Guia de Referência Glow / Elétrico
Legal, Segundo esses dados o Speed Super Simple de 70A suporta no max 1200W e o de 100A suporta 1800W!
Só acho um pouco extranho o speed de 100A suportar menor voltagem que o de 70A!
A BPHobbies sugere o uso de um fusível para evitar sobre carga no speed... isso é realmente necessário?
http://www.bphobbies.com/view.asp?id=A0780193&pid=B1818513
Outra coisa, como fez para colocar um pack A123 8s 2300mAh no Coral? Tem espaço suficiente para um pack desse porte? Qual o peso final do modelo?
Abraço,
Caio
Só acho um pouco extranho o speed de 100A suportar menor voltagem que o de 70A!
A BPHobbies sugere o uso de um fusível para evitar sobre carga no speed... isso é realmente necessário?
http://www.bphobbies.com/view.asp?id=A0780193&pid=B1818513
Outra coisa, como fez para colocar um pack A123 8s 2300mAh no Coral? Tem espaço suficiente para um pack desse porte? Qual o peso final do modelo?
Abraço,
Caio
Testes do motor Turnigy SK 3548 1100kv
Motor + Acessórios: 210g
Motor equivalente a um glow 0.40 2t que poderá ser utilizado com packs de LiPO 3s!
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=7392
Estou colocando este motor num Calmato 40 Sports (kyosho) com speed 60A e pack A123 4s2p 4600mAh! Em breve colocarei algumas fotos da conversão.
http://www.kyoshoamerica.com/airplanes/ ... _num=11215
Abraços,
Caio
Código: Selecionar todos
==============================================================================================
TR SK 3548 1100kv - A123 4s 2300mAh - Speed Emax 60A - Io (13.7V) = 2.6A (13750rpm -> 1000kv)
==============================================================================================
Hélice I (A) V (V) P (W) Rotação (rpm) ps (km/h) Empuxo (kg) Eficiência (%)
==============================================================================================
APC 9 x 6E 27 11.9 320 10500 96 1.2 63
APC 10 x 5E 27 11.9 320 10600 81 1.5 79
APC 11 x 5,5E 36 11.5 410 9700 81 1.6 71
APC 11 x 7E 42 11.2 470 9100 97 1.5 60
APC 12 x 6E 45 11.2 500 8900 81 2.1 69
APC 12 x 8E 52 10.8 560 8200 100 1.9 61
==============================================================================================
Motor + Acessórios: 210g
Motor equivalente a um glow 0.40 2t que poderá ser utilizado com packs de LiPO 3s!
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=7392
Estou colocando este motor num Calmato 40 Sports (kyosho) com speed 60A e pack A123 4s2p 4600mAh! Em breve colocarei algumas fotos da conversão.
http://www.kyoshoamerica.com/airplanes/ ... _num=11215
Abraços,
Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:33 pm, em um total de 1 vez.
[quote:32a98ec135="caioect"]Legal, Segundo esses dados o Speed Super Simple de 70A suporta no max 1200W e o de 100A suporta 1800W!
Só acho um pouco extranho o speed de 100A suportar menor voltagem que o de 70A!
A BPHobbies sugere o uso de um fusível para evitar sobre carga no speed... isso é realmente necessário?
http://www.bphobbies.com/view.asp?id=A0780193&pid=B1818513
Outra coisa, como fez para colocar um pack A123 8s 2300mAh no Coral? Tem espaço suficiente para um pack desse porte? Qual o peso final do modelo?
Abraço,
Caio[/quote:32a98ec135]
acabei só vendo agora tua resposta.
o coral é um modelo pesado pra uma conversão.
tudo nele menos a bateria do receptor e a bateria do motor -> 2040g
590g bateria 8S A123
110g bateria nicad rx
total: 2740g
pelo o que o pessoal da pista falou , tá ainda compativel com o peso como se fosse um glow.
sobre a bateria e como foi colocada , veja as fotos abaixo.
tenho 4 packs de 4s montados como na foto. peguei 2 deles e como eu nao tinha o Y pra ligar em serie soldei direto.
[img:32a98ec135]http://img3.imageshack.us/img3/5713/dsc00700d.jpg[/img:32a98ec135]
[img:32a98ec135]http://img3.imageshack.us/img3/6995/dsc00701.jpg[/img:32a98ec135]
Só acho um pouco extranho o speed de 100A suportar menor voltagem que o de 70A!
A BPHobbies sugere o uso de um fusível para evitar sobre carga no speed... isso é realmente necessário?
http://www.bphobbies.com/view.asp?id=A0780193&pid=B1818513
Outra coisa, como fez para colocar um pack A123 8s 2300mAh no Coral? Tem espaço suficiente para um pack desse porte? Qual o peso final do modelo?
Abraço,
Caio[/quote:32a98ec135]
acabei só vendo agora tua resposta.
o coral é um modelo pesado pra uma conversão.
tudo nele menos a bateria do receptor e a bateria do motor -> 2040g
590g bateria 8S A123
110g bateria nicad rx
total: 2740g
pelo o que o pessoal da pista falou , tá ainda compativel com o peso como se fosse um glow.
sobre a bateria e como foi colocada , veja as fotos abaixo.
tenho 4 packs de 4s montados como na foto. peguei 2 deles e como eu nao tinha o Y pra ligar em serie soldei direto.
[img:32a98ec135]http://img3.imageshack.us/img3/5713/dsc00700d.jpg[/img:32a98ec135]
[img:32a98ec135]http://img3.imageshack.us/img3/6995/dsc00701.jpg[/img:32a98ec135]
visite meu canal youtube: marcioh123
Marcio, O peso é isso mesmo!
Há uns 6 anos atras eu tive um modelo asa baixa de 148cm de envergadura e área da asa de 40dm2... o modelo tinha exatos 2,8kg (com tanque vazio)!!! O motor era um OS 40La que gerava apenas 1,4kg de empuxo com hélice APC 11 x 5! E olha que o modelo voava bem... tá certo que voava no gas o tempo todo!
No seu caso você tem 700W puxando 2.7kg... isso representa ~260W/kg o que está excelente para um modelo esportivo! E com toda essa voltagem o pitch speed deve estar bastante elevado!
Gostei da montagem do pack 8s... ficou simples e encaixou perfeitamente!
No Calmato 40 vou colocar os packs na mesma configuração que você colocou no Coral, porém serão dois packs 4s 2300 (quadrado) ligados em paralelo usando um cabo Y com conectores de 4mm!
A minha idéia quanto ao Motor TR SK 3548 era justamente usar um pack 4s2p 4600mAh num treinador 40! Vamos ver se vai voar bem... a hélice inicial será a 12 x 6E, pelo menos já tenho mais empuxo que um 40 La e um bom pitch speed!
Já um pack A123 8s 2300mAh no TR SK 2548 1100kv vai fazer o motorzinho girar muito... mas também o consumo será muito baixo o que dará um bom tempo de vôo!
Abraço,
Caio
Há uns 6 anos atras eu tive um modelo asa baixa de 148cm de envergadura e área da asa de 40dm2... o modelo tinha exatos 2,8kg (com tanque vazio)!!! O motor era um OS 40La que gerava apenas 1,4kg de empuxo com hélice APC 11 x 5! E olha que o modelo voava bem... tá certo que voava no gas o tempo todo!
No seu caso você tem 700W puxando 2.7kg... isso representa ~260W/kg o que está excelente para um modelo esportivo! E com toda essa voltagem o pitch speed deve estar bastante elevado!
Gostei da montagem do pack 8s... ficou simples e encaixou perfeitamente!
No Calmato 40 vou colocar os packs na mesma configuração que você colocou no Coral, porém serão dois packs 4s 2300 (quadrado) ligados em paralelo usando um cabo Y com conectores de 4mm!
A minha idéia quanto ao Motor TR SK 3548 era justamente usar um pack 4s2p 4600mAh num treinador 40! Vamos ver se vai voar bem... a hélice inicial será a 12 x 6E, pelo menos já tenho mais empuxo que um 40 La e um bom pitch speed!
Já um pack A123 8s 2300mAh no TR SK 2548 1100kv vai fazer o motorzinho girar muito... mas também o consumo será muito baixo o que dará um bom tempo de vôo!
Abraço,
Caio
pra ficar registrado: hoje das 14hs até o anoitecer fiz 10 vôos com o coral (inclusive anotei horario de cada voo e os tempos de carga da bateria)...
10 voos com 1 pack de bateria...
como são fantásticas as A123. com um bom carregador vc voa até cansar , os tempos médios das cargas ficaram em 14-15 minutos .
e olha que não tem energia no meu clube e eu estou limitado aos 250W do meu carregador . na bateria nautica de 105Ah tá dando máximo de 8,3A para carga. estou deixando setado em 8A. a "chumbinho" sofre pra carregar o pack de 8S... imagino que deva puxar uns 23A durante cada carga.
não vejo nenhum motivo para sequer pensar em voltar a usar lipos , pelo menos do jeito que elas são atualmente nesta geração.
10 voos com 1 pack de bateria...
como são fantásticas as A123. com um bom carregador vc voa até cansar , os tempos médios das cargas ficaram em 14-15 minutos .
e olha que não tem energia no meu clube e eu estou limitado aos 250W do meu carregador . na bateria nautica de 105Ah tá dando máximo de 8,3A para carga. estou deixando setado em 8A. a "chumbinho" sofre pra carregar o pack de 8S... imagino que deva puxar uns 23A durante cada carga.
não vejo nenhum motivo para sequer pensar em voltar a usar lipos , pelo menos do jeito que elas são atualmente nesta geração.
visite meu canal youtube: marcioh123
Marcio, Isso sim que é voar! Auheuaa!!
10 cargas num pack A123 8s 2300mAh significa que retirou ~50Ah da bateria nautica... ~50% da carga nominal!!!
Já a descarga de 23A até que é baixa perto dos 105Ah... isso representa ~0.2C contínuo! Qual a voltagem da bateria durante a descarga?
Também gostei de saber que o Icharger 1010B+ (300W) libera 250W com uma bateria de 12V!!! Já o icharger 106B+ (250W) precisa de uma voltagem maior (~14V) para liberar 220W sem perder a eficiência... principalmente em dias quentes! Será que existe alguma bateria estacionaria de 16V? Seria o ideal para carregar packs de alta voltagem!
Estou usando uma bateria estacionária Tudor de 12V 65Ah... mas tenho limitado o carregador em 180W para carregar os packs A123 6s 2300mAh (cargas de ~8A), o que tem levado em média 15min de carga! O carregador chega a puxar uns 17A da bateria estacionária! Tenho observado que a voltagem da bateria estacionária durante as descargas começa em ~12.2 V no inícnio do dia e vai caindo para ~11,9V no final do dia (após ~7 recargas)! No meu caso a descarga representa 0.26C da carga nominal!
Sabe dizer se vida útil dessas baterias são afetadas pela taxa de descarga? O manuais só informam a vida útil em função da profundidade de descarga!
Abraço,
Caio
10 cargas num pack A123 8s 2300mAh significa que retirou ~50Ah da bateria nautica... ~50% da carga nominal!!!
Já a descarga de 23A até que é baixa perto dos 105Ah... isso representa ~0.2C contínuo! Qual a voltagem da bateria durante a descarga?
Também gostei de saber que o Icharger 1010B+ (300W) libera 250W com uma bateria de 12V!!! Já o icharger 106B+ (250W) precisa de uma voltagem maior (~14V) para liberar 220W sem perder a eficiência... principalmente em dias quentes! Será que existe alguma bateria estacionaria de 16V? Seria o ideal para carregar packs de alta voltagem!
Estou usando uma bateria estacionária Tudor de 12V 65Ah... mas tenho limitado o carregador em 180W para carregar os packs A123 6s 2300mAh (cargas de ~8A), o que tem levado em média 15min de carga! O carregador chega a puxar uns 17A da bateria estacionária! Tenho observado que a voltagem da bateria estacionária durante as descargas começa em ~12.2 V no inícnio do dia e vai caindo para ~11,9V no final do dia (após ~7 recargas)! No meu caso a descarga representa 0.26C da carga nominal!
Sabe dizer se vida útil dessas baterias são afetadas pela taxa de descarga? O manuais só informam a vida útil em função da profundidade de descarga!
Abraço,
Caio
kkkk e eu me enganei , foram 11 voos
Caio , como já tem um bom tempo que sei que você também adora números , aqui vai as anotações que fiz neste dia , justamente pra ver como está a saúde dela , que tem exatamente [b:8db7479dde]1 ano de uso [/b:8db7479dde]desde a semana do carnaval.
coisinhas gerais:
pelos meus cálculos (teoria) , achava que 1 celula A123 tirava 0,69Ah de uma bateria de chumbo 12V pra ser carregada totalmente...
pequeno erro : nos testes práticos que fiz cheguei a um número pior , são 0,79Ah
portanto pros meus packs de 8S ---> 8 x 0,79 = 6,3Ah retirados da bateria de chumbo para cada voo completo. não to voando o coral até esgotar por razões obvias... tenho colocado menos no pack 8S. digamos que pra cada voo tá tirando 6Ah da chumbinho.
1 voo veio carregada de casa e não conta... 10 voos x 6Ah= 60Ah....
mas creio que como as anotações de capacidade ficaram na média em 1900mah , isto cai pra uns 50Ah mesmo...
hoje de manhã medi a chumbinho: 11,75v
de acordo com tabelas de capacidade esta tensão em descanso significa 30% de capacidade ainda disponível... bate bem direitinho , até pq o regime de descarga de 24-24,5A que o carregador puxa delas coloca sua capacidade total disponivel bem abaixo dos 105Ah que são pra um regime de 20 horas.
agora uma coisa que me preocupou mas pelo que vi é isto mesmo e não tem escape... medi a tensão da chumbinho durante cada carga... veja só:
1-12,2
2- 12,13
3- 12,00
4- 11,75
5- 11,67
6-11,55
7- 11,51
8- 11,39
9- 11,10
10-10,90
somando todos tempos de carga: 2h e 22 minutos carregador ligado drenando 25A... não é pra qualquer chumbinho não...
considerando a maneira como tava caindo e que não se pode descer abaixo dos 10.5V , acho que teria mais uns 3 voos no máximo ...
mas isto é pros quase 25A de descarga... acho que se pegar leve , principalmente no final , deve fechar uns 18 voos num dia ( kkkkkk )
to começando a me preocupar pro dia que o hotspot for voar... são 16 celulas A123... 12,6Ah retirados da chumbinho pra cada voo... se não colocarem energia eletrica no meu clube , vou ter que comprar um gerador kkkk
Caio , como já tem um bom tempo que sei que você também adora números , aqui vai as anotações que fiz neste dia , justamente pra ver como está a saúde dela , que tem exatamente [b:8db7479dde]1 ano de uso [/b:8db7479dde]desde a semana do carnaval.
coisinhas gerais:
pelos meus cálculos (teoria) , achava que 1 celula A123 tirava 0,69Ah de uma bateria de chumbo 12V pra ser carregada totalmente...
pequeno erro : nos testes práticos que fiz cheguei a um número pior , são 0,79Ah
portanto pros meus packs de 8S ---> 8 x 0,79 = 6,3Ah retirados da bateria de chumbo para cada voo completo. não to voando o coral até esgotar por razões obvias... tenho colocado menos no pack 8S. digamos que pra cada voo tá tirando 6Ah da chumbinho.
1 voo veio carregada de casa e não conta... 10 voos x 6Ah= 60Ah....
mas creio que como as anotações de capacidade ficaram na média em 1900mah , isto cai pra uns 50Ah mesmo...
hoje de manhã medi a chumbinho: 11,75v
de acordo com tabelas de capacidade esta tensão em descanso significa 30% de capacidade ainda disponível... bate bem direitinho , até pq o regime de descarga de 24-24,5A que o carregador puxa delas coloca sua capacidade total disponivel bem abaixo dos 105Ah que são pra um regime de 20 horas.
agora uma coisa que me preocupou mas pelo que vi é isto mesmo e não tem escape... medi a tensão da chumbinho durante cada carga... veja só:
1-12,2
2- 12,13
3- 12,00
4- 11,75
5- 11,67
6-11,55
7- 11,51
8- 11,39
9- 11,10
10-10,90
somando todos tempos de carga: 2h e 22 minutos carregador ligado drenando 25A... não é pra qualquer chumbinho não...
considerando a maneira como tava caindo e que não se pode descer abaixo dos 10.5V , acho que teria mais uns 3 voos no máximo ...
mas isto é pros quase 25A de descarga... acho que se pegar leve , principalmente no final , deve fechar uns 18 voos num dia ( kkkkkk )
to começando a me preocupar pro dia que o hotspot for voar... são 16 celulas A123... 12,6Ah retirados da chumbinho pra cada voo... se não colocarem energia eletrica no meu clube , vou ter que comprar um gerador kkkk
visite meu canal youtube: marcioh123
Que isso! Não imaginava que a tensão caísse tanto assim... 10.9V no final do dia é um valor um tanto baixo! Isso deve reduzir um pouco a eficência do carregador, pois a corrente vai aumentar a fim de manter a potência de carga constante!!!!
Acho que você vai precisar comprar mais uma bateria nautica e mais um carregador para alimentar as 16 células A123! Ainda assim, ficará mais em conta que um gerador... só que terá 2 chumbinhos para carregar!!! hehehe!!!
Por enquanto estou pegando leve com a minha chumbinho, hehehe!!!... Está com 5 meses de uso! Tenho retirado em média 25Ah por semana, o que representa uma descarga de 38% do valor nominal de 65Ah... mas segundo o fabricante Tudor, a bateria é capaz de fornecer apenas 43Ah sob descarga de 17A, ou seja, ainda está sobrando uns 18Ah para mais uns 4 vôos! Já estou vendo que em breve precisarei de mais uma!
Na próxima semana farei alguns testes para ver como anda a saúde da bateria estacionária!!!
Acho que você vai precisar comprar mais uma bateria nautica e mais um carregador para alimentar as 16 células A123! Ainda assim, ficará mais em conta que um gerador... só que terá 2 chumbinhos para carregar!!! hehehe!!!
Por enquanto estou pegando leve com a minha chumbinho, hehehe!!!... Está com 5 meses de uso! Tenho retirado em média 25Ah por semana, o que representa uma descarga de 38% do valor nominal de 65Ah... mas segundo o fabricante Tudor, a bateria é capaz de fornecer apenas 43Ah sob descarga de 17A, ou seja, ainda está sobrando uns 18Ah para mais uns 4 vôos! Já estou vendo que em breve precisarei de mais uma!
Na próxima semana farei alguns testes para ver como anda a saúde da bateria estacionária!!!