Como fazer o ajuste de cauda e servo do heli!!!!!!!!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Como fazer o ajuste de cauda e servo do heli!!!!!!!!

Mensagem por LINKO »

Pessoal, tenho uma dúvida sobre o ajusde de cauda do heli.Verifiquei informações no forum e encontrei que para montagem da cauda devemos deixar o servo em posição neutra, e as pás traseira também em posição neutra, ou seja, zero grau. Porém ao verificar o manual do Belt ele diz que devemos deixar o servo de cauda no neutro e as pás traseira com um 1/3 da posição, ou seja, devemos deixar com um pouco de grau já para compesar o torque inicial. Pela lógica e ajuste que eu mesmo fiz, devemos deixar as pás da cauda com certo grau, ou seja na posição de um 1/3 do eixo, mas o que acontece é que nesta situação o servo estando em posição neutra vai dar mais comando em um dos sentidos das pás. Não sei se fui claro, mas o que acontece é: imagina que o servo recebendo comando para direita por exemplo vai mover o curso das pás da posição inicial 1/3 até o final, porém este mesmo comando voltada para direita não vai chegar até o curso final.

Gostaria da ajuda dos colegas se é que vocês me entenderam.

Linko
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

essa regulagem depende do giro.

O giro da e-sky é muito ruim, além de nã0 ser trava cauda. A regulagem no belt cp é feita dessa forma que diz no manual mesmo (colocando o pitch slider em 1/3 do eixo da cauda) mas vc deve fazer a regulagem fina, mudando a posição do servo de cauda pra conseguir um hover sem que a cauda se mova sozinha pra um dos lados (não use o trim pra essa regulagem, mude o servo de lugar, pra frente ou pra tras no tubo de cauda).
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

o ideal da regulagem eh voce ter 50% 50% de curso no pitch slider ja com um certo grau nas pas para compensar o torque..
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Mensagem por LINKO »

Ok Okamuwf,

Mas como ter 50% 50% no curso do pith, ou seja no centro do eixo, e ter um certo grau nas pás? Desta forma eu só consigo zero grau.

Vale lembrar que estou regulando um HK 450 usando um Gyro ASSAN 410 com trava cauda.


Linko
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Mensagem por LINKO »

E aí pessoal alguem pode continuar ajudando?
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

no caso do hk450 deixe o 0 grau de passo mesmo, bem no centro do pitch slider e o servo centrado também. Não use trim ou subtrm no canal do servo de cauda, a´penas regule de forma que ele esteja o mais perto de 90 graus que for possivel e com o pitch slider no centro tb. o giro que va se encarregar de fazer as coreções pra compensar o torque.

leia o topio fico sobre como regular o giro gy401 a futaba. O Assan GA410 dee ser regulado da mesma forma.

Esse giro é exelente para o preço. com um servo rapido e preciso ele trava muito bem a cauda
grex09
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:29 pm
Localização: Caratinga-MG

Mensagem por grex09 »

Tenho o mesmo problema, o meu rotor de cauda é o do copter x. Meu gyro é o colco GY400. Sem usar o trim eu alinho o curso do pith no meio e quando coloco o gyro pra funcionar ele vai todo pra um lado, fica todo empenado. Já diminui a sensibilidade do Gyro no DX6i e nada, ele sempre entorta prum lado. Fo**.

C alguem tiver uma ideia agradeço.
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Mensagem por LINKO »

Bom pessoal, eu tinha instalado antes conforme informação do manual do Belt, está funcionando porém com este problema do curso do pith. Vou tentar instalar deixandro zero grau nas pás , e vou verificar se realmente o Gyro corrige, pela lógica deverá corrigir.

Valeu.

Linko
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Mensagem por LINKO »

Bom pessoal, eu tinha instalado antes conforme informação do manual do Belt, está funcionando porém com este problema do curso do pith. Vou tentar instalar deixandro zero grau nas pás , e vou verificar se realmente o Gyro corrige, pela lógica deverá corrigir.

Valeu.

Linko
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

grex09,
o giro meche o servo quando o heli tah parado mesmo, é normal...vá vuar que ele fica certo!
Responder