planador sem vento não voa?-Agora voa, e com vídeo.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

planador sem vento não voa?-Agora voa, e com vídeo.

Mensagem por Luiz Pacheco »

Pessoal, apos 6 meses mais ou menos estudando tudo por aqui, finalmente terminei meu planador, que ficou com algo em torno de 500g. Hoje fui testa-lo num morro aqui perto e não tinha vento algum, toda vez que lancei ele voou cerca de 10 metros aterrizando em seguida, não conseguiu sustentação, será que foi por falta total de vento?
Obrigado
Pacheco
Imagem
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

acredito que o que mantem um planador voando sao as correntes ascendentes de ar, mas sou novo no hobby, nao sei muita coisa .... Li em algum lugar que para aumentar o tempo de voo de um planador real é interessante jogar ele para o lado em que uma nuvem esteja aberta, pois ali teria uma corrente ascendente ... No aeromodelo não sei bem com funcionaria já que voamos bem a baixo das nuvens ...
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Sem levar em consideração o modelo do planador tem uma regra que quase sempre dá certo... Procure por urubus e achará as térmicas :)

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Mensagem por CYBER RON »

A grosso modo, pode-se dizer que existem 2 tipos de planadores (RC) para nós "pobres mortais sem $$".

Os termais e os colineiros.

Os termais se caracterizam por sua extrema leveza (menos de 300g), voam com pouquíssimo ou nenhum vento, e se sustentam no ar pegando carona nas bolhas de ar quente (térmicas).
Na realidade existem outros fatores que influenciam na sustentação de um planador no ar, mas não vem ao caso uma aula de física agora.

Os colineiros (para vôos de colina/encosta) normalmente são mais pesados, entre 500g a 1500g em média.
Esses voam basicamente no "lift", que é uma espécie de "elevador de vento" gerado nas encostas quando o vento bate de encontro a ela e sobe.

Os planadores de colina também são capazes de pegar térmicas, mas não a partir do chão, ou seja, é preciso ter vento (lift) suficiente para levá-los a uma certa altura para que assim possam entrar numa térmica.

Resumindo, se seu planador pesa 500g ele já entra na categoria dos planadores de colina, portanto você deve procurar um local onde o vento bata de frente contra o morro, e sim, vai precisar de um vento razoável para que ele possa voar.
.
Avatar do usuário
barranco
membro
Mensagens: 711
Registrado em: Ter Abr 20, 2004 6:12 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por barranco »

Peso não é indicativo de que não pode pegar térmicas, mas o conjunto com peso, envergadura, carga alar etc.....
Agora também não podemos lançar um planador da mão numa planície e esperar que ele suba muito.
Coloca as características deste planador e daremos mais detalhes de como faze-lo voar.
abs....
Lanzo Bomber - Fotografando e filmando
Thermal Rider - FPVando
Gaui - Fotografando
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Luiz
Se voce estava num morro, imagino que estava tentando voar colina.
Sem vento CONTRA a colina não vai voar mesmo.
Se sua asa for pequena, vai precisar de um bom vento.
Se for um planador de termica e a colina for larga, dai com pouco vento ja da para se manter no ar, mas é crítico, se baixar do topo da colina vai ter que descer e buscar o bruto la embaixo.
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Pessoal, valeu pelas orientações, ai vai um vídeo do vôo, ou melhor, tentativa de vôo, dados do planador:
Env: 1,60m
Perfil:S3021
Corda: 21cm centro e 19 nas pontas
comprimento fuse: 82
Receptor e bateria originais que acompanham o tx futada 4yf
A fuse era pra ser de um P51 que cortei errado, aí virou fuse de planador, há 6 meses venho estudando aqui no site e até agora não consegui fazer nada voar, ainda. Bom, desculpem pelo desabafo, mas tudo bem, minha assinatura fala por mim.
Abraços
Pacheco

http://br.youtube.com/watch?v=687KJljQ5ko
_________________________________________________________
Sou brasileiro e não desisto nunca
Avatar do usuário
Edipo Santos
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Qua Out 04, 2006 8:07 pm
Localização: Araucária, paraná

Mensagem por Edipo Santos »

Nunca voei colina, mas creio que neste lugar não tem inclinação suficiente pra dar um lift bom. Experts de plantão que confirmem isto.
Como está o CG?
Parece que o CG está bem atraz ou voce estava cabrando demais.
Faz o seguinte, certifique-se que o CG e a incidencia estão OK.
Pode ser neste mesmo local, sem vento mesmo. jogue ele, e deixe ele planar, nao se preocupe em subir, so fazendo um voo pra frente e pousando em seguida, aposto que vai se surpreender com o resultado, Mas verifique o CG!
Boa sorte
Abraços
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Falaê Luis Pacheco !
Seja bem-vindo.

O começo em planadorismo (em RC) pode ser frustrante mesmo.
Por isto a gente sempre recomenda que você vá onde tem alguém que possa lhe ajudar.

Você está em Itu, cara, dê uma chegada em Pirapora quando o pessoal for voar lá. Lá é garantido que vc tem um morro adequado e o seu modelo vai flutuar sim.

Como já foi dito, o peso não diz se vai ou não voar, não se preocupe. Pelas dimensões que você passou ele é um termal (flutuador).

Você pode voar com o hi-start, ou na colina.

Mas sem ajuda é difícil mesmo.

Para início, se vc encontrar uma colina bem boa, com vento de frente, já vai conseguir alguma coisa.

Mas sem dúvida Pirapora é o mais recomendável. Procure pela rampa dos parapentes, na estrada dos romeiros, Km52, (entrada para a Cruz do Século). Aqui no site tem as instruções.

Mais :
Leia meu tutorial para iniciantes :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

Qualquer dúvida, manda MP.

- Boa sorte !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

[quote:145a396403="barranco"]
Agora também não podemos lançar um planador da mão numa planície e esperar que ele suba muito.
[/quote:145a396403]

A menos que seja Joe Wurtz :P

Só para relatar, foi em Itu mesmo que o vi fazendo isso, lá na AIA.... o cara lançou com a mão contra o vento e foi subindo em espiral, eu fiquei de cara!!!! Quem sabe, Sabe!!!!! Tudo bem que o planador do cara custa o preço do meu carro 8)

Mas para nós, iniciantes sem $$Tempo$$ temos que usar um Hi-start :roll:

Ps.: Luiz Pacheco, você já esteve lá no camping Paineiras, não??? num dos encontros do E-Vôo ?????
Abraço e Boa sorte!!!!!
freq. 72830
ch 52
Responder