Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial
Até estatores de 9 pólos podem ser enrolados assim :shock: .............para reenrolar um motor de cd-rom com 9 pólos, seria melhor enrolar todas voltas pro mesmo lado ou assim [/img]
obrigado!!!!!
Foi mal se minha dúvida não estiver em post correto, de qualquer modo, pode ser movida :o
obrigado!!!!!
Foi mal se minha dúvida não estiver em post correto, de qualquer modo, pode ser movida :o
- Anexos
-
- 9N4p stator.gif (10.62 KiB) Exibido 121317 vezes
freq. 72830
ch 52
ch 52
[quote:3104eaeb42="GRANATO"]Danageli,
Esse tipo de enrolamento é para motores de alto KV, com apenas 4 polos magnéticos (imãs).
Em motores de CDROM, só se for daqueles que já vem com rolamentos, e dos bons.
Para os que tem buchas, não é aconselhável ultrapassar as 10.000rpm.[/quote:3104eaeb42]
Obrigado, Granato!!!! acho que agora estou começando a entender....
Valeu :!:
Esse tipo de enrolamento é para motores de alto KV, com apenas 4 polos magnéticos (imãs).
Em motores de CDROM, só se for daqueles que já vem com rolamentos, e dos bons.
Para os que tem buchas, não é aconselhável ultrapassar as 10.000rpm.[/quote:3104eaeb42]
Obrigado, Granato!!!! acho que agora estou começando a entender....
Valeu :!:
freq. 72830
ch 52
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- Toninho LourenÇo
- membro
- Mensagens: 2085
- Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
- Localização: Guarulhos -SP
Granato,
Este motor vem configurado diferente em cada caso o do Juninho tinha 14 voltas de fio 31 AWG triplo
Enrolei com um fio 25 AWG, 14 voltas fechado em delta, o motor quase saía voando da mão nos testes e infelismente saiu voando mesmo do modelo como citado pelo Juninho, fica muito forte esse motor
Também achei poucas voltas para fechar em delta ou seja se fechar em estrela pode usar o mesmo método.
Dividir 14 por 1,73 que dá 8, ou seja 8+8 16 voltas por bobina de um fio de maior bitola ex: 24 AWG se fechar em estrela, e com isso economizar na amperagem ?
Toninho
Este motor vem configurado diferente em cada caso o do Juninho tinha 14 voltas de fio 31 AWG triplo
Enrolei com um fio 25 AWG, 14 voltas fechado em delta, o motor quase saía voando da mão nos testes e infelismente saiu voando mesmo do modelo como citado pelo Juninho, fica muito forte esse motor
Também achei poucas voltas para fechar em delta ou seja se fechar em estrela pode usar o mesmo método.
Dividir 14 por 1,73 que dá 8, ou seja 8+8 16 voltas por bobina de um fio de maior bitola ex: 24 AWG se fechar em estrela, e com isso economizar na amperagem ?
Toninho
- GRANATO
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- Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
- Localização: Birigui-SP (49) 16200-335
A questão desses motores, que tem bastnte torque e ao mesmo tempo certa velocidade, é conseguir "injetar" uma certa quantidade de corrente, sem saturar o estator, por isso o fechamento em delta.
Um mesmo enrolamento (quantidade de voltas e bitola de fio equivalentes), suporta corrente máxima de 17A em estrela e cerca de 30A em delta, antes de saturar e começar a "fabricar calor" ao invés de rpm, ou seja perde muito em eficiência.
Mas sempre existem pontos de equilibrio entre os dois tipos de fechamento.
É questão de se acertar a quantidade de voltas e bitola de fio que dê o melhor rendimento.
O problema das poucas voltas a que se referiu, e fechando em estrela, é que pode-se ter uma cobertura de cobre inferior à necessária.
Um mesmo enrolamento (quantidade de voltas e bitola de fio equivalentes), suporta corrente máxima de 17A em estrela e cerca de 30A em delta, antes de saturar e começar a "fabricar calor" ao invés de rpm, ou seja perde muito em eficiência.
Mas sempre existem pontos de equilibrio entre os dois tipos de fechamento.
É questão de se acertar a quantidade de voltas e bitola de fio que dê o melhor rendimento.
O problema das poucas voltas a que se referiu, e fechando em estrela, é que pode-se ter uma cobertura de cobre inferior à necessária.
- GRANATO
- membro
- Mensagens: 2220
- Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
- Localização: Birigui-SP (49) 16200-335
Depende de uma série de fatores, mas basicamente:
Ex: estator de 24mm x 8mm (como o 2408-21).
21 voltas de 32AWG (0,20mm) = 0,36mm2 de seção
fechado em delta
hélice 8x4HD
11,1v (3S)
Consome 16A para 618g de empuxo = 60% de eficiência na aceleração máxima.
Se alterar para 21 voltas de fio 29AWG triplo = 0,49mm2 de seção
Consome 17A para 700g de empuxo = 65% de eficiência na máxima.
ou seja, aumenta um pouco o consumo, o empuxo e a eficiência.
O que foi feito (mesmo número de voltas, maior bitola) foi aumentar a cobertura de cobre e diminuir a resistência interna do motor.
Mas claro, isso tem limites.
Principalmente o físico. Tente enrolar 21 voltas de fio 20AWG em um xingling e verá que não há espaço físico para isso.
Ex: estator de 24mm x 8mm (como o 2408-21).
21 voltas de 32AWG (0,20mm) = 0,36mm2 de seção
fechado em delta
hélice 8x4HD
11,1v (3S)
Consome 16A para 618g de empuxo = 60% de eficiência na aceleração máxima.
Se alterar para 21 voltas de fio 29AWG triplo = 0,49mm2 de seção
Consome 17A para 700g de empuxo = 65% de eficiência na máxima.
ou seja, aumenta um pouco o consumo, o empuxo e a eficiência.
O que foi feito (mesmo número de voltas, maior bitola) foi aumentar a cobertura de cobre e diminuir a resistência interna do motor.
Mas claro, isso tem limites.
Principalmente o físico. Tente enrolar 21 voltas de fio 20AWG em um xingling e verá que não há espaço físico para isso.
- Julio Cesar
- membro
- Mensagens: 1488
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
- Localização: São Paulo - SP
[quote:fe53c6a00f="leandrots"]...se enrolar o motor igual ao original mais usar um fio de maior bitola do que o original, aumentaria o consumo?
e aguentaria mais corrente?
valeu![/quote:fe53c6a00f]
Diminuiria o consumo para a mesma rotação, se comparado como enrolamento anterior, pois a resistência interna diminui, aumentando a eficiência. Mas se acelerar tudo, com certeza consumirá mais.
Via de regra: Se o seu motor tiver espaços onde possa ser preenchido com cobre, re-enrole com uma bitola maior mantendo o número de voltas, você só tem à ganhar.
e aguentaria mais corrente?
valeu![/quote:fe53c6a00f]
Diminuiria o consumo para a mesma rotação, se comparado como enrolamento anterior, pois a resistência interna diminui, aumentando a eficiência. Mas se acelerar tudo, com certeza consumirá mais.
Via de regra: Se o seu motor tiver espaços onde possa ser preenchido com cobre, re-enrole com uma bitola maior mantendo o número de voltas, você só tem à ganhar.
Júlio César
Ontem eu reenrolei o meu 2812 com fio 28 e 25 voltas de 1 fio só...
Ficou uma cáca... gira muito pouco e não tem força nenhuma... parece que tá girando com 1S, hehehe
Hoje vou enrolar ele com fio 28 duplo e apenas 15 voltas, será que é mais vantajoso do que enrolar com fio 28 triplo e 10 voltas? qual é a diferença!?
Será melhor eu reenrolar com fio 24? quantas voltas vcs me aconselham?
Vou fechar em delta pra ter mais rpm do que torque.
Abs
Ficou uma cáca... gira muito pouco e não tem força nenhuma... parece que tá girando com 1S, hehehe
Hoje vou enrolar ele com fio 28 duplo e apenas 15 voltas, será que é mais vantajoso do que enrolar com fio 28 triplo e 10 voltas? qual é a diferença!?
Será melhor eu reenrolar com fio 24? quantas voltas vcs me aconselham?
Vou fechar em delta pra ter mais rpm do que torque.
Abs
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500