planador FULL 1:1 - REDBULL FLUGTAG - Pintado
Srs Professores,
Acabaram de me convencer de colocar um leme rigido no FIGUEIREDO, primeiro por não querer perder o avião para os lados, segundo porque fiz o desenho, e para mim que sou leigo, não parece que a verdadeira cauda em V com 100 graus segura alguma coisa.
Fora o assunto, por curiosidade mesmo, a cauda em V é tão eficaz quanto a tradicional, ou simplismente foi inventada para reduzir peso, e acaba reduzindo a autonomia do voo?
Tambem foi decidido que será rigida, pela falta de tempo em manobrar.
Agora sobre o profundor... não consigo imaginar que sem o profundor de certo. Pois o difencial para o voo livre é poder "arrumar" a avião no alto.
Alvaro, pelo oque entendi, vc acha melhor a deriva horizontal ter perfil como de asa? Vale a pena pelo trabalho a mais que teremos?
Quito, pelo desconhecimento do sistema, e pela dificuldade a mais para o piloto, acho melhor abortar a idéia de fazer o comando como de asa delta, pelo triangulo.
Thi_cesar, acho que vai ser no mesmo lugar que foi na primeira vez, no parque do carmo em São Paulo, pra frente do shopping Aricanduva.
André, acho mais facil o pessoal largar o piloto, do que largar a cerveja e a pizza.
Alexmag, enviei o projeto sem ter definido a base de lançamento, até pensei nessa sua idéia, mas o problema que me surgiu é que seria um ponto a mais para dar errado,,,, o gancho não soltando do planador, ou instalar uma roldaina na borda da plataforma, o cara da frente correr igual os outros que empurram para não dar tranco na aeronave...
Jorge, maravilhoso esses vídeos, não sei se são inspiradores ou intimidadores, pois mostra o quão bom pode ser um projeto simples e barato. O ultimo vídeo, que mostra o cara tirando o planador da carreta e parecendo ser RC, o cara entra dentro e voa de verdade... putz, animal...
Falcão branco, estou no dilema dos materiais agora, um amigo meu jura que o cano de 3/4 de cobre de 5 metros, é o material perfeito para a estrutura da asa,
aí tem o bambu, aí tem a fibra de vidro que não sei aonde achar algo que preciso, aí tem outro tubo de plastico para agua que substitui o cobre aí não sei,,, vou ver se amanha vou ver isso...
A nervura em isopor acho que vai sair muito caro, provavelmente seria a melhor opção, vou isso amanha...
Papel craft, uma boa idéia para a entelagem, gostei.
Marcos Quito, o Quito aqui da Mooca é um descendente de lituano, completamente xarope e muito gente fina, um cara que o tempo não pega e continua jovem eterno. Inventou essa frase e muita gente aqui do bairro, usa essa camiseta com orgulho, e nem sabe que foi ele que fez...
Por isso que não sou o piloto, vou comer uma pizza agora...
Valeu pelas dicas!
Marcel
Acabaram de me convencer de colocar um leme rigido no FIGUEIREDO, primeiro por não querer perder o avião para os lados, segundo porque fiz o desenho, e para mim que sou leigo, não parece que a verdadeira cauda em V com 100 graus segura alguma coisa.
Fora o assunto, por curiosidade mesmo, a cauda em V é tão eficaz quanto a tradicional, ou simplismente foi inventada para reduzir peso, e acaba reduzindo a autonomia do voo?
Tambem foi decidido que será rigida, pela falta de tempo em manobrar.
Agora sobre o profundor... não consigo imaginar que sem o profundor de certo. Pois o difencial para o voo livre é poder "arrumar" a avião no alto.
Alvaro, pelo oque entendi, vc acha melhor a deriva horizontal ter perfil como de asa? Vale a pena pelo trabalho a mais que teremos?
Quito, pelo desconhecimento do sistema, e pela dificuldade a mais para o piloto, acho melhor abortar a idéia de fazer o comando como de asa delta, pelo triangulo.
Thi_cesar, acho que vai ser no mesmo lugar que foi na primeira vez, no parque do carmo em São Paulo, pra frente do shopping Aricanduva.
André, acho mais facil o pessoal largar o piloto, do que largar a cerveja e a pizza.
Alexmag, enviei o projeto sem ter definido a base de lançamento, até pensei nessa sua idéia, mas o problema que me surgiu é que seria um ponto a mais para dar errado,,,, o gancho não soltando do planador, ou instalar uma roldaina na borda da plataforma, o cara da frente correr igual os outros que empurram para não dar tranco na aeronave...
Jorge, maravilhoso esses vídeos, não sei se são inspiradores ou intimidadores, pois mostra o quão bom pode ser um projeto simples e barato. O ultimo vídeo, que mostra o cara tirando o planador da carreta e parecendo ser RC, o cara entra dentro e voa de verdade... putz, animal...
Falcão branco, estou no dilema dos materiais agora, um amigo meu jura que o cano de 3/4 de cobre de 5 metros, é o material perfeito para a estrutura da asa,
aí tem o bambu, aí tem a fibra de vidro que não sei aonde achar algo que preciso, aí tem outro tubo de plastico para agua que substitui o cobre aí não sei,,, vou ver se amanha vou ver isso...
A nervura em isopor acho que vai sair muito caro, provavelmente seria a melhor opção, vou isso amanha...
Papel craft, uma boa idéia para a entelagem, gostei.
Marcos Quito, o Quito aqui da Mooca é um descendente de lituano, completamente xarope e muito gente fina, um cara que o tempo não pega e continua jovem eterno. Inventou essa frase e muita gente aqui do bairro, usa essa camiseta com orgulho, e nem sabe que foi ele que fez...
Por isso que não sou o piloto, vou comer uma pizza agora...
Valeu pelas dicas!
Marcel
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
- Marcos Quito
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- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
Puxa, eu nunca tinha visto este vídeo, é demais !!! (do festival "Otto Lienthal")
http://www.youtube.com/watch?v=t-XC0dxerYs&feature=related
Dá para aprender muito olhando este vídeo, para o seu RedBull project :
Sobre o CG - veja, o cara dependurado no bordo de ataque é suficiente para trazer o CG para a posição certa.
Quando eu disse sobre "comando tipo trapézio de asa delta" realmente não penso em "comando", como já foi dito não tem muito tempo para comandar nada...
O que me preocupava é um jeito de manter o cara no CG. Mas depois de ver este vídeo, com os pilotos "soltos", não vejo problema.
Só que, vc já se imaginou agarrado numa barra horizontal ? Meio difícil, não ? Por isto que a asa delta tem aquele penduricalho - o piloto só faz força para mudar a posição do corpo, e não para se sustentar.
Nos exemplos do vídeo aí em cima, o modelo tem duas barras longitudinais laterais - ainda assim para mim ia dar desespero (impressão de queda) - mas veja que o cara em nenhum momento faz sinal de desespero - pelo contrário, ele insiste diversas vezes...
É isto, eu acho que o comando vai ser "zero".
Agarra, e sai correndo.
O risco é o piloto ficar muito para trás, e o CG ficar muito para trás, e o modelo cair para trás e não para frente.
....
Sobre seus questionamentos de cauda em V, com perfil ou sem.
Não entre no questionamento, tenha a certeza que cauda em V funciona, haja visto tantos modelos planadores com ela.
Só que é de difícil construção (não se iluda, fazer as duas superfícies ficarem paralelas a asa, é f@#%@da)
Quanto ao perfil do profundor não se preocupe, vc tem coisa mais importante, como por exemplo as nervuras, e longarinas. Do jeito que conseguir um estabilizador e um leme, está bom, mesmo uma chapa plana.
O último vídeo prova isto - veja o profundor e leme "chapados" do cara.
Sobre o papel kraft : não tenho experiência com entelagem, apenas usei como revestimento do isopor. O risco é ele se rasgar antes mesmo do vôo.
Mais sobre entelagem : O vinil não é resistente a tração - não se iluda. Ele estica, estica, e não rasga. Principalmente sob calor (sol, 40 graus), ele fica molinho.
Para entelagem tem o CELOFANE que é mais resistente e inextensível.
Abraço,
http://www.youtube.com/watch?v=t-XC0dxerYs&feature=related
Dá para aprender muito olhando este vídeo, para o seu RedBull project :
Sobre o CG - veja, o cara dependurado no bordo de ataque é suficiente para trazer o CG para a posição certa.
Quando eu disse sobre "comando tipo trapézio de asa delta" realmente não penso em "comando", como já foi dito não tem muito tempo para comandar nada...
O que me preocupava é um jeito de manter o cara no CG. Mas depois de ver este vídeo, com os pilotos "soltos", não vejo problema.
Só que, vc já se imaginou agarrado numa barra horizontal ? Meio difícil, não ? Por isto que a asa delta tem aquele penduricalho - o piloto só faz força para mudar a posição do corpo, e não para se sustentar.
Nos exemplos do vídeo aí em cima, o modelo tem duas barras longitudinais laterais - ainda assim para mim ia dar desespero (impressão de queda) - mas veja que o cara em nenhum momento faz sinal de desespero - pelo contrário, ele insiste diversas vezes...
É isto, eu acho que o comando vai ser "zero".
Agarra, e sai correndo.
O risco é o piloto ficar muito para trás, e o CG ficar muito para trás, e o modelo cair para trás e não para frente.
....
Sobre seus questionamentos de cauda em V, com perfil ou sem.
Não entre no questionamento, tenha a certeza que cauda em V funciona, haja visto tantos modelos planadores com ela.
Só que é de difícil construção (não se iluda, fazer as duas superfícies ficarem paralelas a asa, é f@#%@da)
Quanto ao perfil do profundor não se preocupe, vc tem coisa mais importante, como por exemplo as nervuras, e longarinas. Do jeito que conseguir um estabilizador e um leme, está bom, mesmo uma chapa plana.
O último vídeo prova isto - veja o profundor e leme "chapados" do cara.
Sobre o papel kraft : não tenho experiência com entelagem, apenas usei como revestimento do isopor. O risco é ele se rasgar antes mesmo do vôo.
Mais sobre entelagem : O vinil não é resistente a tração - não se iluda. Ele estica, estica, e não rasga. Principalmente sob calor (sol, 40 graus), ele fica molinho.
Para entelagem tem o CELOFANE que é mais resistente e inextensível.
Abraço,
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Olhando esses vídeos dá vontade de simplificar ao máximo o projeto.
Acabei de voltar da telha norte, e já achei o material perfeito para fazer as barras principais da asa, regua de pedreiro. Uma barra retangular de aluminio muito leve e resistente, 4,5X2cm. Pena que só tem de 3m de comprimento, vou ter que imendar mais 2m.
As nervuras vou sair amanha cedo para ver, já para comprar, e vou aproveitar e passar na 25 de março para procurar os varões de cortina em aluminio que o berardis disse.
É Marcos Quito, com certeza a melhor coisa é pendurar o piloto naquela peça central mesmo, para não dificultar ainda mais. E vou fazer a cauda tradicional mesmo, de superfície plana com leme vertical, mas ainda estou querendo colocar o profundor.
O trapézio do FIGUEIREDO, serve mais importante doque apoiar o piloto, para segurar o cabeamento, para a asa não "bater palmas".
O perfil eu havia escolhido o NACA 6409 alterado com um convaco para dentro em baixo. Tipo do slow stick. Mas na verdade eu não manjo absolutamente nada de perfil, tem algum que vcs me recomendam? sabendo que a asa terá 10m de envergadura com 1,80 de corda e 18cm de altura.
Pelo peso da regua de aluminio que vou usar na asa, o avião vai ficar mais leve do eu imaginava.
Sobre a entelagem, foi um ótima dica essa do vinil ficar mole, acabei de desistir desta idéia. O celofane certeza que é mais leve que o papel craft, mas não é mais dificil de trabalhar? tem que colar no durex mesmo? e depois dá para esticar com temperatura, assim como no papel se estica borrifando agua?!
Eu estou precisando mesmo é das dicas sobre o perfil...
Amanha provavelmente começa a construção, e já começo a colocar as fotos aqui.
Obrigado
Marcel
Acabei de voltar da telha norte, e já achei o material perfeito para fazer as barras principais da asa, regua de pedreiro. Uma barra retangular de aluminio muito leve e resistente, 4,5X2cm. Pena que só tem de 3m de comprimento, vou ter que imendar mais 2m.
As nervuras vou sair amanha cedo para ver, já para comprar, e vou aproveitar e passar na 25 de março para procurar os varões de cortina em aluminio que o berardis disse.
É Marcos Quito, com certeza a melhor coisa é pendurar o piloto naquela peça central mesmo, para não dificultar ainda mais. E vou fazer a cauda tradicional mesmo, de superfície plana com leme vertical, mas ainda estou querendo colocar o profundor.
O trapézio do FIGUEIREDO, serve mais importante doque apoiar o piloto, para segurar o cabeamento, para a asa não "bater palmas".
O perfil eu havia escolhido o NACA 6409 alterado com um convaco para dentro em baixo. Tipo do slow stick. Mas na verdade eu não manjo absolutamente nada de perfil, tem algum que vcs me recomendam? sabendo que a asa terá 10m de envergadura com 1,80 de corda e 18cm de altura.
Pelo peso da regua de aluminio que vou usar na asa, o avião vai ficar mais leve do eu imaginava.
Sobre a entelagem, foi um ótima dica essa do vinil ficar mole, acabei de desistir desta idéia. O celofane certeza que é mais leve que o papel craft, mas não é mais dificil de trabalhar? tem que colar no durex mesmo? e depois dá para esticar com temperatura, assim como no papel se estica borrifando agua?!
Eu estou precisando mesmo é das dicas sobre o perfil...
Amanha provavelmente começa a construção, e já começo a colocar as fotos aqui.
Obrigado
Marcel
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
Vou dar uma sugestão aqui, posso estar falando asneira
chegou a assistir um MythBusters que eles montaram um "ultra-leve" de bambu e saco de lixo preto?
Eu faria a curvatura da asa com varetas de bambu envergadas e cobriria as asas com plástico, seja de lixo, seja celofane... a régua de pedreiro daria sustentação as varetas de bambu...
chegou a assistir um MythBusters que eles montaram um "ultra-leve" de bambu e saco de lixo preto?
Eu faria a curvatura da asa com varetas de bambu envergadas e cobriria as asas com plástico, seja de lixo, seja celofane... a régua de pedreiro daria sustentação as varetas de bambu...
Paulo Sípoli - Campinas SP
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Olá,
minhas contribuiçoes.
Comando pendular tipo asa delta, vai servir pra ajustar o CG em voo...devido ao curto voo, esse é o unico comando eficaz.
Longarinas com tubos redondos de aluminio, comprar em lojas que vendem aluminio para serralheiros, vendem varas de 6 metros.
Tubos de cobre é loucura...bota esse membro na geleadeira...é pesado e fragil.
Entelagem, usar o plastico preto vendido em lojas de ferragens, eles tem 4 de largura e o comprimento é o que quiser pois é um rolo de muitos metros. use fita adesiva larga pra colar.
Quanto ao perfil sugiro qualquer um da serie DAE...eles foram projetados para gerar sustentanção em baixa velocidade.
minhas contribuiçoes.
Comando pendular tipo asa delta, vai servir pra ajustar o CG em voo...devido ao curto voo, esse é o unico comando eficaz.
Longarinas com tubos redondos de aluminio, comprar em lojas que vendem aluminio para serralheiros, vendem varas de 6 metros.
Tubos de cobre é loucura...bota esse membro na geleadeira...é pesado e fragil.
Entelagem, usar o plastico preto vendido em lojas de ferragens, eles tem 4 de largura e o comprimento é o que quiser pois é um rolo de muitos metros. use fita adesiva larga pra colar.
Quanto ao perfil sugiro qualquer um da serie DAE...eles foram projetados para gerar sustentanção em baixa velocidade.
SANDRO
GG97bm
Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
GG97bm
Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
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