Ajuda com servos em Asa de Combate.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Joel andrade
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Mai 30, 2008 4:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda com servos em Asa de Combate.

Mensagem por Joel andrade »

Amigo, Boa tarde!

sou novato na área e estou tentando adquirir uma aza de Combate, nos moldes da que ví um profissional utilizando. Se não for te aborrecer e vc puder me ajudar a entender um pouco melhor sobre estas azas, ficarei grato, até para não adiquirir algo errado.
A que gostei devia ter uns 1,20 de envergadura, bem leve com rádio de frequência até 800mt. tem alguma recomendação importante antes de fechar, eu sei que precisare de treinos, mais me viro com o que já sei. Valeu!!



[quote:845a511b0d="Date"]Pessoal seguinte fiz uma "zagi" de 1,80 de envergadura perfil zagi12 isopor está com corda de 34cm de raiz e 15cm nas extremidades sem contar aileron com eles da 36 e 19cm, enflexada não muito nem pouco mas para entenderem a quantidade saibam que traçando uma linha reta do bordo de atack da ponta da asa ela resulta em 2cm abaixo do bordo de fuga central.

A eletrônica dela é standart é o mesmo conjunto que vem com o radio hitec laser 4fm toda ela completa esta pesando 550gr consegui diminuir 80gr comparada com outra que fiz de mesmo tamanho usei fibra de vidro como longarina e isso ajudou bastante mas continuou muito difícil de manter no ar.

Então depois de muito analisar observei que ela estava planando bem enquanto eu a deixava voando retinha contra o vento ia pra cima e baixo sem parar de planar legal, mas como ela aos poucos vai penetrando quando começava a ficar um pouco longe eu tentava trazer pra perto fazendo uma curva, mas bastava eu tentar um mínimo que fosse de movimento para qualquer lado e ela despencava, fiz varias configurações de posição num controle chamado ATV e Trim no TX e nada de melhorar, sempre muito "arisca" os servos aparentemente estão aceitando e cumprindo os comandos de forma rápida e correta apesar que acredito terem muito comando quando posiciono o stick para cima ou baixo e pra esquerda direita ao mesmo tempo entendem o que quero dizer? ex:com o stick todo pra baixo e pra direita faz com que o aileron fique numa posição quase q passando de 90º comparados com a asa acho muito deve estar ai o problema. como melhoro isso !? outra coisa se eu ligar o tx e o rx e ficar olhando do nada as vezes dá uma leve mexidinha nos servos e bem rápido tipo tic tic sabem !? basta desligar o tx que para, o que pode ser isso? defeito rx, tx, servos ou é normal? esses movimentos mínimos menos de milímetros numa velocidade super rápida assim pode afetar de forma significativa o vôo como esta acontecendo?

O vôo difícil dela em ventos fortes pode ser peso d+? Substituindo os servos por servos de 9gr como estes http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_loja/Produtos.asp?Produto=300809&id=Pico%20Servo%209GR
serão um bom investimento?! são bons ?

Por favor me ajudem estou viciado neste hobby e fico decepcionado de meus modelos darem tanto trabalho e voarem tão pouco, sei que a experiência é que vai me ajudar, mas leio muito sobre isso tudo e capricho nas construções, teoricamente estou apto, mas não pode ser possível, piloto bem até já brinquei muito com um planador que fiz do Vôo Silencioso, talvez a experiência nova com ailerons e mix pra elevons seja onde estou errando, por isso peço ajuda, vlew ! t+[/quote:845a511b0d]
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Antonio »

Olha eu e meus palpites..pela foto, acho que os servos tem de estar mais a frente, a bateria na horizontal..e não seguindo o corpo.
Com CG atrasado, asa teria de ter um computador de bordo pra voar bem..rsrs..com cg adiantado, ela voa picada..fica um pouco lenta devido a compesar no aileron e acaba por frear a asa....mas voa. Joga tudo pra frente.
Veja sua foto editada por mim..uma maravilha.hehehe..olhe a posição dos equipamnetos que acho ser o correto..mas é minha opinião.ok
http://www.infraconex.com.br/pub/zagi2ee3.jpg
Abs
Niterói-RJ
Avatar do usuário
thiago ciqueira
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 12:32 am
Localização: São Paulo

Mensagem por thiago ciqueira »

E ne uma zagi de 34 cm de corda raiz qual o cg asa de 1 metro e 10?
Responder