Que tal discutirmos sobre Composites?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
André Jeber D. Starling
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Mai 16, 2005 5:38 pm

Mensagem por André Jeber D. Starling »

Você usa a mesma linha do vácuo da bomba para ensacar umas 12 peças em sacos diferentes, a bomba só precisa ter uma vazão grande o suficiente para manter a "pressão" desejada, e as va´lvulas podem ser de esfera, claro que das bôas, HEHEHE!! :D
e o mylar que eu uso é tecnicamente um filme de poliéster que a gente compra nessas casas de isolante elétrico...
um pouco mais grosso que um monokote sem tirar o filme...
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Preciso experimentar - mas acho que vai demorar um pouco, pois estou no meio de um outro projeto, e ainda vai demorar um pouco para o proximo, que provavelmente será algo com composite.

Penso que mesmo usando um compressor de geladeira, apesar de não tem volume (ele é meio lento), vai funcionar muito bem, se houver uma boa vedação tanto nas valvulas, como no circuito todo.

Como mylar, eu pensei em usar daquele que é vendido em folhas ou rolos para plotagem tecnica.
Vou pesquisar o preço.
Inventar um avião não é nada - Construir um avião é alguma coisa - Voar este avião é tudo !
Avatar do usuário
Alemão
membro
Mensagens: 210
Registrado em: Qui Fev 10, 2005 10:48 am
Localização: Atibaia - SP
Contato:

Mensagem por Alemão »

Oi sb, penso que mesmo sendo lento, o motor de geladeira pode muito bem servir aos nossos propositos.

Penso que dois motores juntos só aumentaria a velocidade no momento de fazer vácuo, mas como ainda não sei quais as necessidades de pressão (vácuo), ainda acho que 1 compressor vai dar.

O que voce e outros acham?
Inventar um avião não é nada - Construir um avião é alguma coisa - Voar este avião é tudo !
André Jeber D. Starling
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Mai 16, 2005 5:38 pm

Mensagem por André Jeber D. Starling »

Alemão escreveu:Oi sb, penso que mesmo sendo lento, o motor de geladeira pode muito bem servir aos nossos propositos.

Penso que dois motores juntos só aumentaria a velocidade no momento de fazer vácuo, mas como ainda não sei quais as necessidades de pressão (vácuo), ainda acho que 1 compressor vai dar.

O que voce e outros acham?



Aqui dá pra comprar um motor de geladeira por uns 50 mangos.

O vácuo necessário para 'prensar' uma asa é da ordem de 18 a 26 lb/pol2, não tenho certeza mas acho que um motorzinho de geladeira dá mais ou menos uns 20....
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Eis uma sequencia de fotos bem legal do Phil Barnes fazendo uma asa de XP-3 (DLG)
http://www.gliders.dk/phil_barnes%20wing%20bagging%20xp3.htm
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

Pessoal,
Peço permissão para fazer parte da conversa.
Observei a discursão sobre resinas epoxi. Acho que o André Jeber até têm razão quanto a qualidade das resinas no brasil. Mas fui orientado para conversar com o pessol da MAXEPOXI e fui muito bem atendido. me deram todas as dicas de qual resina usar para vacuum bagging e vaccum forming, laminação direta em isopor e etc. O custo ficou razoável. O link com algumas informações é : http://www.maxepoxi.com.br/default.asp
Se a galera quiser posso postar um .doc que me mandaram com as principais resinas para aermodelismo. Os caras tb tem tecido de kevlar (aramida), carbono. Me parece uma empresa que tabalha sério.
Abraço daquele que acredita que todo pouso onde o piloto sai andando é um bom pouso!
Cap. Boeing.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Cap. Boeing »

André,
Também comprei o DVD do Phil Barnes (consegui achar!). fica em http://www.rcgroups.com/links/index.php ... r&aid=3498 .
O Cara é 10! É assistir e babar! Nunca aprendi tanto. Estou é precisando dar uma modernizada em minha oficina.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Cap. Boeing escreveu:Também comprei o DVD do Phil Barnes (consegui achar!). fica em http://www.rcgroups.com/links/index.php ... r&aid=3498 .
O Cara é 10!

E nao é só na oficina que o cara é 10. Ele foi campeao pelo segundo ano consecutivo do IHLGF que aconteceu na California nesse ultimo final de semana. As colocacoes foram:

1. Phil Barnes
2. Paul Anderson
3. Joe Wurts
4. Michael Smith
5. Bruce Davidson
6. Mark Drela
7. Adam Weston
8. Tim Johnson
9. John Erickson
10. Thomas Kiesling
11. Oleg Golovidov

Quem acompanha o desenvolvimento dos DLGs vai reconhecer alguns nomes aí :roll:

O Mario de Lucca foi #42 e o Marlon Luz, outro brasileiro, foi #43, de um total de 90 participantes.

E mais um ponto a favor do Phil Barnes é que ele tem uma paciencia impressionante de escrever paginas e paginas no RCGroups ensinando pro pessoal as tecnicas dele de construcao.
Gustavo - São Paulo/SP
André Jeber D. Starling
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Mai 16, 2005 5:38 pm

Mensagem por André Jeber D. Starling »

Cap. Boeing escreveu:André,
Também comprei o DVD do Phil Barnes (consegui achar!). fica em http://www.rcgroups.com/links/index.php ... r&aid=3498 .
O Cara é 10! É assistir e babar! Nunca aprendi tanto. Estou é precisando dar uma modernizada em minha oficina.


Caro Boeing,

seja bem vindo ao grupo, é ótimo ter mais gente participando.

Quanto às resinas nacionais meu amiigo pode desistir! Nós precisamos de resinas especiais certificadas para uso aeronáutico e que ainda sejam "foam friendly", o melhor que podemos fazer é juntar uma galera e comprarmos um tantão de resina importada (pode ser uma da www.emc-vega.de, www.west systems.com e tem uma tal de www.masepoxi.com).
É sabido que no exterior quento maior a quantidade menor o preço.
OS interessedos me contactem.
E quem quiser jogar dinheiro fora (como eu fiz) BOA SORTE!! :D
Responder