IRON - colineiro - agora monoleme.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Troquei o leme do Iron.
Eram dois, estou substituindo por um único.
A impressão, é que dois próximos do CG geram mais arrasto que um só mais longe do CG (mais efetivo, pode reduzir área).
Porém o resultado mesmo é mais estético, não tenho mais esperança de aumentar a velocidade deste modelo - creio que o seu alongamento é a questão mais crítica (alongamento muuuuito baixo).
Fotos.
Anexos
DSC05346.JPG
DSC05346.JPG (32.12 KiB) Exibido 2577 vezes
DSC05342.JPG
DSC05342.JPG (36.01 KiB) Exibido 2579 vezes
DSC05343.JPG
DSC05343.JPG (35.13 KiB) Exibido 2579 vezes
DSC05350.JPG
DSC05350.JPG (34.5 KiB) Exibido 2579 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Hummmm...sinceramente...não gostei, tava mais bonito antes.
Porém, se o voo melhorou, compensa.
SANDRO
GG97bm

Ver voar é bom. Mas voar é melhor ainda !!!!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Pois é, eu já me acostumei com este design das duas formas - desde o início desenhei das duas formas, fiz modelos pequenos - gosto de ambos.
O leme duplo parece mais harmônico com a "larguesa" da fuselagem - realmente é o projeto original, a base de tudo.
......

Sobre o vôo ficou muito bom, mas não consigo precisar se ele ficou mais rápido mesmo, com certeza mais lento não ficou.
Tem uma boa chance de ter ficado melhor mesmo - a teoria condiz com isto - menor área de leme, menor arrasto.

E como é notável não ficou 1/2 da área anterior - eu fiz este leme único um pouco maior do que 1/2 daqueles (não acreditei que fosse ser tão eficiente).
Mas depois de voar creito que dá para diminuir ainda a área - e ficar mesmo na 1/2 da área daqueles dois juntos.

Em suma, o conjunto fica mais eficiente com um leme só.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

É impressão minha ou o leme tem comando?
Faça qualquer hora um teste de campo...vá reduzindo aos poucos o tamanho do leme...certamente quanto menor melhor.
reduzindo a largura...permanecendo a altura. quanto menor a corda menos arrasto e melhor é o desempenho.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Esteticamente com dois estava melhor, mas com certeza com este unico deve dar menos arrasto. Lembra da minha plank em Pira, o segredo é o leme torto... :lol:

Ja arrumei!!! :D
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Pois foi Renatão,

Como o leme não saiu torto, eu remendei com cola quente um pedaço para ficar com mais área e ficou esta m... (prá compensar que saiu reto!!)

Então Ventania, não tem comando não, é só um remendo tosco mesmo.

E - claro - ficou frágil, primeiro pouso normal, na grama, esta maldita balsa já quebrou, e dá-lhe fita (fita é muito superior à balsa), e voei a tarde toda com a fita segurando o leme...

Com dois lemes era mais "inquebrável".

Mas com um está voando melhor.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

q show! vamos marcar um dia desses pra ir em pira voar. Agora de sábado eu posso ficar até anoitecer. De domingo, sem chance, nem meio período.

Abs

Eric
Responder