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- Ericfly
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[quote:eaa2ecd129="sandro_ventania"]Erick,
Eu nunca fiz washout...alias isso pra mim é novidade e acho que é cobrir um santo e descobrir outro...pois acho que o washout tira um pouco do poder de sustentação da asa! até penso em fazer asa com dois perfis um pra raiz e outro para ponta.
A corda minima que eu uso é 20cm...independente da enverg. alguem falou uma vez que abaixo disso o NR fica muito ruim. Quanto a fragilidade...bom tem gente que é meio doido...economiza na estrutura e depois enche de chumbo! Eu prefiro estruturar melhor a asa e aliviar o lastro...ex: usando um bordo de ataque de cedro vc deixa a asa muito resistente, inclusive a pousos no mato e ainda contribui para o acerto do CG pois o bordo de ataque está afrente do CG.
Algumas vezes para não ter que usar lastro ou mudar a asa de lugar, eu costumo dar um leve enflexamento na asa...é minimo mal se percebe, mais é o suficiente para chegar o CG para trás (ou pra frente depende do enflexamento) e ficar livre do lastro.
Carga alar...em termicos a menor possivel...na encosta, o suficiente para não voar para trás...he he he! para velocidade é melhor contar com a aerodinamica do que com o peso![/quote:eaa2ecd129]
Usar um perfil diferente na ponta é o que se chama de washout aerodinâmico. Por exemplo, colocar na ponta um perfil simétrico, ou menos assimétrico que o da raiz... e assim por diante.
Quanto a reforços, realmente concordo que, quando se voa encosta, peso não costuma ser um problema. Mas quando vc já faz um projeto com uma boa aerodinâmica, com uma superfície bem limpa etc., mesmo assim às vezes precisa de lastro. Veja a halfpipe: [url]http://www.northcountyflyingmachines.com/halfpipe.htm[/url]. Eu já fiz uma destas, e dá pra construir ela com 500g tranquilamente, mesmo sendo reforçada, e com chumbo na frente para dar CG. Mesmo sendo bem limpa aerodinamicamente, esta asa não anda tão bem com este peso. Na verdade, a brincadeira começa nos 700g, com ela (que tem 1,22m de envergadura), e muita gente voa ela com 1kg!!!
Mas concordo plenamente que é melhor fazer a asa mais reforçada que ficar enchendo de lastro. Prefiro construir half pipe já com 700g, mas bem mais forte para o caso de um pouso não muito bem feito heheheh, ou mesmo de uma colisão aérea (ou que vai ser grave, já q ela costuma voar a mais de 60km/h)
Abs
Eric
Eu nunca fiz washout...alias isso pra mim é novidade e acho que é cobrir um santo e descobrir outro...pois acho que o washout tira um pouco do poder de sustentação da asa! até penso em fazer asa com dois perfis um pra raiz e outro para ponta.
A corda minima que eu uso é 20cm...independente da enverg. alguem falou uma vez que abaixo disso o NR fica muito ruim. Quanto a fragilidade...bom tem gente que é meio doido...economiza na estrutura e depois enche de chumbo! Eu prefiro estruturar melhor a asa e aliviar o lastro...ex: usando um bordo de ataque de cedro vc deixa a asa muito resistente, inclusive a pousos no mato e ainda contribui para o acerto do CG pois o bordo de ataque está afrente do CG.
Algumas vezes para não ter que usar lastro ou mudar a asa de lugar, eu costumo dar um leve enflexamento na asa...é minimo mal se percebe, mais é o suficiente para chegar o CG para trás (ou pra frente depende do enflexamento) e ficar livre do lastro.
Carga alar...em termicos a menor possivel...na encosta, o suficiente para não voar para trás...he he he! para velocidade é melhor contar com a aerodinamica do que com o peso![/quote:eaa2ecd129]
Usar um perfil diferente na ponta é o que se chama de washout aerodinâmico. Por exemplo, colocar na ponta um perfil simétrico, ou menos assimétrico que o da raiz... e assim por diante.
Quanto a reforços, realmente concordo que, quando se voa encosta, peso não costuma ser um problema. Mas quando vc já faz um projeto com uma boa aerodinâmica, com uma superfície bem limpa etc., mesmo assim às vezes precisa de lastro. Veja a halfpipe: [url]http://www.northcountyflyingmachines.com/halfpipe.htm[/url]. Eu já fiz uma destas, e dá pra construir ela com 500g tranquilamente, mesmo sendo reforçada, e com chumbo na frente para dar CG. Mesmo sendo bem limpa aerodinamicamente, esta asa não anda tão bem com este peso. Na verdade, a brincadeira começa nos 700g, com ela (que tem 1,22m de envergadura), e muita gente voa ela com 1kg!!!
Mas concordo plenamente que é melhor fazer a asa mais reforçada que ficar enchendo de lastro. Prefiro construir half pipe já com 700g, mas bem mais forte para o caso de um pouso não muito bem feito heheheh, ou mesmo de uma colisão aérea (ou que vai ser grave, já q ela costuma voar a mais de 60km/h)
Abs
Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
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- Ericfly
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procura o FC-19 aqui no forum, lembro que o Alexandre Cruz postou aqui tempos atrás.
Mas já aviso que é um perfil difícil de construir em Balsa. No isopor ainda dá, mas fica bem fininho. Eu cortei uma asa de isopor com ele, de 17cm de corda. Cortei na CNC. Ficou com 12mm de espessura máxima...
Abs
Eric
Mas já aviso que é um perfil difícil de construir em Balsa. No isopor ainda dá, mas fica bem fininho. Eu cortei uma asa de isopor com ele, de 17cm de corda. Cortei na CNC. Ficou com 12mm de espessura máxima...
Abs
Eric
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cortei uma asa para planador de 1,6m sendo 20cm raiz e 17,5 nas pontas.... perfil EPPLER 205.... Se não me engano li uma ver que o Cebola utilizou esse perfil num de seus planadores e achou satisfatório........vou tentar!!
Alguém já usou esse perfil?? senão me engano é usano em slope :roll:
Alguém já usou esse perfil?? senão me engano é usano em slope :roll:
freq. 72830
ch 52
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