Como ajustar a cauda do HK 450?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Como ajustar a cauda do HK 450?

Mensagem por LINKO »

Pessoal, verifique os tópicos sobre o ajuste de calda mas sempre existem dúvidas.
Devo colocar o gyro em modo sem trava cauda e colocar o passo das pás da cauda em 0 grau?
Após colocar as pás em 0 grau, devo colocar o servo na posição central e conectar a linkagem?
Aí surge a dúvida: Para o heli inicar e compensar o torque, não deveriar deixar as pás com um certo grau de compensação do torque? Se eu não me engano já ví em algum manual que diz que as pás traseira devem ficar com 1/3 do ajuste, ou seja, na posição central do servo, as pás já ficam com um certo grau.

Estou usando o gyro GY410 ASSAN

Vale lembrar que consigo voar com ele na configuração acima, porém a resposta da cauda está muito rápida, mesmo diminuindo o ganho no gyro. O que eu poderia fazer é diminuir o ganho no´link do servo, porém conforme informação nos tópicos devemos deixar o link das pás correr todo o eixo.

Gostaria das dicas dos colegas

Grato,

Linko
Avatar do usuário
alexandrelentini
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Dez 09, 2009 11:51 am
Localização: São Roque

Mensagem por alexandrelentini »

Boa noite, eu regulei a resposta da cauda do meu HK 450 no EPA limitando o curso do servo....cerca de 14 pra um lado e 20 pro outro..... Melhorou um pouco mais não resolveu meu problema.....ele ainda continua tendendo pro lado do torque do motor.....então fiz a regulagem quebra de torque.....ajudo um pouco mais mesmo assim não resolve muito acho que ta faltando eu trocar o meu Gyro só pode ser ele....eu tenho 2 um HK 401B e um Mystery tb 401 c/ o HK consigo segurar agr quando uso o Mystery esquece...vou tentar ajustar e vou postando por aki os resultados....valew...seugue o link da quebra de torque....http://www.youtube.com/watch?v=kX8F5rYS56w
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Como configurar gyro, o equipamento é diferente mas os conceitos podem ser usados: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=99355
Quebra de Torque: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=81333
Avatar do usuário
alexandrelentini
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Dez 09, 2009 11:51 am
Localização: São Roque

Regulando cauda HK 450

Mensagem por alexandrelentini »

E aee Galera...voltei postando novis.... sobre a regulagem do rotor de cauda do HK450agr parece-me que estou achando luz no fim do tunel uoowww \o/ então tive verificando umas coisas na configuração do Gyro e Radio lembrando que meu radio eh um Futaba 6EX p/ Aero e Helientão minha config do radio ficoi assim: EPA só modifiquei o canal 4 do Rudder 12% p/ esquerda e 16% p/ direita.... o meu ganho - 60% p/ baixo e 65% p/ cima e meu SWSH que eh referente a config da bailarina esta tudo 50% A e E e P *sobre o gyro vou ter que aumentar o ganho....amanha posto o resultado.....uowwwwwwww \o/
Alexandre Lentini Aero Eletrico
Avatar do usuário
alexandrelentini
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Dez 09, 2009 11:51 am
Localização: São Roque

Mensagem por alexandrelentini »

noticias nao boas, meu HK continua com a tendência deslizo o servo na tail boom p/ frente fazendo a quebra de torque corrige ate o modelo sair do chão quando ele sobe ele volta a querer girar p/ o bendito lado esquerdo.... ta faltando eu descobrir como fazer o trava cauda.... eh a minha ultima munição....amanha posto mais resultados.... valew
Comanche
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sáb Dez 25, 2010 5:31 pm
Localização: SP

Mensagem por Comanche »

para fazer o trava cauda é só:

colocar o rádio em rate mode;
posicionar braço do servo em 90 graus;
ajustar o passo dás pás traseiras em 0 grau;
deslizar o servo para o frame de forma a dar um certo passo nas pás traseiras;
prender servo;
ativar HH.

se continuar girando em anti-horário, empurar o servo mais para o frame em incrementos de 1mm até achar o ponto ideal.
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 415
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Re: Regulando cauda HK 450

Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:570e28f85f="alexandrelentini"]E aee Galera...voltei postando novis.... sobre a regulagem do rotor de cauda do HK450agr parece-me que estou achando luz no fim do tunel uoowww \o/ então tive verificando umas coisas na configuração do Gyro e Radio lembrando que meu radio eh um Futaba 6EX p/ Aero e Helientão minha config do radio ficoi assim: EPA só modifiquei o canal 4 do Rudder 12% p/ esquerda e 16% p/ direita.... o meu ganho - 60% p/ baixo e 65% p/ cima e meu SWSH que eh referente a config da bailarina esta tudo 50% A e E e P *sobre o gyro vou ter que aumentar o ganho....amanha posto o resultado.....uowwwwwwww \o/[/quote:570e28f85f]

O problema é o seguinte: O limite do servo, no caso da cauda, não é ajustado no EPA,mas sim no próprio gyro. Se vc colocar o EPA em 16%,como dito acima, o comando fica muuuuito lento, assim a cauda não trava.
Siga esses passos:
1. Coloque o EPA em 100%;
2. Coloque o ganho do gyro em 25% depois vá ajustando (isso para seu caso, pois o rádio é futaba)
3. Verifique em qual furo do link do servo de cauda vc colocou a lincagem. Ele deve ficar no furo do meio;
4. Ajuste o passo em 0º com o gyro no modo "nomal" através dos ajustes nos comprimento do link;
5. Agora faça o ajuste dos limites no próprio gyro. Para isso ele tem um potenciometro (no caso dos clones do GY401). Se vc colocou a helice de cauda com passo 0, ela vai correr para os limites nos dois lados, sem encostar em nada;
6. Coloque o delay do gyro (se o mesmo possuir essa função) em 0;
7. Verifique o tipo de servo (digital ou analógico) e o sentido do servo no gyro.
8. Agora coloque o heli pra cima e vá ajustando o ganho, começando em 25,pode ir aumentando até ele começar a abanar a cauda. Quando ele começar, vc pousa, e abaixa 1 ponto.

Agora acredito que vai dar certo!
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
ROCHA SETE
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jun 16, 2011 10:23 am
Localização: IRECÊ BAHIA

sei de nada

Mensagem por ROCHA SETE »

Pra quem não sabe absolutamente nada de helimodelo, um manual é o primeiro passo porque percebi que tem muito linguajá técnico,e não consigo assimilar, to perdidasso agora mesmo, comprei um hk 450 o cara me mandou tudo blz . só que quando ligo o danado ele até quer sair do chão só que a helice do fundo não funciona, e ele fica girando sem parar . aí já vou ter que resolver um pepino sem nem saber pilotar. aí fica a duvida será que é configuração do no controle ou será correia folgada e coisa e tal. da uma força aí não quero desistir antes de começar.
Aprendendo a voar ...
clovis campos
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Dom Mai 17, 2009 1:30 am
Localização: Recife -PE 40

Re: sei de nada

Mensagem por clovis campos »

[quote:6b5e9dad3b="ROCHA SETE"]Pra quem não sabe absolutamente nada de helimodelo, um manual é o primeiro passo porque percebi que tem muito linguajá técnico,e não consigo assimilar, to perdidasso agora mesmo, comprei um hk 450 o cara me mandou tudo blz . só que quando ligo o danado ele até quer sair do chão só que a helice do fundo não funciona, e ele fica girando sem parar . aí já vou ter que resolver um pepino sem nem saber pilotar. aí fica a duvida será que é configuração do no controle ou será correia folgada e coisa e tal. da uma força aí não quero desistir antes de começar.[/quote:6b5e9dad3b]

Da uma lida nos tópicos fixos da sala helimodelismo iniciando, e poste as suas dúvidas lá, onde é o local correto.

Não coloque a carroça na frente dos bois. Vai devagar e com muita leitura, que vais gastar menos em manutenção e peças hehehe

Clovis
Aquarista, aeromodelista, pai e esposo
40 anos
Responder