Vôo de encosta no Rio de Janeiro

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
gcoelho
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 11:33 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Vôo de encosta no Rio de Janeiro

Mensagem por gcoelho »

Salve pessoal,

estou querendo tirar a poeira dos meus planadores e perdi o contato do pessoal daqui do Rio que eu voava na época (Grego, Otto, e cia.)..

Alguém voa em encosta no Rio ?? Praia da Macumba, Parque da Cidade em Niteroi, aquele morro em Curicica .. ??

Se tiver um grupo voando por aí, por favor me passem o contato.

Abs,

Guilherme.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Guilherme,

Acho que os voos de encosta só estam rolando no MAC, em Niterói. Aqui no Rio, o pessoal anda meio parado.
Não sei se você já sabe, mas o Otto faleceu há quase 1 ano... :(
Avatar do usuário
jorge
membro
Mensagens: 562
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 8:17 pm
Localização: Niteroi RJ

Mensagem por jorge »

gcoelho

o voo no MAC sabado e domingo 14:00



abs,


jorge
gcoelho
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 11:33 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por gcoelho »

Putz.. só soube agora do falecimento do Otto.. realmente foi uma pena.. ele me ajudou muito mesmo.. maldito cigarro que ele fumava sem parar..

Vou pegar minhas coisas (planador, rádio, ...) na casa da minha mãe, verificar alinhamentos, CG, baterias, e qualquer dia eu apareço no MAC.

Abs,
Guilherme.
malbe
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Dom Jul 30, 2006 5:51 pm
Localização: rj

Mensagem por malbe »

gcoelho,

Vou citar os locais que conheco:

- Encosta: MAC (Niteroi)
- Glow: Aeroclube (Nova Iguacu); Ama (Fundao); AIA (Rio-Mage); CMVM (Vila Militar - Deodoro); ACA (Museu Aeroespacial);
- Eletrico: Alem dos lugares acima, Praia de Charitas;
- VCC: Aterro do Flamengo;

Eu tenho voado na AIA de glow e asinha eletrica, caso queira conhecer envie MP que sera um prazer marcar com vc para conhecer o local.

Abs
Marcelo
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Fala Guilherme, explica melhor esses lugares q vc voava, tipo, morro em curicica e praia da macumba....

Onde exatamente ficam esses lugares??

Moro na freguesia, já voei encosta, mas no MAC, só q fica complicado viajar pra voar encosta né... Se esses lugares q vc citou são por aqui, seria muito melhor, quem sabe agente não junta uma galera pra voltar a voar por aqui...

Abraços

Felipe
gcoelho
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 11:33 am
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por gcoelho »

Fala pessoal,
o que eu gosto mesmo é voar em encosta.. já voei na ACA meu Gentle Lady com hi-start, mas não sou muito fâ de térmicas e de motor..

Eu gostava muito de voar no morro da praia da Macumba, no Recreio. Dá pra estacionar no camping e subir uma trilha de 15/20 minutos a pé carregando o planador no ombro.. Não sei como está o local agora, mas se não estiver com muito mato ainda pode ser um bom local de vôo. O visual é lindo, de frente pra praia, e pega um vento liso do mar, quando está soprando E, SE, S, SW. Pros mais corajosos ainda dá pra subir no topo dele e pegar 360º de vento. Lá no topo até tábua de privada voa, como dizia o Otto, mas o acesso é bem mais íngreme e difícil.

Em Curicica (fica perto do autódromo de jacarepaguá) tem um morro também que eu voava que é melhor para os mais "experientes", pq dá pra chegar mais perto do local de vôo de carro, e demanda menos das pernas, joelhos e do coração :-). Eu fui lá algumas vezes, mas não me lembro mais como chegar lá, pq é meio complicado o caminho. mas acho que é o único morro em Curicica. Tem uma vista praquele morro que parece uma águia do Projac da Globo. Não me lembro qual a direção do vento que dá pra voar lá.

O local mais perfeito que eu já voei foi em Ponta Negra, entre Maricá e Saquarema. É mais longe, tem que fazer uma pequena viagem de carro (1 hora), mas o lugar é lindo, dá pra parar o carro e voar. 180º de vento: E, SE, S, SW, W. Vento vindo do mar, lisinho, sem turbulências.

Estou planejando ir pra Ponta Negra de novo em agosto, quando eu já tiver arrumado um planador que sobreviveu aos 5 anos que fiquei parado.. estou reciclando as baterias pra ver se elas ainda prestam e dando uma ajustada no planador.. mas o morro da Macumba também é uma boa opção.. se quiser podemos marcar !

Abs,
Guilherme.
Tropsoide
membro
Mensagens: 549
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

[quote:c075c71938="felipe_curvello"]Guilherme,

Não sei se você já sabe, mas o Otto faleceu há quase 1 ano... :([/quote:c075c71938]

Realmente uma pena ele era meu contato com o planadorismo, certa vez me presenteou com o projeto de um planador, que guardo até hoje,epoca em que comprei dele o Kit de uma Zagi, nosso contato era pelo ICQ a internet ainda estava engatinhando. costumava ve-lo com sua turma em revistas,era um caboco formidavel.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

ótimo local de voo

Mensagem por sandro_ventania »

Olá pessoal,


Loucura de lugar pra voar encosta é em Sampaio correa, tem que dividir com parapente, mas o acesso é facil para qualquer carro e o melhor...700metros de altitude !!!
Aproveitando...alguem sabe dizer se em nova iguaçu ainda existe os planadores ou o volovelismo ali já morreu?
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
yuri.rj
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Out 23, 2006 7:51 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por yuri.rj »

gcoelho,

Estou afim de me aventurar no voo de encosta... e moro no recreio. Por um acaso vc ja voou nesse morro da praia da macumba?

Abraços
Responder