4#3b motor dura pouquíssimo

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Olá Rafael,

A parte interna do motor é como vc descreveu mesmo, bem igual ao dos meus tempos de carrinho a pilha, somente com uma lâmina de cobre no distribuidor...

Vc descreveu que a lâmina se desgasta e se rompe mas creio que antes dessa fase, talves o resíduo do desgaste se acumule sobre a mesma impedindo a chegada de energia nas bobinas...

Acho que é o caso dos meus motores pq bastou eu abrir e limpar p eles voltarem a adquirir potência... Ainda não fiz o teste de vôo mas se der tudo certo envio umas fotos do motor antes e depois...

Abço,
Gustavo

[quote:b5fa262a3d="Raphael Leão"]Oi pessoal,
Tenho um 4#3 e já tive problemas com perda de potência... achei que fossem os rolamentos... engrenagem... resolvi abrir o motor pra saber... bingo!!!
Na verdade esse motor não possui carvão no distribuidor (um pecado pra um motor desses), apenas uma lâmina de cobre que com pouco tempo se desgasta com o atrito e se rompe. Quando está prestes a romper é quando ele perde a potência pois não chega energina nas bobinas.
Quanto ao amaciamento, só é necessário em motores que usam carvão no distribuidor, pois o mesmo, antes de rodar, ainda não tem o formato do coletor e portanto não se ajusta perfeitamente envitando que a energia chegue de forma ideal às bobinas.
Santo homem que adaptou os motores brushless para aeromodelos.
Abraços[/quote:b5fa262a3d]
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Olá Ericfly,

Obrigado pela dica, vai ser útil quando eu adquirir um modelo com este tipo de motor, que utiliza carvão nas escovas.

Abço,
Gustavo.



[quote:30bef561bd="Ericfly"][quote:30bef561bd="Guga12345"]Olá amigo,

Não tinha conhecimento da necessidade de se amaciar motores elétricos e não tenho de como fazê-lo. Se puder falar mais a respeito...

Obrigado! Abço!

[quote:30bef561bd="Ericfly"]Você amaciou o motor?[/quote:30bef561bd][/quote:30bef561bd]
Olá Guga,

Conforme o Rafael falou, é necessário amaciar motores que usam carvões. No seu caso, não adianta amaciar, é uma lâmina (engraçado, eu não imaginava que usasse motor com lâmina: geralmente se usa este tipo de contato em motores de baixa potência, não algo que levanta um modelo...).
Quando você usar um motor com escovas de carvão, tem de fazer o seguinte procedimento para amaciar:

Ligue o motor, livre (sem carga) e com uma bateria com cerca de metade da tensão, e deixe girar até descarregar a bateria. Exemplo: se seu motor vai trabalhar com 7,4v, ligue com uma bateria de 3 células de nim (3,6v) de uns 600mah, e deixe descarregar até 3v (que é o limite recomendado para as células).
Uma maneira de acelerar o processo é deixar ele rodar, com esta tensão mesmo, por uns 5 minutos dentro de água. É necessário, após isto, secar bem o motor, e lubrificá-lo.

Abs

Eric[/quote:30bef561bd]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... já disse que é faiscamento!!! Se fosse residuo de desgaste ele seria condutivo, é faiscamento que produz uma capa isolante. FAISCAMENTO que se reduz com um capacitor de 100n entre os terminais e praticamente se elimina com um filtro Snubber
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:00d7026a2d="Guga12345"]Olá amigo,

Parece bem eficazes suas dicas, entretanto vão além da capacidade de um leigo no assunto. Com meus parcos conhecimentos que não vão além da experiência em desmontar carrinhos a pilha vou ter que ficar abrindo e limpando mesmo....

Se por acaso tiveres um tutorial simplificado eu possa tentar...

Obrigado! Abço!



[quote:00d7026a2d="Marco Antonio"][quote:00d7026a2d="Guga12345"]Estava fuçando num dos motores inutilizados e por acaso descobri que tem como recondicioná-lo facilmente. Basta limpar o contato na parte interna que fica tipo carbonizado.

Logo postarei o procedimento aqui.[/quote:00d7026a2d]

Provavelmente a causa disso é faiscamento, vai ter que colocar capacitores de 100n entre os polos para diminuir esse efeito, melhor ainda se colocar um filtro Snubber http://en.wikipedia.org/wiki/Snubber http://www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/appnote_number/848/ Fiz no meu e ele já tem 6 meses :P
Podem ser feitos testes com diodo transorb também[/quote:00d7026a2d][/quote:00d7026a2d]

A idéia do Marcão é bem simples até... veja nesse motor IPS (brushed) que tenho aqui...

PS: Ei Marco! Esse aí é de 100n o qual tu se refere?
Anexos
capmotorips.JPG
capmotorips.JPG (39.79 KiB) Exibido 5976 vezes
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Ok Marco, concordo com vc! Poderia passar as especificações desse capacitor e do filtro, bem como um "passo a passo" de como instalar? Somento com os links que passaste fica prejudicado pq o texto parece bem técnico, além de estar em inglês....

Grato,
Guga.

[quote:17b1a2feba="Marco Antonio"]... já disse que é faiscamento!!! Se fosse residuo de desgaste ele seria condutivo, é faiscamento que produz uma capa isolante. FAISCAMENTO que se reduz com um capacitor de 100n entre os terminais e praticamente se elimina com um filtro Snubber[/quote:17b1a2feba]
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Na imagem parece simples mas preciso saber da especificação correta e onde encontrar os componentes p não fazer m...

Obrigado,
Guga.


[quote:a39f3f359a="Sukyake"][quote:a39f3f359a="Guga12345"]Olá amigo,

Parece bem eficazes suas dicas, entretanto vão além da capacidade de um leigo no assunto. Com meus parcos conhecimentos que não vão além da experiência em desmontar carrinhos a pilha vou ter que ficar abrindo e limpando mesmo....

Se por acaso tiveres um tutorial simplificado eu possa tentar...

Obrigado! Abço!



[quote:a39f3f359a="Marco Antonio"][quote:a39f3f359a="Guga12345"]Estava fuçando num dos motores inutilizados e por acaso descobri que tem como recondicioná-lo facilmente. Basta limpar o contato na parte interna que fica tipo carbonizado.

Logo postarei o procedimento aqui.[/quote:a39f3f359a]

Provavelmente a causa disso é faiscamento, vai ter que colocar capacitores de 100n entre os polos para diminuir esse efeito, melhor ainda se colocar um filtro Snubber http://en.wikipedia.org/wiki/Snubber http://www.maxim-ic.com/appnotes.cfm/appnote_number/848/ Fiz no meu e ele já tem 6 meses :P
Podem ser feitos testes com diodo transorb também[/quote:a39f3f359a][/quote:a39f3f359a]

A idéia do Marcão é bem simples até... veja nesse motor IPS (brushed) que tenho aqui...

PS: Ei Marco! Esse aí é de 100n o qual tu se refere?[/quote:a39f3f359a]
phstc
membro
Mensagens: 320
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 8:37 pm

Mensagem por phstc »

[quote:dcf97787cd="Guga12345"]Estava fuçando num dos motores inutilizados e por acaso descobri que tem como recondicioná-lo facilmente. Basta limpar o contato na parte interna que fica tipo carbonizado.

Logo postarei o procedimento aqui.[/quote:dcf97787cd]

Quando puder coloque o procedimento, se possível fotos, por gentileza! :D
Guga12345
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 01, 2008 6:53 pm
Localização: parana

Mensagem por Guga12345 »

Esqueçam todos, é ilusão recondicionar esses motores. No início ele até funciona e dá a impressão de que tem força mas depois de instalar se vê que não consegue erguer o heli. Uma pena....

O jeito é ficar comprando um motor atrás do outro ou fazer um upgrade como indicado no link abaixo, mas sai caro:

http://www.turborocco.com/gallery/main.php?g2_itemId=36097

Valeu, abraço a todos!




[quote:a9b23695e6="phstc"][quote:a9b23695e6="Guga12345"]Estava fuçando num dos motores inutilizados e por acaso descobri que tem como recondicioná-lo facilmente. Basta limpar o contato na parte interna que fica tipo carbonizado.

Logo postarei o procedimento aqui.[/quote:a9b23695e6]

Quando puder coloque o procedimento, se possível fotos, por gentileza! :D[/quote:a9b23695e6]
phstc
membro
Mensagens: 320
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 8:37 pm

Mensagem por phstc »

[quote:7f95793884="Guga12345"]Esqueçam todos, é ilusão recondicionar esses motores. No início ele até funciona e dá a impressão de que tem força mas depois de instalar se vê que não consegue erguer o heli. Uma pena....

O jeito é ficar comprando um motor atrás do outro ou fazer um upgrade como indicado no link abaixo, mas sai caro:

http://www.turborocco.com/gallery/main.php?g2_itemId=36097

Valeu, abraço a todos!
[/quote:7f95793884]

I'm using a Losi Xceleron 1025kv motor.[size=18:7f95793884] [color=red:7f95793884]- onde encontrar?[/color:7f95793884][/size:7f95793884]
TheSteve brushless converter.[size=18:7f95793884] [color=red:7f95793884]- $17.00[/color:7f95793884][/size:7f95793884]
$10 Ebay brushless ESC [size=18:7f95793884] [color=red:7f95793884]- qual???[/color:7f95793884][/size:7f95793884]

Quanto será que sai a brincadeira no total?

Qual é a vida útil de um motor brushless?

Achei essa thread no rcgroups que vende o kit completo

[url]http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=10471510&postcount=2893[/url]
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Também te aconselho a dar um tempo pro motor esfriar.
Se fizer vôos longos, até esgotar a bateria, deixe esfriar bem antes de voar novamente com a outra bateria.
Responder