Essa fonte server para cordador de isopor

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu jurava que era inox ou aço carbono, Allan. Mais uma para o livrinho !!!
Obrigado !
Avatar do usuário
charlesbl
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:18 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por charlesbl »

Informações sobre cordas de guitarra Giannini

Entrei no site da Giannini e todos os tipos de encordoamento, da profissional a mais simples a canário tem seu revestimento em Níquel.
Vocês entrando em qualquer tipo de corda vão ver.

Alma: Aço
Revestimento: Níquel
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Mas estamos falando de LIGA de níquel-cromo... Completamente diferente... Voltamos ao fio de aço então...
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Corda de viola caipira deve servir tb né?!
Avatar do usuário
charlesbl
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:18 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por charlesbl »

Onde comprar fio de níquel-cromo.

http://www.derogatis.com.br/index.asp
Avatar do usuário
cristhian
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 3:28 am
Localização: CEP 28950-000 Búzios/RJ

Mensagem por cristhian »

charlesbl, use uma fonte at ou atx para pc e fio de resistência de chuveiro.
é bem facil de achar e barato.
vlw.
Avatar do usuário
charlesbl
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 1:18 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por charlesbl »

[quote:651ed4eb1d="cristhian"]charlesbl, use uma fonte at ou atx para pc e fio de resistência de chuveiro.
é bem facil de achar e barato.
vlw.[/quote:651ed4eb1d]

Valeu Cristhian
Avatar do usuário
Passarola
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Jan 11, 2009 10:00 pm
Localização: Portugal

Mensagem por Passarola »

A minha experiência, do lado de cá do mar...

Ajuda saber alguma coisa de electricidade e de electrónica.
Se não sabe nada! Ou segue as instruções direito, ou vai fazer fumo... ou apanhar choque... ou no mínimo, ter uma desilusão!
Afinal este é um forum sobre "aviões eléctricos"!

Tem de ter um multímetro e um ferro de soldar (orientais - baratos e bons que chegue). Tem de ter solda... mais difícil de arranjar boa, ser vier do mesmo lugar!

Ler com MUITA ATENÇÃO os tutoriais e mensagens deste forum. Os sábios (claudiorfernandes, alexmag e outros) já fizeram o trabalho todo. Aproveite!

Tutorial: http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/

Aqui vai um resumo do que eu fiz:

1- Arranjar uma fonte de PC. De preferência uma velhinha... AT (ou ATX de há uns anos).
2- Abrir DEPOIS DE A DESCARREGAR.
3- O controlador PWM é um TL494 ou equivalente (ver no tutorial)? Sortudo!
4- Não é um destes?
5- Se é um sábio, por favor explique MUITO BEM como modificar uma fonte com um 2003 ou um 0183 ou outro IC moderno/exótico. Também gostava de saber.
6- Não é um sábio? Ponha-se de joelhos, e peça uma com um TL494 (são as mais fáceis de modificar). Ou torne-se um sábio!
7- Leia outra vez o tutorial... Os passos são para ser seguidos! Senão... fumaça...
8- Aprendi com o alexmag como tornar a fonte variável... Bela ideia! (mensagem 5 - http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=22265)
9- É fácil... junto o esquema: (como sei pouco de electrónica usei um programa de uso livre - Circuit Sinmulator para ajustar os cálculos das resistências.)
              2k2     pot 10k
12V ------ww----ww
                         ^-----|
            2K7                |--------- pino 1 do TL494 (2,45V) ---> IMPORTANTE ---> Cortar a trilha ligada ao pino.
0V ------ww-------------|
Fica com uma fonte variável de 4V a 13,8V. (Mete medo a ventoinha quase parar nos 4V! Afinal é alimentada a 12V, coitada!)

10- Dúvidas com o esquema? 2K2 e 2K7 = resistências de 1/4W. Pot de 10K = potenciómetro de 10K. Junção entre o central do pot e a 2k7 para ligar ao pino 1. Custo - menos de 10 reais.
11- Quer mais de 12V mas não quer uma fonte variável! No tutorial tem tudo explicado...
12- Não quer mais de 12V? Tem no forum muita instrução = Fonte de PC + carga nos 5V (já usei lâmpada de auto - com a modificada não vale a pena).

FINALMENTE... Os cortadores alimentados por fonte de PC têm protecção. A corrente da rede (220V ou 110V) está lá dentro! Só se tem de ter cuidado quando se abrem para as modificar.
Depois o pior que acontece é a fumaça! Têm protecção contra sobrecarga e curto-circuito!
Os cortadores alimentados pela rede são mais fáceis de fazer mas... MUITO MAIS PERIGOSOS. (Isto já foi repetido 10.000 vezes neste forum!)

Fio para o cortador:
Por cá é raro usar chuveiro eléctrico. Arranjar fio de NiCr não é fácil (pelo menos não encontrei e não me deixaram desmanchar o secador de cabelo!)
Uso fio de pesca de aço entrançado de 50 libras. Com 65 cm gasta 3A, medidos com um shunt (veja - http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=14220).
A minha velha fonte modificada (feita em 1993) não se queixa! Eu queixo-me, porque o fio vem revestido a plástico que queima quando se liga a primeira vez! É só limpar e o cheiro vai passando.

Sei que não se devem fazer mensagens longas, mas não quis deixar nada de fora.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Passarola, um comentário: algumas fontes (eu já modifiquei muitas, a pedido de colegas do fórum) simplesmente se recusam a funcionar depois de modificadas, é necessário dessensibilizar ou mesmo desabilitar totalmente a proteção. Em algumas, apesar de funcionarem, fica um chiado horrível de oscilação, que via de regra pode ser sanado usando um capacitor eletrolitico entre o pino 1 do 494 e o terra, da ordem de 2,2 uF.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

[quote:76e697e446="edfarina"]No meu... uso NiCr 0,17mm (liga Kantal) de 34 Ohms por metro... se não me falha a memo...
Dependendo da separação das torres do CNC, de 12 a 40 volts... e correntes de até 700mA, respeitando a densidade do material a ser cortado.[/quote:76e697e446]

Quanta satisfação ver o amigo novamente aqui. Preciso dos seus serviços e de material. Entre em contato comigo urgente.
Abraços
Responder