Construção do Hughes XF-11
- charles_pereira
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Construção do Hughes XF-11
Estou abrindo esse tópico para documentar a construção do XF-11 e compartilhar informações e aprender com os amigos.
Ainda estou na fase de pesquisa e definições básicas, como a escala que irei fazer.
Eu estou quase acabando o Curtiss e por isso já estou com o novo projeto na cabeça.
Eu tinha pensado em fazer o Antonov AN-225, mas vou adiar um pouco o sonho. Não me sinto pronto ainda para construí-lo e acho que teria que usar muito isopor e não sei trabalhar com esse material direito.
Quem assitiu "O Aviador" vai reconhecer esse avião. Foi aquele que caiu e quase matou o Howard Hughes.
Vou tentar ser bem meticuloso e fazer tudo com riqueza de detalhes. Não terei pressa em acabá-lo. Imagino um projeto de cerca de um ano.
As partes principais e mais complexas quero projetar em 3D no CAD antes de fazer.
Algumas coisas eu já defini:
- envergadura entre 180cm e 210cm
- todo de madeira e fibra (sou péssimo em entelagem)
- pintado com tinta automotiva
- dois motores
- nunca fiz, mas vou "tentar" fazer o trem retrátil
Agradeço se alguém tiver informações que possam ajudar na construção.
Por enquanto, vou postar algumas fotos e um desenho que vai ajudar bastante.
Ainda estou na fase de pesquisa e definições básicas, como a escala que irei fazer.
Eu estou quase acabando o Curtiss e por isso já estou com o novo projeto na cabeça.
Eu tinha pensado em fazer o Antonov AN-225, mas vou adiar um pouco o sonho. Não me sinto pronto ainda para construí-lo e acho que teria que usar muito isopor e não sei trabalhar com esse material direito.
Quem assitiu "O Aviador" vai reconhecer esse avião. Foi aquele que caiu e quase matou o Howard Hughes.
Vou tentar ser bem meticuloso e fazer tudo com riqueza de detalhes. Não terei pressa em acabá-lo. Imagino um projeto de cerca de um ano.
As partes principais e mais complexas quero projetar em 3D no CAD antes de fazer.
Algumas coisas eu já defini:
- envergadura entre 180cm e 210cm
- todo de madeira e fibra (sou péssimo em entelagem)
- pintado com tinta automotiva
- dois motores
- nunca fiz, mas vou "tentar" fazer o trem retrátil
Agradeço se alguém tiver informações que possam ajudar na construção.
Por enquanto, vou postar algumas fotos e um desenho que vai ajudar bastante.
- Anexos
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- Planta XF11.jpg (31.95 KiB) Exibido 48317 vezes
-
- 04_03_1947.JPG (32.15 KiB) Exibido 54639 vezes
-
- xf11_09.jpg (30.36 KiB) Exibido 54639 vezes
-
- _xf11_12.jpg (15.54 KiB) Exibido 54639 vezes
Editado pela última vez por charles_pereira em Sáb Jan 05, 2019 9:09 pm, em um total de 1 vez.
- charles_pereira
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Definição do perfil da asa
Pessoal,
segundo o site http://www.ae.uiuc.edu/m-selig/ads/aircraft.html, o perfil usado no XF-11 era o NACA 66(215)-216.
Eu não achei esse perfil no Profilli. Sei também quem nos aeromodelos os perfis geralmente são diferentes.
No caso específico do XF-11, eu fiz um desenho no CAD para definir as medidas básicas. Aumentei um pouco a área da asa, mas nada que chegue a comprometer o visual dele.
A envergadura será de 2100mm e o comprimento 1350mm.
A raíz da asa terá 310mm e a ponta 132mm.
Com isso, imagino ter uma carga alar entre 40 e 45g/dm2, pois estimo o peso final em torno de 2Kg. Esse é um valor alto e não quero ter um jato.
Por isso, acho que o perfil vai precisar dar boa sustentação e ter muito arrasto. Com dois motores, acho que isso não será problema.
Vou começar a desenhar a asa e gostaria de obter opiniões sobre qual perfil usar. Eu estou pensando em usar algum plano-convexo ou até undercamber. A espessura da asa imagino que deva ficar entre 15% E 20% da corda.
Desde já agradeço quem possa contribuir com esse projeto.
Abraço!
segundo o site http://www.ae.uiuc.edu/m-selig/ads/aircraft.html, o perfil usado no XF-11 era o NACA 66(215)-216.
Eu não achei esse perfil no Profilli. Sei também quem nos aeromodelos os perfis geralmente são diferentes.
No caso específico do XF-11, eu fiz um desenho no CAD para definir as medidas básicas. Aumentei um pouco a área da asa, mas nada que chegue a comprometer o visual dele.
A envergadura será de 2100mm e o comprimento 1350mm.
A raíz da asa terá 310mm e a ponta 132mm.
Com isso, imagino ter uma carga alar entre 40 e 45g/dm2, pois estimo o peso final em torno de 2Kg. Esse é um valor alto e não quero ter um jato.
Por isso, acho que o perfil vai precisar dar boa sustentação e ter muito arrasto. Com dois motores, acho que isso não será problema.
Vou começar a desenhar a asa e gostaria de obter opiniões sobre qual perfil usar. Eu estou pensando em usar algum plano-convexo ou até undercamber. A espessura da asa imagino que deva ficar entre 15% E 20% da corda.
Desde já agradeço quem possa contribuir com esse projeto.
Abraço!
- Anexos
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- Esse desenho básico mostra as proporções que o modelo terá.
- xf-11.jpeg (12.47 KiB) Exibido 54315 vezes
- Diegobambas
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planta e entelagem
amigo, vou procurar no meu pequeno "acervo" mas acho que eu tenho a planta dele em escala para aeromodelo... sobre entelar, é fácil... no meu primeiro trabalho com monokote fiz "caca" mas no segundo eu já fiz um bom trabalho.. da u ma olhada nesta foto... se quiser, podemos trocar umas idéias sobre a entelagem... fica bem legal... se vc prestar atenção na foto todo o bordo de ataque da asa é chapeado.. e mesmo assim ficou muito bom.. esse foi só o meu segundo trabalho com monokote... o único detalhe é que ja trabalhei tbem com um plastico termico nacional muito legal da casa aerobrás.. metado do preço e metade do tamanho (no final mesmo preço..) para coisas pequenas vale a pena... mas é um pouco mais fino (mais complicado de aplicar..) e tem o oracover q tbem é muito bom (e as vezes mais barato que o monokonte) mas fica leve e bacana...
Sds,
Cuenca.
Sds,
Cuenca.
- Anexos
-
- entelagem da asa do meu blue-angel (campeão brasileiro de mini-fai VCC de 2005 motorizado com os fp-s 40 e combustivel "caretão")
- blue - entelagem.jpg (38.42 KiB) Exibido 54266 vezes
Star Delta - WindStar - Cessna - DX6i DSM2
- charles_pereira
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Re: planta e entelagem
[quote:f3d85a6097="rbcuenca"]amigo, vou procurar no meu pequeno "acervo" mas acho que eu tenho a planta dele em escala para aeromodelo... sobre entelar, é fácil... no meu primeiro trabalho com monokote fiz "caca" mas no segundo eu já fiz um bom trabalho.. da u ma olhada nesta foto... se quiser, podemos trocar umas idéias sobre a entelagem... fica bem legal... se vc prestar atenção na foto todo o bordo de ataque da asa é chapeado.. e mesmo assim ficou muito bom.. esse foi só o meu segundo trabalho com monokote... o único detalhe é que ja trabalhei tbem com um plastico termico nacional muito legal da casa aerobrás.. metado do preço e metade do tamanho (no final mesmo preço..) para coisas pequenas vale a pena... mas é um pouco mais fino (mais complicado de aplicar..) e tem o oracover q tbem é muito bom (e as vezes mais barato que o monokonte) mas fica leve e bacana...
Sds,
Cuenca.[/quote:f3d85a6097]
Cuenca, eu ficaria muito grato se você conseguisse essa planta. Iria facilitar muito o meu trabalho.
Quanto à entelagem, agradeço sua ajuda, mas esse modelo eu quero fazer todo pintado. Quero aprender bem como pintar. Ainda tenho monokote e toughlon por aqui e ainda vou usá-los em modelos mais simples.
Abraço!
Sds,
Cuenca.[/quote:f3d85a6097]
Cuenca, eu ficaria muito grato se você conseguisse essa planta. Iria facilitar muito o meu trabalho.
Quanto à entelagem, agradeço sua ajuda, mas esse modelo eu quero fazer todo pintado. Quero aprender bem como pintar. Ainda tenho monokote e toughlon por aqui e ainda vou usá-los em modelos mais simples.
Abraço!
- charles_pereira
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Charles usa o velho e bom Clarck Y, com espessura grande próximo da raiz, este vôa bem em qualquer modelo escala de grande porte...Há, ja entendí...quer voar de dorso, fazer acrobacia, sem problemas, usa o também velho Naca 2412, semissimétrico...assim não perde tempo com detalhes de perfil.
Garanto que este dois vão bem!
Abs
Norton
PS:Fibra é F..................................................................................de ficar bom...mas conhecendo seu ímpeto, vai fundo!
Garanto que este dois vão bem!
Abs
Norton
PS:Fibra é F..................................................................................de ficar bom...mas conhecendo seu ímpeto, vai fundo!
- charles_pereira
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[quote:6b667759e6="NORTON"]Charles usa o velho e bom Clarck Y, com espessura grande próximo da raiz, este vôa bem em qualquer modelo escala de grande porte...Há, ja entendí...quer voar de dorso, fazer acrobacia, sem problemas, usa o também velho Naca 2412, semissimétrico...assim não perde tempo com detalhes de perfil.
Garanto que este dois vão bem!
Abs
Norton
PS:Fibra é F..................................................................................de ficar bom...mas conhecendo seu ímpeto, vai fundo![/quote:6b667759e6]
Obrigado Norton!
Novamente vou aceitar uma sugestão sua.
Só vou usar um Clark Y com 15% de espessura, ao invés de 12%.
Segue um desenho dele.
Abraço!
Garanto que este dois vão bem!
Abs
Norton
PS:Fibra é F..................................................................................de ficar bom...mas conhecendo seu ímpeto, vai fundo![/quote:6b667759e6]
Obrigado Norton!
Novamente vou aceitar uma sugestão sua.
Só vou usar um Clark Y com 15% de espessura, ao invés de 12%.
Segue um desenho dele.
Abraço!
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- perfil.JPG (5.54 KiB) Exibido 54185 vezes