Como reduzir a corrente de carga do "carregador de pare

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Como reduzir a corrente de carga do "carregador de pare

Mensagem por Sukyake »

[img:8e7319770e]http://www.bidproduct.com/part/l_LWC2.jpg[/img:8e7319770e]

Creio que alguns já conheçam o velho "carregador de parede" para Li-Po...

Lanço aí minha duvida... Ele deve liberar 1A de corrente (a não ser que ele varie... realmente não sei se isso seria possível...), entretanto gostaria de reduzir esse valor para 0.15A ou até controla-lo entre 0.01A até 0.3A...

Alguém conhece sobre tal modificação ou tem alguma noção do que poderia ser feito para reduzir a corrente dele?

(Planejo usar esse recarregador para carregar baterias de 200mAh)
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Suky, o que eu digo é especulação, mas o carregador deve ter um resistor sensor de corrente na saída, e provavelmente com um valor Ôhmico bem baixo. TALVEZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, se você localizar e aumentar o valor desse resistor, obtenha uma corrente mais baixa. Em princípio, a tensão final não vai mudar, desde que seja o resistor certo. Ele estará em série com a bateria, em algum ponto do circuito, e com ligações "antes" e "depois", para que o controlador do carregador possa medir a queda de tensão através dele.

De qualquer modo, não deixe de filmar o teste, adoro filme com explosão, sangue e pedaço de gente voando pra todo lado, tipo os do Chuck Norris !!!!!!!!
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Abração !!!
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:44bbef4811="claudiorfernandes"]De qualquer modo, não deixe de filmar o teste, adoro filme com explosão, sangue e pedaço de gente voando pra todo lado, tipo os do Chuck Norris !!!!!!!!
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:[/quote:44bbef4811]

É exatamente esse tipo de coisa que eu temo... :shock:

Então bora usar uma formulinha infalível: [size=29:44bbef4811][b:44bbef4811]U = R.i[/b:44bbef4811][/size:44bbef4811]

Tão primária... :lol:

Mas... certamentvai ser necessário explorar os componentes internos...

Embora... "Em princípio, a tensão final não vai mudar, desde que seja o resistor certo. Ele estará em série com a bateria", um resistor diferente "em série com a bateria" não influenciará na leitura que o circuito faz para determinar quando está carregado então, seria isso?

Será que um resistor direto "no meio do caminho" (ficando em série com o original), entre a bateria e o carregador poderia já resolver o caso se for assim? :?
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

eu ACHO que vc pode tentar... multimetro em cima da bateria , olhão nele... e um resistor em série "no meio do caminho" , pra começar um de 47 ohms / 5W ... se limitar bem e terminar a carga certinho , coloca outro menor.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, isso não serve, pois o carregador vai medir a tensão em cima do conjunto bateria + resistor, ou seja, a tensão que vai "sobrar" para a beteria é a tensão que o carregador considera correta menos a queda de etnsão no resistor adicionado... Não vira...
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

to com preguiça de pensar :) mas veja , se o carregador não for inteligente (microprocessado) , ou seja , apenas uma fonte de tensão constante (8.4v) , com uma limitação de corrente , funciona...

eu tenho um carregador 1S do walkera 4#3b aqui , e é simplesmente uma fonte de 4.17v , com limitação de corrente
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

Tenho um carregador desses, mas o meu é para 3S. para limitar a corrente para 500mA eu uso resistor de 2,2Ohms 2w em série.


O que vai mudar é só a indicação de carga completa, que será falsa( acenderá a luz verde antes de chegar nos 4,2v por célula.)

A fórmula para o seu caso é (8,4-6) = (R+rinterna)*0,150
R=16 ohms

Onde 6 = tensão mínima da bateria
rinterna= resistência interna do seu carregador, que é desprezível para a faixa dos 150mA)
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Mas desde de que carregue entre 4,15 a 4,12 por célula, está tudo bem... ^^

Mas sabe... pensando aqui... acho que pode ser uma fonte de 8,4V mesmo... pois, pensando pelo lado químico, se a bateria chegar a 8,4V e a fonte for 8,4V a DDP será 0V, logo, não continuará a reação... é... pode funcionar...

Preciso testar e explodir umas baterias ( :shock: ) até chegar a conclusões mais exatas! :lol:
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:709e28fbb5="Sukyake"]Preciso testar e explodir umas baterias ( :shock: ) até chegar a conclusões mais exatas! :lol:[/quote:709e28fbb5]

Foi um prazer trocar mensagens contigo, suky... Pena que eu não tenha ido a Barra Velha...
Depois te passo o nome de um médium amigo meu, pra gente continuar a se comunicar... eheheh....
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Responder