Outro modelo só que mais.....Bonitinho

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Cara... alternativa barata para bateria só achei essa até agora... veja o tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=35044

Essas bateria no Paraguai custam 2 dolares (quase R$3,60 por célula).

Embora com recarregador nunca achei no Brasil por menos de 30... em Curitiba tinha na 24 de Maio umas nesse genero da Panasonic custando 20. Incrível como o pessoal é ganancioso.

Mas... voltando, são baterias bem razoáveis para modelinhos assim pequenos; tenho 2 aviões voando com elas.
gugucf
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 5:32 am
Localização: Cabo Frio-Rj

Mensagem por gugucf »

cara não to muito assim com o dinheiro ...
O problema é que queria uma bateria que arrumasse fácil de encontrar ai montava o aero logo.....o atuador magnético tem que ter dois fios? no caso pra conectar...Eu lembro que o motor do heli girava ai o da cauda tb ..isso em um atuador daria certo , o problema é ele ficar maluco indo pra um lado e outro.
gugucf
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 5:32 am
Localização: Cabo Frio-Rj

Mensagem por gugucf »

cara sera que não vendem essa bateria em lojas de maquinas fotográficas.qual a voltagem dela ...Não pode passar de 7,4 volts com isso o n60 ja vai estar igual a um glow .....hahahahahahahahahah
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Não use bateria não.
Use um capacitor.
Da menos tempo de motor, é mais leve e é recarregavel
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

cara mas onde compra capacitor??
sempre faço esses micros mas me bato pra achar capacitor!
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

capacitor você compra em lojas de componentes eletronicos... acredito que para se cololcar em um motor deste porte você tenha que usar um capacitor de alto valor... coisa de 4700 uF por tensão de 16 ou 25v, aqui em minha cidade pago em torno de R$ 3,00 em cada capacitor, mas nunca montei nenhum aero usando um capacitor como sistema de propulsão...

eu queria saber um pouco mais sobre este sistema de propulsão...

abraço
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

no caso ele subbstitui a bateria neh?
A conexão seria a mesma tanto pra bateria tanto pra capacitor?
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

acho que pode usar um capacitor com alta voltagem, tipo 12v... carregá-lo com os 12v. e usar um resistor em série com o motor... mas tem que calcular o resistor e o capacitor...

para não danificar o capacitor, pode fazer um circutinho RC com a bateria e um resistor tambem, ai voce deixa plugado no capacitor por uns minutinhos e está carregado...

talvez 12v com resistor de 1kOhm de conta do motor.... ou 800Ohm... sei lá...

hehehehe

abraço...
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

uhm... eu não sei a resistência do motor, mas acho que usando um capacito de 4700 uF por tensão de 12v ( ou de 16v que são os mais comuns de se achar...)

imaginei um esquema de carregar o capacitor com uma fonte, e depois colocar o capacitore diretamente no motor, somente com uma chave liga/desliga para acionar o motor, mas mesmo assim, continuo achando que isso não funcionaria, pois a descarga do capacitor é quase que instantânea, e não daria conta de levantar um modelozinho...


abraço
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

sim, sem o resistor, a descarga do capacitor é instantanea...
não da certo... mas com mais voltagem e o resistor para limitar, talvez de uns 10 segundos de motor... hehehehe

da uma lida em "circuito RC" que voce vai entender da associação capacitor e resistor...

abraço...
Responder