e poderia ter sido feito um pouco mais resistente, pois ali, até um longarina de freijó mais reistente ajudaria sem interferir em quase nada.
como eu disse ...acho que é cultura. se perguntarmos todos vao dizer que gostaria de ter um ! mas ninguem se empenha na possibilidade.
talvez por ser mais dificil transportar, montar e lançar, nao acham?
A maxima envergadura que já voei foi 2metros e nunca pensei em fazer nada maior...por enquanto.
Edson...boa sorte na empreitada...desejamos sucesso !![/quote:c1b5269528]

Sandro,

Você disse tudo!

É uma questão de cultura, pois muitos gastam com aviões escala bem mais do que com um planador. Um motor a gasolina não sai por menos de R$ 1.500,00. Depois vem servos de força, receptor PCM e tudo mais. No final o avião vai ficar por uns R$ 5.000,00, muito mais caro que um planador.
Edson
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Talvez seja o ponto

Mensagem por a1a_terabyte »

Talvez seja o ponto, acho que o pessoal aqui ficou muito tempo na era do spirit e seu derivados e tem medo de planadores grandes e ditos pesados, vejo muito tb por aqui dizer que não tem vento o lift para usar acrobático, isso é uma falsa idéia, por exemplo, morei em Floripa e no costões a beira mar o lift é 100 % melhor do que aqueles que encontrei na Europa, o negocio é sabe identificá-los, por isso tenho sempre meu anemometro comigo, outro dia fui voa meu Palio, planador super pesado, :oops: 2,2 mts, 1400 gr, fiz umas modificações nele e estava um pouco apreensivo quanto as modificações e o Tiago lanço para min no plano para dar aquela testada básica antes do hi-starter, depois do lançamento 10° bico para baixo o planador percorreu todo o campo e fui obrigado a fazer uma curva para pousar, ele ficou surpreso com a fineza do bicho, depois larguei com hi-starter final da tarde sem nenhum vento ou térmica e o modelo planou super tranqüilo só foi pousar depois de algumas voltas, estão acho que esta em tempo de reverter tais impressões que muitos colocam no mais novos, que planador não pode ter mais de 1 kg senão no Brasil não voa, de que planador grande é muito caro, e que o melhor mesmo é fazer modelos de bandeijinha mesmo, ufa cansei vcs....

Um abraço
mnluz
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sex Nov 04, 2005 9:21 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por mnluz »

Planadores escala de 2m sao bem ariscos e mais dificil de ver. Planadores de 4m e na escala 1/4 voam incomparavelmente melhor do que um planador de 2m.
De 1/4 para 1/3 a diferença em voo nao he tao grande mas a complicação passa a ser be maior. No caso do fox é um pouco diferente, pq é um planador acrobatico e ai vale a pena ser 1/3 pq algumas rotinas vc precisa de muita energia e inersia. Para os termais, os 1/4 tem a melhor relaçao entre performance de voo e praticidade.

Ja rebocamos planadores de 4m com um space walker da great planes um um os 120 4t. Um stick com OS 160 fx vai muito pra qualquer planador 1/4 de escala.
Os 1/3 de escala, ai ja entra um rebocador a gasolina e com potencia de sobra por uma questao de seguranca. Ou o reboque fica muito critico.

Em londrina rebocamos durante um dia inteiro planadores 1/3 de escala com um extra com DA 50. Ou seja, se tem alguem na pista onde vcs voam com um aviao que faz torque roll, so convence-lo a colocar um gancho de reboque e esta pronto.



[ ]'s
Marlon
Responder