Iniciei meu Roof Tramp

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá Alvaro ;)

Você poderia ser mais detalhista nessa questão da fixação do tubo que suporta o eixo da hélice? Eu iria seguir rigorosamente a planta, mas agora fiquei um pouco temeroso, por ser a primeira vez que vou construir um motor desses!!!! :( :oops:

No caso, toda ajuda que puderem me dar será bem vinda, pois só com o compartilhamento de conhecimento e experiências é que novatos, como eu, farão as coisas sem muitos problemas.

Grato!
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá Alvaro,

Vendo o post do OldBox sobre o Frank Tramp saquei como tem que ser feita a fixação do tubo (mancal - é isso né!!) para o eixo da hélice.

Espero, ainda essa semana, receber hélice e elástico e, assim não só terminar a construção do meu Roof Tramp, como colocá-lo para trimagem já no próximo final de semana!

Abraços!
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá Alvaro,

Aqui em minha cidade só encontro arame galvanizado e não de aço!! A medida é de 0,71mm estou achando muito frágil para fazer as ferragens do RT! Teria alguma outra solução?

Não sei, pelo que vejo vcs conseguem hastes e não rolos de arame, esse é outro problema que estou enfrentando aqui, não encontro hastes e sim rolos de arame ai, além de tudo tenho que passar um tempo para deixá-lo esticadinho....

Bem, gostaria de saber, principalmente, se realmente é muito frágil o arame galvanizado....

Fico no aguardo.

Abraços
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Bom, eu nunca usei arame galvanizado, mas acho que vai ser maleável demais e não vai fazer o trabalho dele.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

O arame da aço galvanizado vai entortar toda vez que a hélice ou o trem bater em alguma coisa, o eixo da hélice vai ficar torto e o modelo vai vibrar e voar mal.
Você precisa de aço mola com diâmetro 0,8 a 1 mm para fazer o eixo e o trem, procure em oficinas tipo torneiro mecânico que tem por aí que pode achar o aço mola; senão, procure molas com o arame nesse diâmetro, desenrole e endireite o arame.
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá a todos....

Continuo na saga da construção de meu RT. O mesmo ainda não foi terminado por algumas circustâncias ehheh tipo, eu não encontrava de jeito nenhum o tal do "aço mola" e realmente o galvanizado não serve! Agora que encontrei um (na verdade é o aço harmônico!) de 0,8mm e super resistente (alé de ter memória, ou seja, só com uma panca muito forte é que ele perde a forma que lhe é dada!) vou terminar e postar aqui.

Já consegui a hélice e elástico com o Alepacau elástico importado e hélice tb... vamos ver, espero voar com o danado nesse sábado ehehhe

Abraços!
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Aço harmônico é aço mola, chama também harmônico ou corda de piano por causa da aplicação como corda em pianos.
Termina ele e continua postando os resultados.

Abraço
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá Ricardão,

Mesmo assim, não foi fácil de encontrar, mesmo assim, como aço harmônico só encontrei numa loja de aeros (bem modesta) que tem na cidade vizinha à São Manuel (Botucatu!)

Bem, mas agora é parar com a conversa e terminar o modelo, tirar fotos e quem sabe um filminho do vôo ehhehe
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Mensagem por oldbox »

[quote:e0fd217313="Riverfount"]Olá Ricardão,

Mesmo assim, não foi fácil de encontrar, mesmo assim, como aço harmônico só encontrei numa loja de aeros (bem modesta) que tem na cidade vizinha à São Manuel (Botucatu!)

Bem, mas agora é parar com a conversa e terminar o modelo, tirar fotos e quem sabe um filminho do vôo ehhehe[/quote:e0fd217313]

Anda menino! :D
Que eu tô "loco" para ver como ficou !
:shock: E tem de ter filme do vôo sim ! :D
Anda Vicente ! :D
Abração Osmar.
Ps: Tô torcendo pelo primeiro vôo! :D :D
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:6c0edadc1a="oldbox"]Tô torcendo pelo primeiro vôo![/quote:6c0edadc1a]

E pode apostar que eu também!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder