Iniciei meu Roof Tramp

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Mensagem por Riverfount »

Olá Pessoal,

Posto essa mensagem só para dizer que não desisti não!! Só não estou com tempo para terminar meu Roof Tramp, pois estou escrevendo minha dissertação de Mestrado o que tem tomando muito do meu tempo e me deixado sem qualquer tempo livre.

Assim que tiver mais notícias do bichinho eu posto aqui.

Valeu a todos pelas informações e dicas.

Abraços
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Riverfount
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Mar 05, 2008 4:29 pm
Localização: São Manuel, SP

Finalmente Trimando o Modelo!

Mensagem por Riverfount »

Olá Pessoal,

Estou trimando meu modelo. Já encontro algumas dificuldades.

Primeiro, não sei se o motor está correspondendo, pois o modelo não levanta muito, segue em descendencia a partir do lançamento, mesmo com o motor bem enrolado (mais de 150 voltas no elástico, pois o terreno de trimagem é pequeno!), mesmo assim, ele não sobe nada, simplesmente segue reto, descendo até tocar o chão!

Segundo, tem vezes que parece stolar, bem ai eu acredito que seja por conta do vento, no dia que fiz os primeiros lançamentos ventava bastante, tentava soltar o modelo qdo o vento dava uma trégua, mas as vezes ele era pego no início do voo! Nesse momento, o bico levantava e, em seguida, baixava e caia direto, sem completar o traçado. Até aumentei, um pouco o peso do nariz, mas ainda faz isso.

Alguém pode me dar umas dicas! Pois estou ancioso para ver o modelo na famosa turma do "Vai perde!!", mas parece que ele gosta mesmo é de ficar mais próximo do chão ehheheheheheh

Valeu a todos até o momento pelas dicas e tals!
Vicente E. R. Marçal
Iniciante!
Avatar do usuário
oldbox
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Sex Dez 08, 2006 1:12 am

Re: Finalmente Trimando o Modelo!

Mensagem por oldbox »

[quote:36481d30fd="Riverfount"]Olá Pessoal,

Estou trimando meu modelo. Já encontro algumas dificuldades.

[/quote:36481d30fd]

Ok !
Leia este texto do Alex Leão(Alepacau) foi feito para modelos entelados por isto algumas dicas especificas para "estes" mas a "lógica" é esta! :D

Qualquer coisa forá disto poste para a gente ajudar ok? :D

Por Alex Leão:

--------------------------------
Comece ajustando o planeio
--------------------------------
Nunca lance um modelo com corda no elástico sem antes ajustar o planeio. Você pode perder o modelo na primeira tentativa.

- Faça o balanço (posicionamento do CG) de acordo com a planta. Seja rigoroso.

- Se puder, cole o estabilizador horizontal e vertical de forma a poder retirá-los para ajustes, no campo. Cola benzina (UNA) serve bem para esse propósito. Ela é de contato e pra soltar, basta aplicar um pouco de benzina retificada na área colada. Solta a cola na hora.

- Vá para o campo e procure uma área com grama ALTA. Cerca de 30cm de grama ou mais.

- Lance o modelo, gentilmente, sobre essa área, num ângulo pouco menor que a linha paralela com o chão e observe:
- Se picar (afundar de bico logo depois do lançamento), há muito peso no nariz do modelo. Se puder, alivie o peso do nariz. Se não tiver da onde tirar peso, adicione um pouco de peso na cauda. Massa de modelar, daquelas infantis, serve. Vá adicionando/retirando peso até o modelo planar de forma estável, percorrendo uma linha imaginária reta, até pousar sobre a grama suavemente.
- Se o modelo cabrar e estolar (levantar o nariz, parar no ar e depois cair de bico), a cauda está muito pesada e o nariz está muito leve. Tente retirar peso da cauda (recomendável) ou adicione massa de modelar no nariz do modelo até que o planeio se estabilize conforme descrito acima.
- Se o modelo planar estável até pousar graciosamente na grama, ele está pronto pra trimagem da direção.
- Para trimar a direção que o modelo vai voar (ele deve voar descrevendo um circulo largo, digamos 30 metros de diametro, para a esquerda ou direita), solte o estabilizador vertical com a benzina retificada, prepare uma nova colagem e o posicione, virado pouco pra direita, pouco pra esquerda, dependendo da direção que escolheu. Bastam apenas poucos graus (menos de 1 grau por ajuste). Lance o modelo e ele deverá planar suavemnte, fazendo uma curva suave para a esquerda ou direita até pousar. Se ele entrar numa espiral após o lançamento é porque o ângulo do ajuste foi muito grande. Diminua. Se você acha que o ângulo está bom, que não é muito grande e emsmo assim o modelo entra numa espiral, há empenamento na asa. Tente consertá-la e em último caso construa outra.

-----------------------
Trimagem do motor
-----------------------
- Depois de trimar o planeio conforme descrição acima, dê corda no elástico, umas 100 voltas. Não use o elástico da Aerobrás, nem tripa de mico, nem nada disso. Há um elástico próprio pra isso. Se seu kit é Guillow há uma boa chance do elástico ser decente.
- Lance o modelo paralelo ao chão. Nem apontado pra baixo, nem pra cima. Paralelo e gentilmente. Observe seu comportamento.
- Se estolar (apontar o nariz pra cima, parar no ar, cair de bico e repetir isso até o elástico perder a força), não há down trust suficiente. Down trust significa empuxo pra baixo, ou seja, a hélice não está puxando o modelo no ângulo correto. Se você constriu o modelo corretamente, o bloco do nariz permitirá que você o incline para baixo, de forma que a hélice fique uns 2 graus apontada pra baixo. Coloque calços para fixar a nova posição do bloco do nariz. Vá inclinando o bloco para baixo até o modelo sair das suas mãos num ângulo de subida estável, sem ficar "embarrigando" após estolar. Ele deve ir subindo num ângulo não muito grande, estável, entrar num vôo de cruzeiro por alguns segundos e começar a descer planando até tocar o chão suavemente.
- Se o modelo mergulhar de bico agressivamente e sobreviver a isso, o down trust está muito acentuado. Incline o bloco do nariz um pouco para cima até a decolagem se estabilizar conforme descrito acima.
- Se o modelo entrar numa espiral lateral, há duas possibilidades de correção:
- Cheque se não há empenamentos nas asas e estabilizadores. Se houver, nem saia de casa, corrija-os antes. Já houve casos em que preicisei construir uma asa nova.
- O torque do motor está puxando o modelo (certamente para a esquerda, do ponto de vista do piloto). É aqui que entra o side trust, que é uma correção no ângulo lateral do bloco do nariz, para evitar o enfeito do torque do motor. Incline lateralmente (cuidado pra não mexer no down trust) o bloco do nariz até que a decolagem ocorra seguindo o circulo imaginário que você configurou no ajuste do planeio.

Beleza, depois de tudo isso, é hora de por o bicho pra voar alto! Voe em um local amplamente aberto, pra não ter perigo do modelo ir para sobre uma árvore ou construção. Dê agora 200 voltas e vá aumentando o número de voltas até alcançar o limite do elástico. O limite do elástico você determina em casa, fora do modelo. Prepare um elástico do mesmo tipo que você vai voar e dê corda nele (contando o número de voltas) até ele "congelar" ou estourar. Diminua 20% do nùmero de voltas que você deu e este é o limite do elástico. Se você ultrapassar o limite o elástico pode estourar dentro do modelo. Não deixe isso acontecer. É certeza que seu modelo volte em cacos pra casa.

É isso! Parece complicado, assim por escrito, mas na prática não é não.

Boa sorte e bons vôos! E não esqueça de contar pra gente como foi.
_________________


Abração Osmar.

Ps 1: Que legal que já esta voando,é assim mesmo no começo.
Dispara para um lado ,não sobe,sobe e estola e por ai vai
Parabéns. :D
Ps 2: Atente para os "dois"momentos da trimagem :
- Planeio
- "Motor" 8)
“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.” Fernando Pessoa.
Responder