Foam Cutter - Máquina em construção

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Corto ambas pelo BA. Com o cortdor bem ajustado fica bem facil. QUero ver se corto uma e posto aqui, não agora, no final de semana. Vou fazer um PSS Airacobra com 1.60 de envergadura.

@braço
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Observe estas imagens, acho que falam por si, são exemplos retirados da WEB.

@braço
Anexos
mrcss_cutterbow1#2.jpg
mrcss_cutterbow1#2.jpg (29.51 KiB) Exibido 6737 vezes
mrcss_cutterbow2#2.jpg
mrcss_cutterbow2#2.jpg (27.94 KiB) Exibido 6737 vezes
mrcss_cutterbowfront1#3.jpg
mrcss_cutterbowfront1#3.jpg (30.71 KiB) Exibido 6737 vezes
mrcss_cutterside1#4.jpg
mrcss_cutterside1#4.jpg (29.4 KiB) Exibido 6737 vezes
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Para quem gosta de "engenharia" aqui neste site, temos um outro estilo de cortador de asas automatico. Ja vi funcionar e garanto que funciona, muito facil de fazer e sem muita "frescura", corta por gravidade tambem.

http://pym6969.free.fr/index.php?contents=fil_chaud.lbi

@braço a todos
Anexos
table_aile_4#2.jpg
table_aile_4#2.jpg (23.26 KiB) Exibido 6719 vezes
table_aile_5.jpg
table_aile_5.jpg (23.22 KiB) Exibido 6719 vezes
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Antonio »

Pessoal, já a algum tempo coloquei minha máquina funcionando no Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=_dXkhNDtLp8

é uma cortadora um pouco complicada de se fazer, mas como explico tudo direitinho, vocês vão entender. rsrsr
Hoje corto minhas asas com minha CNC..perfeito os meus cortes.

Já fiz essa máquina que os amigos estão construindo, mas não pode errar um tantinho que tudo sai torto..mas é legal ver a bichinha funcionando.

Valeu
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- O "estilo" de corte manual segundo o video, é igual ao que postei nas fotos acima - o cortador frances - porém manual. Funciona, mas, agora para asas onde o formato não é trapezoidal fica um pouco mais complicado. Eu ainda prefiro o cortador automatico. Lógico, se não tem uma boa "regulagem", um bom gabarito do perfil, um ajuste na temperatura do fio e consequentemente na velocidade do corte, o "construtor" deverá mudar de ramo, ir cortar batatas no estilo "Rufles", o porque? Simples, caso não se observe os cudados acima a asa ja ira sair deste jeito. Lixa, somente para aparar as arestas, em demasia, altera-se o perfil da asa.

@braço
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Luiz Antonio
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Sex Mar 16, 2007 12:51 pm
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Pedroni

Mensagem por Luiz Antonio »

Pedroni
Você tem toda razão, como eu disse, não pode haver mínimos erros neste processo de corte.
Muita gente corrige o corte na lixa, o perfil que era 'Zagi12" passou a ser perfil "achoquevoa11". Tem gente cortando asa na faca, quem vê acha que também vai fazer uma asa assim, mas com desempenho ruim (mas eu não irei manda-los cortar batata) concorda ? embora também seja um processo de construção.
Outro fato interessante, não adianta ter uma CNC se não sabe voar ou simplesmente não pesquisa e estuda um pouco de aero, para minha surpresa um construtor de asa no Rio que vende asas a muita gente, tem uma CNC, não sabia o que era “Washout” Acho o corte do youtube muito bom e se percebeu acaba com os problemas de regulagem de temperatura, postei aquele vídeo justamente por que muitos perguntavam como se faz etc, percebeu que também tinha feito uma máquina de corte parecida com a sua? para asas não trapezoidal ele não funciona mas para isso um simples arco resolve.
Gostamos de construir maquinetas legais, adoro voar mas também gosto de construir.
mA

Abraço

Luiz Amtonio
Niterói-RJ
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Antonio, concordo contigo.

A pesquisa é algo fundamentasl, não só no aeromodelismo, mas em tudo. Sempre falo para os meus alunos que a teoria e pratica caminham lado a lado, porém separadas por uma rua e as vezes em caminhos contrários... Ou seja, colocar em pratica a teoria demanda muito, muito "estudo" de como "fazer acontecer". Tenho uma oficina nautica e muitas vezes fico imaginando o "engenheiro" que projetou tal embarcação onde o motor simplesmente é colocado dentro do barco quando ainda está aberto aguardando o acabamento e o restante das instalações. O mesmo barco depois de pronto caso seja necessario retirar o motor....E acontece todo o tempo!!!!

Agora que fica paracendo Rufles, parece!


@braço
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Cade o povo?

Morreu o assunto?
Voar, voar, subir, subir...
Responder