planador FULL 1:1 - REDBULL FLUGTAG - Pintado

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
MARCEL
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 2:58 pm
Localização: mooca

Mensagem por MARCEL »

Srs Professores,

Acabaram de me convencer de colocar um leme rigido no FIGUEIREDO, primeiro por não querer perder o avião para os lados, segundo porque fiz o desenho, e para mim que sou leigo, não parece que a verdadeira cauda em V com 100 graus segura alguma coisa.
Fora o assunto, por curiosidade mesmo, a cauda em V é tão eficaz quanto a tradicional, ou simplismente foi inventada para reduzir peso, e acaba reduzindo a autonomia do voo?

Tambem foi decidido que será rigida, pela falta de tempo em manobrar.

Agora sobre o profundor... não consigo imaginar que sem o profundor de certo. Pois o difencial para o voo livre é poder "arrumar" a avião no alto.

Alvaro, pelo oque entendi, vc acha melhor a deriva horizontal ter perfil como de asa? Vale a pena pelo trabalho a mais que teremos?

Quito, pelo desconhecimento do sistema, e pela dificuldade a mais para o piloto, acho melhor abortar a idéia de fazer o comando como de asa delta, pelo triangulo.

Thi_cesar, acho que vai ser no mesmo lugar que foi na primeira vez, no parque do carmo em São Paulo, pra frente do shopping Aricanduva.

André, acho mais facil o pessoal largar o piloto, do que largar a cerveja e a pizza.

Alexmag, enviei o projeto sem ter definido a base de lançamento, até pensei nessa sua idéia, mas o problema que me surgiu é que seria um ponto a mais para dar errado,,,, o gancho não soltando do planador, ou instalar uma roldaina na borda da plataforma, o cara da frente correr igual os outros que empurram para não dar tranco na aeronave...

Jorge, maravilhoso esses vídeos, não sei se são inspiradores ou intimidadores, pois mostra o quão bom pode ser um projeto simples e barato. O ultimo vídeo, que mostra o cara tirando o planador da carreta e parecendo ser RC, o cara entra dentro e voa de verdade... putz, animal...

Falcão branco, estou no dilema dos materiais agora, um amigo meu jura que o cano de 3/4 de cobre de 5 metros, é o material perfeito para a estrutura da asa,
aí tem o bambu, aí tem a fibra de vidro que não sei aonde achar algo que preciso, aí tem outro tubo de plastico para agua que substitui o cobre aí não sei,,, vou ver se amanha vou ver isso...

A nervura em isopor acho que vai sair muito caro, provavelmente seria a melhor opção, vou isso amanha...

Papel craft, uma boa idéia para a entelagem, gostei.

Marcos Quito, o Quito aqui da Mooca é um descendente de lituano, completamente xarope e muito gente fina, um cara que o tempo não pega e continua jovem eterno. Inventou essa frase e muita gente aqui do bairro, usa essa camiseta com orgulho, e nem sabe que foi ele que fez...

Por isso que não sou o piloto, vou comer uma pizza agora...

Valeu pelas dicas!

Marcel
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
Avatar do usuário
Berardis
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Dom Mar 29, 2009 7:14 pm

Mensagem por Berardis »

nao sei se irei falar besteira ,mais em vez de usar cabo de vasoura porque voce nao usa o cano de aluminio que e bem resistente, ( varão cortina),na 25 de março e baratinho e tem de ate 6 metros e muito leve .
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Puxa, eu nunca tinha visto este vídeo, é demais !!! (do festival "Otto Lienthal")
http://www.youtube.com/watch?v=t-XC0dxerYs&feature=related

Dá para aprender muito olhando este vídeo, para o seu RedBull project :

Sobre o CG - veja, o cara dependurado no bordo de ataque é suficiente para trazer o CG para a posição certa.

Quando eu disse sobre "comando tipo trapézio de asa delta" realmente não penso em "comando", como já foi dito não tem muito tempo para comandar nada...
O que me preocupava é um jeito de manter o cara no CG. Mas depois de ver este vídeo, com os pilotos "soltos", não vejo problema.

Só que, vc já se imaginou agarrado numa barra horizontal ? Meio difícil, não ? Por isto que a asa delta tem aquele penduricalho - o piloto só faz força para mudar a posição do corpo, e não para se sustentar.

Nos exemplos do vídeo aí em cima, o modelo tem duas barras longitudinais laterais - ainda assim para mim ia dar desespero (impressão de queda) - mas veja que o cara em nenhum momento faz sinal de desespero - pelo contrário, ele insiste diversas vezes...

É isto, eu acho que o comando vai ser "zero".
Agarra, e sai correndo.
O risco é o piloto ficar muito para trás, e o CG ficar muito para trás, e o modelo cair para trás e não para frente.
....

Sobre seus questionamentos de cauda em V, com perfil ou sem.
Não entre no questionamento, tenha a certeza que cauda em V funciona, haja visto tantos modelos planadores com ela.
Só que é de difícil construção (não se iluda, fazer as duas superfícies ficarem paralelas a asa, é f@#%@da)

Quanto ao perfil do profundor não se preocupe, vc tem coisa mais importante, como por exemplo as nervuras, e longarinas. Do jeito que conseguir um estabilizador e um leme, está bom, mesmo uma chapa plana.

O último vídeo prova isto - veja o profundor e leme "chapados" do cara.

Sobre o papel kraft : não tenho experiência com entelagem, apenas usei como revestimento do isopor. O risco é ele se rasgar antes mesmo do vôo.

Mais sobre entelagem : O vinil não é resistente a tração - não se iluda. Ele estica, estica, e não rasga. Principalmente sob calor (sol, 40 graus), ele fica molinho.

Para entelagem tem o CELOFANE que é mais resistente e inextensível.

Abraço,
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
MARCEL
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 2:58 pm
Localização: mooca

Mensagem por MARCEL »

Olhando esses vídeos dá vontade de simplificar ao máximo o projeto.

Acabei de voltar da telha norte, e já achei o material perfeito para fazer as barras principais da asa, regua de pedreiro. Uma barra retangular de aluminio muito leve e resistente, 4,5X2cm. Pena que só tem de 3m de comprimento, vou ter que imendar mais 2m.

As nervuras vou sair amanha cedo para ver, já para comprar, e vou aproveitar e passar na 25 de março para procurar os varões de cortina em aluminio que o berardis disse.

É Marcos Quito, com certeza a melhor coisa é pendurar o piloto naquela peça central mesmo, para não dificultar ainda mais. E vou fazer a cauda tradicional mesmo, de superfície plana com leme vertical, mas ainda estou querendo colocar o profundor.

O trapézio do FIGUEIREDO, serve mais importante doque apoiar o piloto, para segurar o cabeamento, para a asa não "bater palmas".

O perfil eu havia escolhido o NACA 6409 alterado com um convaco para dentro em baixo. Tipo do slow stick. Mas na verdade eu não manjo absolutamente nada de perfil, tem algum que vcs me recomendam? sabendo que a asa terá 10m de envergadura com 1,80 de corda e 18cm de altura.
Pelo peso da regua de aluminio que vou usar na asa, o avião vai ficar mais leve do eu imaginava.

Sobre a entelagem, foi um ótima dica essa do vinil ficar mole, acabei de desistir desta idéia. O celofane certeza que é mais leve que o papel craft, mas não é mais dificil de trabalhar? tem que colar no durex mesmo? e depois dá para esticar com temperatura, assim como no papel se estica borrifando agua?!

Eu estou precisando mesmo é das dicas sobre o perfil...

Amanha provavelmente começa a construção, e já começo a colocar as fotos aqui.

Obrigado

Marcel
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
Sípoli
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Qui Mai 14, 2009 2:17 pm
Localização: Campins, SP

Mensagem por Sípoli »

Vou dar uma sugestão aqui, posso estar falando asneira

chegou a assistir um MythBusters que eles montaram um "ultra-leve" de bambu e saco de lixo preto?

Eu faria a curvatura da asa com varetas de bambu envergadas e cobriria as asas com plástico, seja de lixo, seja celofane... a régua de pedreiro daria sustentação as varetas de bambu...
Paulo Sípoli - Campinas SP
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Olá,
minhas contribuiçoes.

Comando pendular tipo asa delta, vai servir pra ajustar o CG em voo...devido ao curto voo, esse é o unico comando eficaz.
Longarinas com tubos redondos de aluminio, comprar em lojas que vendem aluminio para serralheiros, vendem varas de 6 metros.
Tubos de cobre é loucura...bota esse membro na geleadeira...é pesado e fragil.
Entelagem, usar o plastico preto vendido em lojas de ferragens, eles tem 4 de largura e o comprimento é o que quiser pois é um rolo de muitos metros. use fita adesiva larga pra colar.
Quanto ao perfil sugiro qualquer um da serie DAE...eles foram projetados para gerar sustentanção em baixa velocidade.
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 769
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Tem este video aqui, bem legal de inspiração.
http://www.youtube.com/watch?v=S1uZ_TvME5Q

Tem também de uma mulher que plana muito, mas não estou encontrando.
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Boa sorte amigo, o que não será necessário se depender dos engenheiros aqui do fórum :) . O último vídeo é realmente animal. Será que o FPV é real ?
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

http://www.hobbys.com.br/caracteristicas%201%20A.jpg tem vários aí, os de cima são para voos mais lentos como planadores.
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Boa tarde.

Por favor, de uma "olhada" neste planador...

@braço, e boa sorte!

http://home.att.net/~m-sandlin/x_gliders.htm
Voar, voar, subir, subir...
Responder