Que tal discutirmos sobre Composites?

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andreyamin
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Mensagem por andreyamin »

André Jeber D. Starling escreveu:Quanto às resinas nacionais meu amiigo pode desistir! Nós precisamos de resinas especiais certificadas para uso aeronáutico e que ainda sejam "foam friendly", o melhor que podemos fazer é juntar uma galera e comprarmos um tantão de resina importada (pode ser uma da www.emc-vega.de, www.west systems.com e tem uma tal de www.masepoxi.com).
É sabido que no exterior quento maior a quantidade menor o preço.
OS interessedos me contactem.
E quem quiser jogar dinheiro fora (como eu fiz) BOA SORTE!! :D


Já usei uma resina epoxi comprada na Maxepoxi sem problemas, não ataca o isopor, a mistura não é tão critica, e endurece legal.
O código da resina é 1553 e o edurecedor é o 837.

Até
Editado pela última vez por andreyamin em Qui Jun 09, 2005 5:34 pm, em um total de 1 vez.
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

andreyamin escreveu:Já usei uma resina epoxi comprada na Maxepoxi sem problemas, não ataca o isopor, a mistura não é tão critica, e endurece legal.
O código da resina é 1553 e o edurecedor é o 837.

Eu fui na sua cola e comprei exatamente a mesma coisa:
- resina Renlam LY-553 BR
- endurecedor Aradur 837 BR

Nao tenho reclamacoes sobre eles, mas tambem nao tenho muita experiencia no assunto.
Gustavo - São Paulo/SP
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Cap. Boeing
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Mensagem por Cap. Boeing »

Obrigado pela recepção, galera!
Valeu pelas dicas do Barnes, Gustavo. Eu estou é precisando sair um pouco do ostracismo do "planadorismo" apenas como hobby e encarar o lance tb como esporte. Conheci a pouco tempo o Zevang aqui em Brasília. O cara já tem algumas participações internacionais e anda treinando duro para ficar em forma.
André,
A dica de comprarmos juntos (uma galera) a resina é muito boa. Só fica difícil quando percebemos que moramos em Estados diferentes. Se bem que a maioria é de Sampa. Bom mesmo seria alguém dono de loja (sei que alguns participam do evoo) se conscientizar da compra de um bom lote para revenda aqui no Brasil. Importar não é problema para eles. Basta ver se o preço final para nós, mortais, ficará acessível.
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André Jeber D. Starling
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Mensagem por André Jeber D. Starling »

gustabmo escreveu:
andreyamin escreveu:Já usei uma resina epoxi comprada na Maxepoxi sem problemas, não ataca o isopor, a mistura não é tão critica, e endurece legal.
O código da resina é 1553 e o edurecedor é o 837.

Eu fui na sua cola e comprei exatamente a mesma coisa:
- resina Renlam LY-553 BR
- endurecedor Aradur 837 BR

Nao tenho reclamacoes sobre eles, mas tambem nao tenho muita experiencia no assunto.


É exatamente do que eu tô falando, Eu também já usei essas tais LY... E XR... etc mas é TITICA!
Quem quiser eu tenho uns dois quilos dessa coisa aqui em casa e faço a doação mas prefiro enviar para inimigos...HEHEHE!! :twisted:

Um dia, quando vcz usarem uma resina de verdade entenderão!
Minha proposta tá de pé, vamos juntar uma turma e comprar uma "carga"
desse bagulho bom e vcs farão de mim um REI!! (brincadeira).
Mas insisto, já testei várias vêzes essa Titica nacional, e para nossa infelicidade ela simplesmente não funciona, amenos que eu esteja comprando uma resina batizada, que não me surpreenderia à essas alturas do campeonato!!!
Bom Fico com a alemã que é garantida!
Abraços

André :D
André Jeber D. Starling
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Mensagem por André Jeber D. Starling »

Cap. Boeing escreveu:Obrigado pela recepção, galera!
Valeu pelas dicas do Barnes, Gustavo. Eu estou é precisando sair um pouco do ostracismo do "planadorismo" apenas como hobby e encarar o lance tb como esporte. Conheci a pouco tempo o Zevang aqui em Brasília. O cara já tem algumas participações internacionais e anda treinando duro para ficar em forma.
André,
A dica de comprarmos juntos (uma galera) a resina é muito boa. Só fica difícil quando percebemos que moramos em Estados diferentes. Se bem que a maioria é de Sampa. Bom mesmo seria alguém dono de loja (sei que alguns participam do evoo) se conscientizar da compra de um bom lote para revenda aqui no Brasil. Importar não é problema para eles. Basta ver se o preço final para nós, mortais, ficará acessível.


Ô Boeing:
Azar o nosso quando os lojistas começarem a vender essa resina boa, eles vão cobrar preço de ouro (têm que ter lucro, né!?) e agente acaba comprando pela facilidade.
Se fizermos uma compra entre amigos vamos pagar só os custos e despesas (50% do preço de loja) e essa resina dura fácil 3 anos guardada! Então se a princípio parecer caro, pense em diluir isso por pelo menos três anos de satisfação!
Eu vou comprar nos próximos 30 dias no tailboom.com, CST.com e um pod de um cara chamado Tim Klus os interessados me comuniquem.

Outro Abraço.
André
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Cap. Boeing
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Mensagem por Cap. Boeing »

Pessoal,
Vamos reanimar a conversa. Gostaria de saber se alguém já possui o DVD do Terry Luckenbach sobre making molded fiberglas com título "Composite Molding Made Easy". O Cara confecciona a forma da fuselagem com gesso. Alguém já experimentou esta técnica? Fica bom?
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Cap. Boeing
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Mensagem por Cap. Boeing »

ops, eu quis dizer fôrma e não forma!!!
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Ericfly
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Mensagem por Ericfly »

Muito legal este tópico!! Um dia eu gostaria de ter um sistema legal de vacum bag. Já li a respeito e conversei com um amigo que fez um, e tenho a acrescentar o seguinte:
O vácuostato é necessário: se o saco que fecha a asa estiver bem vedado e vc deixar o compressor ligado, é provável q o vácuo seja forte demais e literalmente amasse tua asa. Já vi uma asa amassada pelo vácuo.

Alemão, qto ao papel Kraft, eu já fiz a experiência, com um planador de 1,5m de colina.
O resultado é o seguinte: não fica muuuuito leve mas tb não fica pesado, o acabamento é muito bom, a asa fica bem travada, rígida. É claro que é necessário colar muito bem o papel no isopor, e eu fiz isto com a cola spray 3M 77. É aconselhável usar longarina se a asa for fina. A asa fica travada, mas quando chega o máximo de tensão, ela dobra em algum ponto mais fraco (óbvio), e o kraft fica marcado lá, e por ser duro tb marca o isopor. Então pode jogar fora a asa, não tem jeito. Colocar o kraft numa zagi é uma péssima idéia (desculpe, mas é), pois as zagis geralmente fazem pousos não exatamente "macios", e não raro acertam/são acertadas por outras asas. O primeiro "pouso de zagi", ou seja, não "manteiga", vai dobrar ou marcar tua asa, e esta marca será bem forte no papel kraft, sendo que se fosse somente isopor, nada ou quase nada ocorreria.
Entretanto, recomendo o papel kraft 180g para quem quer fazer uma asa de um modelo que não precisa ser indestrutível, que deve ser barato e fácil de construir e que não tenha de ser muito durável (com o tempo a umidade e o calor podem empenar tua asa, e não há heat gun que resolva).

Bons vôos

Eric
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harpia
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Mensagem por harpia »

Olá.
Tenho acompanhado o assunto sobre resinas e gostaria de dar um palpite.
Já fiz várias peças laminadas a vácuo e até agora o resultado é muito bom. A resina Araldite que tem certificação para uso aeronáutico é a LY 5052 ( endurecedor também 5052) na MAXEPOXI tem dela. A outra é Francesa e tem para vender na AXSON, referência 816, eles vendem um sistema que já vem com o endurecedor. Ambas as resinas são excelentes para o nosso hobby e para fazer peças em composite. A LY 5052 é usada pela AEROMOT, fabricante do Ximango. Então não temos problemas com resina. O Tecido sim, este não temos com gramatura inferior a 80g/m². Temos no Brasil Carbono em tecido e em Fio. MIX de Kevlar e carbono também.

Edson
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Mensagem por harpia »

Outra coisa que esqueci.
O compressor de geladeira serve para o vácuo sim.
Basta usar um cilindro como reservatório ( para gerar uma atmosfera de vácuo grande) e um interruptor ligado a um Avanço de carburador.
Quando o compressor aspira o ar interno do cilindro, o avanço, que na verdade é um vacustato mecânico, puxa uma haste e esta aciona o interruptor, desligando o compressor. Quando o vácuo começa a diminuir, o avanço libera a haste, acionando o compressor. Quando o sistema está bem vedado, o compressor funciona poucas vezes, mantendo sempre a mesma pressão no sistema.

Edson
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